NISSAN IDS CONCEPT

2015 - NISSAN IDS CONCEPT

NISSAN IDS CONCEPT imagens e fotos de carros

A Nissan apresentou ontem ao público no Salão de Tokyo o IDS Concept, um protótipo que projeta a segunda geração do Leaf. O modelo mostrado é um hatchback de quatro lugares 100% elétrico com a carroceria fabricada totalmente em fibra de carbono e com apenas 1.380 mm de altura. O estudo pretende mostrar o futuro da condução autônoma, Nissan Intelligent Driving, que deverá equipar os modelos de produção em 2020, e apontar a direção do estilo da próxima geração do Leaf.

O sistema de condução autônoma apresenta dois modos de condução. Um modo manual e convencional, onde o condutor assume o controle do veículo, onde o sistema monitora e assiste a condução em caso de perigo através de sensores ativos. Existe ainda um modo Piloted Drive, no qual o carro funciona sem a intervenção do condutor, sendo que o carro simula o desempenho do condutor em curva, frenagem, aceleração, etc.

O interior do IDS Concept varia a sua disposição conforme o modo de condução escolhido. No modo autônomo, o interior torna-se mais espaçoso, com o volante recuando para o centro do painel de instrumentos sendo trocado por uma tela plana. Além disso, os bancos da frente podem girar na direção dos bancos traseiros, de modo a facilitar a conversação. No modo manual, surge um head-up display projetando informações úteis para a condução e a luz ambiente passa a ser azul - o que, segundo a Nissan, estimula a concentração.

Exteriormente, a carroceria do protótipo é bastante aerodinâmica, com destaque para os pneus de perfil fino (tamanho 175), projetados para uma baixa resistência ao rolamento. O padrão da grade apresenta a forma de blocos de gelo de aparência transparente, harmonizando com a cor prateada da carroceria. No modo autônomo, as luzes exteriores permitem avisar os pedestres.

O motor elétrico é alimentado por uma bateria com 60 kWh. A autonomia não foi divulgada. O IDS Concept conta ainda com um sistema de estacionamento autônomo Piloted Park, que pode ser operado remotamente - via smartphone, por exemplo - utilizando a tecnologia de carregamento por indução.



29/10/2015

NISSAN IDS CONCEPT ANTECIPA EM TOKYO A PRÓXIMA GERAÇÃO DO LEAF