MINI VISION NEXT 100 CONCEPT

2016 - MINI VISION NEXT 100 CONCEPT

MINI VISION NEXT 100 CONCEPT imagens e fotos de carros

Neste ano de 2016 a BMW celebra o seu 100º aniversário. Entre outras coisas assistimos a exposição ‘The next 100 years’ e também a apresentação do BMW Vision Next 100, um protótipo futurista que mostrava algumas soluções que poderemos ver no próximo século. A celebração se estende também às outras duas marcas da BMW e tanto a Rolls-Royce como a MINI também apresentam novos protótipos.

Surge dessa forma o MINI Vision Next 100, um concept que adianta como será o compacto Premium do futuro. O ponto forte desse modelo será a mobilidade urbana, mas somando um toque emocional. O slogan principal da marca é ‘cada MINI é meu MINI’ e isso se traduz em que será um carro compartilhado, mas que se modificará em função do gosto de cada usuário. Também será autônomo e poderá ser utilizado pelos usuários qualquer dia e a qualquer hora.

O objetivo é que o MINI Vision Next 100 seja adaptável aos gostos de cada usuário que o utiliza e para isso recorre a uma ‘pele prateada’ no exterior que funcionará como uma tela em branco. Em função do estado de ânimo do condutor poderá modificar-se a cor do teto e a iluminação do interior. Essa experiência personalizada se consegue mediante projeções de cores e gráficos.

Cooperizer é o nome que recebe o elemento circular situado no meio do painel. Através dele se monitora a inteligência artificial do protótipo, sendo o fio condutor entre piloto e veículo. Graças a esse elemento se pode personalizar o infotainment e também a experiência de condução (convencional ou autônoma). O próprio carro poderá recomendar informações de interesse e inclusive rotas para desfrutar da condução esportiva com o modo John Cooper Works.

No futuro a condução seguirá sendo divertida e a sensação no MINI Vision Next 100 será parecida com a de um kart. Como é possível ver nas imagens, o interior é extremamente minimalista e não há elementos que desviem a atenção do condutor. Contará com ajudas de realidade aumentada que se projetam no para-brisa. Suas dimensões não ficarão longe do primeiro MINI de 1959, e apesar disso o espaço interior será melhor.

Não foram dados detalhes da mecânica, apenas que será zero emissões. Integrará a condução autônoma, embora possa ser conduzido por qualquer dos passageiros da primeira fila de bancos, já que o volante e os pedais podem ser movidos. Isso graças à ausência de console central, que também permitirá melhorar a entrada no MINI Vision Next 100 a partir de qualquer de suas amplas portas corrediças.

Outro dos aspectos que se destaca o futurista protótipo é no uso de materiais sustentáveis. A alta qualidade virá ligada a um melhor tratamento, para evitar o desgaste pelo uso de vários usuários. Haverá plástico reciclado e alumínio em algumas superfícies, mas também outros materiais menos convencionais como o latão, o basalto e a celulose. Os bancos são forrados com um tipo de Alcantara mais robusto.

O MINI Vision Next 100 é um veículo compartilhado. Servirá para criar uma comunidade de pessoas com interesses similares e que tenha em comum o estilo de vida da marca. Além do que, o próprio veículo será capaz de organizar planos para os diferentes usuários, tendo como referência seus gostos. Ainda é cedo para saber se algumas dessas soluções serão efetivas no futuro, mas desde já demonstram uma interessante visão.



16/06/2016

MINI VISION NEXT 100: ASSIM SERÁ O MINI DO PRÓXIMO SÉCULO