NISSAN IMq CONCEPT

2019 - NISSAN IMq CONCEPT

NISSAN IMq CONCEPT imagens e fotos de carros

Depois de várias antecipações oficiais finalmente foi apresentado o novo Nissan IMq Concept. A marca japonesa chega ao Salão de Genebra 2019 e o faz com um importante modelo conceitual que assenta as bases do rumo que seguirá a família SUV da marca no futuro. Um futuro que passa pela eletrificação, conectividade e a automatização.

Em especial, o novo Nissan IMq Concept permite vislumbrar como será a próxima geração do Nissan Qashqai. A mudança de geração será crucial para o futuro do SUV compacto da Nissan. Disso dependerá que continue pelo caminho do sucesso ou perca distância em relação aos seus principais concorrentes. Atualmente é um dos SUVs mais vendidos na Europa.

O novo Nissan IMq Concept leva o testemunho do Nissan IMx Concept que foi introduzido no final de 2017 durante o Salão de Tokyo. As siglas IM fazem referência a ‘Mobilidade Inteligente’. Matthew Weaver, Diretor Executivo de Design da Nissan na Europa, destacou que grande parte do que vemos nesse concept car poderemos vislumbrar em um futuro imediato: “Podemos imaginar um montão de coisas desse automóvel em um futuro próximo”.

Em relação ao Qashqai, o novo Nissan IMq Concept é mais comprido e mais largo, mas sua altura é menor. Seu design exterior mostra formas muito angulosas e linhas marcadas. Denota uma aerodinâmica muito trabalhada a ausência de espelhos retrovisores externos convencionais é outro detalhe a destacar. Mostra um teto tipo flutuante e calça enormes rodas de 22 polegadas. Tampouco passa por alto a enorme grade e os rasgados faróis LED.

Na traseira do Nissan IMq Concept elementos como o spoiler de teto, a caída do teto e a forma da tampa traseira e do para-choque traseiro, realçam a imagem esportiva desse modelo conceitual. Além disso, a insígnia e-Power presente em diferentes lugares do exterior, revela que tipo de mecânica se esconde debaixo da pele do veículo.

Quanto ao interior do Nissan IMq Concept, surge um ambiente minimalista com diferentes detalhes que revelam o equipamento tecnológico de que dispõe. Conta com quatro bancos individuais de desenho tipo flutuante. A Nissan dá uma ênfase especial ao espaço que há disponível no interior. Uma das características mais chamativas é o quadro de instrumentos assimétrico que é acompanhado de uma segunda tela em que se utiliza um assistente pessoal. A condução autônoma também está presente através do pacote de tecnologias ProPilot.

Em relação à parte mecânica, como caberia esperar, o Nissan IMq Concept aposta na mobilidade elétrica. Em concreto na tecnologia e-Power. Equipado com dois motores elétricos que lhe conferem uma configuração de tração total, o IMq Concept gera uma potência de 250 kW (340 cv) e 700 Nm de torque máximo. Além disso, um pequeno motor a gasolina 1.5 atua como gerador para aumentar a autonomia.

Já faz um tempo que a Nissan comercializa sua tecnologia e-Power no Japão. Embora outras marcas tenham deixado de lado os veículos elétricos com extensor de autonomia, a Nissan continua apostando nessa fórmula.



06/03/2019

NISSAN IMq CONCEPT ADIANTA A PRÓXIMA GERAÇÃO DO QASHQAI