MINI AUSTIN COOPER S RINGO STARR

1966 - MINI AUSTIN COOPER S RINGO STARR

MINI AUSTIN COOPER S RINGO STARR imagens e fotos de carros

No próximo leilão da Bonhams em Londres, que acontecerá em dezembro, estará presente uma peça muito especial. Trata-se do MINI Austin Cooper S de Ringo Starr, carro que o famoso baterista utilizou durante um tempo na época áurea dos Beatles. Esse exemplar é bem conhecido pelos aficionados britânicos do modelo, pois esteve exposto durante muito tempo e chegou a participar inclusive em um capítulo do Top Gear.

Adquirido por Brian Epstein, o empresário da banda britânica, em maio de 1966, passou para o nome do baterista em junho de 1967. Isso era normal, pois era Epstein o encarregado de comprar os veículos dos integrantes do grupo.

Como é possível ver nas imagens, não se trata de um exemplar normal do MINI Austin Cooper S, já que conta com notáveis modificações. Na época, dois dos mais renomados encarroçadores modificaram o modelo, deixando sua marca neste exemplar: a Radford e a Hooper & Co. As especificações solicitadas por Richard Starkey (Ringo) foram muito específicas, por isso que essa unidade é muito especial.

Além da transformação estética completa e do interior do carro, conta com a rara particularidade de dispor de uma tampa traseira no estilo hatchback. Isso porque Ringo queria transportar sua bateria no pequeno carro, razão pela qual as modificações incluiram uma prática tampa traseira.

A lista de modificações deste exemplar são muitas e variadas. O interior é revestido com suaves tecidos, inclusive o porta-malas e o banco traseiro rebatível, conta com vidros elétricos, muita madeira e cromados por todas as partes. Além de um teto solar de lona e eixos mais largos, com arcos de roda sobredimensionados. O exemplar sofreu no passado várias restaurações, mas se mostra completamente original.

Ringo Starr conduziu esse MINI regularmente até que o vendeu em 1968, momento que o carro desapareceu, já que não se tinha registros do exemplar até 1977, momento em que foi comprado pelo pai do vendedor atual. Seu preço não é exatamente barato, a Bonhams estima um valor entre 90.000 e 120.000 libras esterlinas. Mas levando em conta sua raridade e sua história, não será surpresa se superar esses números.