NISSAN NAVARA DARK SKY CONCEPT

2018 - NISSAN NAVARA DARK SKY CONCEPT

NISSAN NAVARA DARK SKY CONCEPT imagens e fotos de carros

A Nissan apresentou nesta quarta-feira, no Salão de Hannover, a Nissan Navara Dark Sky, um protótipo desenvolvido em colaboração com a Agência Espacial Europeia (ESA) e que funciona como um laboratório de astronomia móvel, que ainda conta com um reboque ‘off-road’ que carrega um telescópio com capacidades de observatório astronômico.

A ESA está realizando um mapeamento das estrelas com uma precisão inédita através da utilização do satélite Gaia e este protótipo dá apoio ao projeto auxiliando os astrônomos a realizarem observações a partir de localizações de difícil acesso, denominadas ‘dark sky’ - daí o nome - por se encontrarem longe do brilho noturno das zonas urbanas.

“O concept Nissan Navara Dark Sky é um exemplo brilhante de como a Nissan pode ser um verdadeiro parceiro, permitindo que os nossos clientes se desloquem sem limites”, disse Ashwani Gupta, VP sênior da unidade de negócios de veículos comerciais leves da Nissan. “Através da Mobilidade Inteligente da Nissan e do ProPILOT, estamos criando as melhores soluções para as fronteiras empresariais do futuro, independentemente da complexidade das necessidades comerciais”, acrescentou.

O design do protótipo foi inspirado no cosmos, com o esquema exterior de cores escuras representando temas da nebulosa recorrendo a padrões paramétricos, e o esquema de cores do habitáculo aliando as tonalidades profundas do céu noturno com os tons laranja do por do sol. O visual exterior da Navara e do reboque só fica completo com um conjunto de iluminação LED em vermelho, cor escolhida por ser a que menos afeta a visão noturna dos humanos.

Todo o projeto foi projetado tendo em vista a robustez necessária para corresponder às necessidades desse cliente especial. Um motor diesel biturbo de 2.3 litros, que gera 190 cv de potência e 450 Nm de torque, permite que a Navara enfrente terrenos difíceis e reboque facilmente o módulo onde assenta o telescópio.

Esse reboque conta com um teto mecanizado que abre de forma a permitir que o telescópio seja focado. Utilizando um espelho de 40 cm, tem capacidade para proporcionar visualizações detalhadas além dos anéis de Saturno.

Esse sistema conta ainda com tecnologia ProPILOT, para ajudar o condutor a manobrar o reboque até à posição ideal, com ligação Wi-Fi, uma estação com um portátil e transmissão UHF para comunicar dados instantaneamente. Oito radares, um em cada canto da Navara e do reboque, permitem ao condutor perceber sempre o que rodeia o veículo através da tela táctil. Veja o vídeo.



19/09/2018

NISSAN NAVARA DARK SKY CONCEPT: UM LABORATÓRIO ASTRONÔMICO MÓVEL