MERCEDES-BENZ ESF CONCEPT

2019 - MERCEDES-BENZ ESF CONCEPT

MERCEDES-BENZ ESF CONCEPT imagens e fotos de carros

A chamada ‘nova mobilidade’, que será uma realidade em questão alguns poucos anos, mudará tudo em determinados âmbitos da indústria automobilística. A conectividade e as tecnologias relacionadas com a condução autônoma mudarão nossos hábitos e a forma como nos deslocamos pelas grandes cidades. A Mercedes-Benz é consciente do que se vislumbra no horizonte e apresentou um novo concept car.

O novo Mercedes-Benz ESF 2019 entra em cena com o grande objetivo de mostrar ao mundo quais foram os avanços mais importantes da marca da estrela em termos de segurança. Para sua criação tomou-se como ponto de partida um Mercedes-Benz GLE. Mais concretamente a versão híbrida plug-in do todo-terreno da marca alemã. O resultado chama a atenção, é só dar uma olhada nas imagens.

Este veículo experimental está equipado com uma longa lista de sistemas e soluções de segurança que em um futuro não muito distante serão aplicados em modelos de produção. No entanto, outras tecnologias olham além do horizonte, já que a própria empresa destaca simplesmente que estão próximas da produção.

Chama a atenção que não estamos diante de um Mercedes-Benz GLE convencional. E mais, seu aspecto se assemelha mais ao que caberia esperar de um veículo futurista de segurança viária. Está equipado com diversas superfícies digitais que permitem projetar mensagens e informação útil e que por sua vez transmitem maior segurança ao resto dos condutores. Desde a notificação de manobras que o veículo irá realizar ao circular em modo autônomo, até realizar avisos de segurança. Também pode alertar pedestres e ciclistas de perigos iminentes.

Entre seu equipamento surge o sistema Mercedes-Benz Digital Light, que oferece uma iluminação sobressaliente sem risco de causar ofuscamento ao resto dos condutores da via. Outra das características mais chamativas é um pequeno robô que adota a forma do característico triângulo de segurança para notificar os outros veículos que há um automóvel avariado ou acidentado. No teto do Mercedes-Benz ESF Concept também surge um triângulo adicional para oferecer uma maior visibilidade.

Um sistema de assistência à condução que pode ajudar a evitar colisões e mitigar seus efeitos é a chamada função ‘Pre-Safe Impulse Rear’. Se estamos parados por uma retenção e o veículo detecta que um automóvel vai colidir conosco, no caso de haver espaço, moverá o ESF 2019 para frente de maneira autônoma.

Em relação ao interior do novo Mercedes-Benz ESF 2019 surge um habitáculo realmente familiar, mas com novas soluções de segurança. O volante e os pedais são retráteis, já que, lembrando, o veículo conta com tecnologia de condução autônoma. Também há novos tensores para os cintos de segurança, uma função que monitora a instalação da cadeirinha para crianças, assim como os sinais vitais do pequeno.