MINI JOHN COOPER WORKS BUGGY

2018 - MINI JOHN COOPER WORKS BUGGY

MINI JOHN COOPER WORKS BUGGY imagens e fotos de carros

A X-Raid apresentou o seu novo MINI John Cooper Works Buggy, o primeiro veículo de rally que não é um 4x4 nos últimos 15 anos de história da marca. Embora tenha sido a última das marcas envolvidas no Dakar em ter seu buggy, a MINI levará à prova três unidades do seu novo carro, que rompe em todos os sentidos com o MINI JCW Rally. Este segundo modelo também estará presente na 40ª edição do Dakar, já que quatro dos sete pilotos da equipe competirão com o 4x4.

Apesar dos testes realizados com o buggy Zebra nos últimos dois anos, o projeto que na verdade dá vida ao novo JCW Buggy começou em fevereiro de 2017. Foram 45 engenheiros da X-Raid que criaram este buggy de duas rodas motrizes, no qual também trabalharam especialistas da KLM Motorsport para dar forma a sua aerodinâmica. A BMW Motorsport volta a ser a encarregada de dar alma a este modelo, já que assim como no MINI JCW Rally, o buggy da MINI equipa o conhecido motor diesel de 3.0 litros e seis cilindros TwinPower Turbo da marca de Munich. Esse propulsor produz uma potência de 340 cv e um torque máximo de 800 Nm.

Os primeiros testes do MINI JCW Buggy foram realizados em setembro, mas isso não foi impedimento para que o buggy de tração traseira fosse avaliado em cenários de grande exigência na Hungria e no Marrocos. O pessoal da X-Raid destaca que fruto da experiência com o MINI JCW Rally, com o qual compartilha sua base mecânica, o novo buggy não teve nenhum tipo de problema mecânico. Esse fato ainda permitiu que a X-Raid e a MINI também pudessem aplicar uma série de atualizações no MINI JCW Rally 4x4. Em suma, a estrutura alemã dividiu seus ovos em duas cestas, cobrindo assim todos os nichos.

No entanto, a X-Raid faz uma de suas apostas mais ambiciosas na 40ª edição do Dakar, já que o buggy e o 4x4 se complementam, mostrando seus pontos fortes e débeis em terrenos quase opostos. Nesse aspecto, Mikko Hirvonen, Bryce Menzies e Yazeed Al-Rajhi serão os três pilotos que competirão com o MINI JCW Buggy. Nem por isso partem com vantagem em relação aos outros pilotos da equipe, que terão um enfoque competitivo diferente. Buscando as vantagens da tração 4x4, competirão com o MINI JCW Rally quatro pilotos de porte mundial como são ‘Orly’ Terranova, Jakub Przygonski, Boris Garafulic e Nani Roma.