MITSUBISHI CONCEPT-RA

2008 - MITSUBISHI CONCEPT-RA

MITSUBISHI CONCEPT-RA imagens e fotos de carros

Hoje em dia a Mitsubishi não conta com praticamente nenhum modelo de caráter esportivo, o que não deixa de ser um dado curioso, levando em conta que no passado, contava em sua linha com modelos emblemáticos como o Lancer Evolution, o 3000 GT ou o Eclipse, cuja popularidade disparou quando surgiu no primeiro filme da saga ‘Velozes e Furiosos’.

Atualmente mais orientada para o universo dos modelos SUV e motorização elétrica, o passado recente mostrou outro cenário. Um desses exemplos foi o Concept-RA, uma interpretação vanguardista do que seria um esportivo de dois lugares com motor em posição dianteira orientado transversalmente, com a Mitsubishi procurando associar o aspecto esportivo e dinâmico com o lado ecológico.

Apresentado em 2008, o Concept-RA acabou nunca gerando uma versão de produção, muito por culpa do péssimo ‘timing’ em que surgiu. Isso porque pouco depois, a crise financeira alastrou-se a todos os países do mundo e o Japão também foi muito afetado. De tal forma que os projetos considerados dispendiosos foram descartados. Na Mitsubishi, esse lado foi o da competição e dos esportivos, abdicando do Mundial de Rallys e até mesmo do Dakar, prova onde tinha uma enorme reputação com o Pajero.

O concept destacava-se pelas rodas de 21 polegadas associadas às proporções radicais da carroceria, um pouco arredondada, e que de perfil, lembrava um pouco o Audi TT da época. O motor do carro ficava à vista, já que era integrado no próprio capô. Mas, já havia uma mudança de padrão: não utilizava um bloco a gasolina altamente rotativo, mas sim uma unidade diesel de 2.2 litros DOHC e de 16 válvulas, além de injeção direta e um turbo de geometria variável, associado a uma transmissão automática de dupla embreagem.

Era capaz de desenvolver 201 cv de potência, tendo ainda um filtro de partículas. Para reduzir o consumo, incrementar a eficiência e melhorar a dinâmica, contava com uma estrutura concebida em alumínio e painéis em resina.

Dispunha ainda de um sistema de tração S-AWC (Super-All Wheel Control) que adicionava uma direção ativa e suspensão ativa, conseguindo fazer ajustes imediatos de diversos parâmetros conforme as circunstâncias. Assim, controlava o torque, ângulo da direção, frenagem para aumentar a tração, velocidade em curva e a estabilidade dinâmica.



29/07/2016

MITSUBISHI CONCEPT-RA: ERA PARA SER O SUCESSOR DO ECLIPSE