NISSAN SENTRA

2016 - NISSAN SENTRA

NISSAN SENTRA imagens e fotos de carros

- Sedan traz novidades como a série especial Unique, sistemas de controle de estabilidade e tração e plataforma Nissan Connect™, que interage com redes sociais

- Modelo já está à venda em todas concessionárias da marca do país

Sedan médio com DNA japonês de qualidade e tecnologia, presença global em quase 70 países, excelente desempenho dinâmico, amplo espaço interno e design moderno com aparência de veículo de classe superior, o Nissan Sentra está com ainda mais tecnologia e sofisticação na linha 2016, já à venda nas concessionárias da marca em todo o país. Além do lançamento da série especial Unique, a linha do modelo, que já teve mais de cinco milhões de unidades vendidas desde seu lançamento, em 1982, traz como novidades a incorporação dos controles de tração e de estabilidade e da plataforma de mídias sociais Nissan Connect™. Os preços do sedan médio começam em R$ 69.190.

Uma das principais novidades da linha 2016, a série especial Unique é um nome conhecido do cliente Nissan e dos consumidores brasileiros, já que a geração anterior do sedan médio teve também uma edição especial na linha 2012. Na atual versão, é a primeira vez que o modelo tem essa série, que traz requinte com o acabamento do interior e dos bancos de couro claros e acessórios como soleiras das portas iluminadas, tapetes e rodas esportivas exclusivas, entre outros itens.

O Nissan Sentra 2016 incorpora ainda em sua lista completa de equipamentos de série duas importantes novidades de segurança e tecnologia: controles de tração e de estabilidade (Vehicle Dynamic Control - VDC) e a plataforma mundial da marca que conecta o veículo às redes sociais e ao GPS, o Nissan Connect™ (nas versões SL e Unique).

"O Nissan Sentra conquistou seu espaço no mercado brasileiro, firmando-se entre os mais vendidos do segmento de sedans médios poucos meses após seu lançamento, no final de 2013 – já é o terceiro colocado no acumulado de 2015. Com esse novo ano-modelo, o Sentra dá outro salto com a incorporação de importantes itens de segurança, conectividade e tecnologia, que agradarão ainda mais os consumidores", diz Arnaud Charpentier, diretor de marketing da Nissan do Brasil.

Requinte e exclusividade

Moderno e sofisticado, o Nissan Sentra oferece ao cliente requinte, espaço e design de categoria superior. Pensando nessas características, a marca japonesa traz de volta a série especial Unique, criada com o objetivo oferecer exclusividade aos clientes do sedan médio. Posicionada no topo da linha, a novidade traz refinamento nos detalhes, e tem preço sugerido de R$ 87.490.

Equipado com o mesmo motor da família, o 2.0 16V, de 140 cv, o Nissan Sentra Unique mantém também todo o conforto e requinte da versão topo de linha SL, na qual é baseada, mas com toques de exclusividade. Difere-se principalmente pelo acabamento claro, em uma combinação de tons cinza e bege chamada de "Greige", dos painéis das portas e dos bancos de couro, detalhes que dão ainda sofisticação ao habitáculo e ampliam a sensação de espaço do interior.

Outros detalhes dessa série especial são os itens desenvolvidos especialmente para torná-la diferenciada, como tapete com a inscrição "Unique"; rodas esportivas de 17 polegadas com desenho exclusivo; logotipo na tampa do porta-malas "Unique"; friso lateral pintado na cor da carroceria e posicionado na base da porta; soleiras das portas iluminadas com o nome "Sentra" gravado; automatizador dos quatro vidros com acionamento elétrico e sistema antiesmagamento, além do alarme volumétrico. Este último, e novo, equipamento de série utiliza um sensor ultrassônico para emitir ondas sonoras dentro da cabine do carro que monitoram as movimentações. Conta com dois pontos que funcionam como "alto-falante" e "microfone", que trocam sinais pelo interior do veículo até se encontrarem.

Dessa forma, quando o veículo está totalmente fechado, o perfil da onda sonora que chega ao "microfone" é o padrão, bem definido e conhecido pelo módulo eletrônico que controla o sistema de alarme. Se uma ou mais janelas forem violadas, o perfil da onda sonora é alterado, o que indica ao módulo eletrônico a violação do veículo e a necessidade de se disparar o alarme sonoro.

Equipamentos de série como esse ajudaram o Nissan Sentra a tirar a nota mais alta entre os modelos avaliados nos testes do "Índice de Furtos", promovidos desde 2012 pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil). Desde que passou a integrar esses ensaios do órgão, o Nissan Sentra sempre foi o campeão da avaliação, que classifica os modelos de acordo com a disponibilidade e a qualidade dos dispositivos de segurança patrimonial instalados de série, como chaves codificadas, imobilizadores, localização da bateria, trava de coluna de direção, alarme e outros. Todas as versões do Nissan Sentra receberam 4,5 estrelas de 5 possíveis.

Completam a lista de equipamentos do Nissan Sentra Unique itens como a chave inteligente I-Key, que dispensa o manuseio para abertura das portas e partida do motor; faróis de neblina; volante revestido de couro com controle de áudio por Bluetooth®; câmera traseira com imagem no display do rádio; sistema de navegação por GPS; airbags frontais para motorista e passageiro, laterais e de cortina; sensor de estacionamento; teto solar; controles de tração e de estabilidade (Vehicle Dynamic Control - VDC); conectividade com mídias sociais por meio do Nissan Connect™, entre outros.

Controles de estabilidade e tração ao alcance dos dedos

Os controles de tração e estabilidade estão presentes também como equipamentos de série nas versões SV e SL do Nissan Sentra 2016. Trata-se de importante adição de segurança, que deixa o Sentra em linha com o que o mercado oferece. 

O VDC tem como principal objetivo auxiliar o motorista em situações de condução que levam à perda de estabilidade, colaborando para evitar acidentes. O sistema eletrônico trabalha diretamente nos freios antitravamento ABS e no pedal do acelerador para controlar o torque em situações de sobresterço e subesterço. A segurança para os ocupantes aumenta, uma vez que o condutor pode não conseguir controlar o veículo sozinho em tais condições.

O sistema, fornecido pela Bosch, monitora constantemente os movimentos de condução e frenagem por meio de sensores espalhados pelo veículo. Ao perceber qualquer variação fora do padrão, o VDC age compensando-a com a redução da velocidade dos giros do motor e aplicando pressão no freio da roda que está perdendo aderência. Adicionalmente, o controle de tração percebe também se há deslizamento das rodas para responder instantaneamente e ajudar a reduzir a aceleração, recuperando o controle do carro.

O motorista percebe quando o VDC está em funcionamento pelo indicador "SLIP" no painel de instrumentos, que pisca para indicar condições de pavimento escorregadias. O sistema pode ser desativado por meio de um botão no lado esquerdo do painel – entre a porta e o volante, abaixo da abertura do porta-malas. Mesmo desligando o sistema, os freios antitravamento ABS funcionarão normalmente.

Conectividade

Outra grande novidade do Nissan Sentra 2016 é a incorporação do sistema Nissan Connect™, plataforma global da marca japonesa para a conectividade do carro com apps de smartphones, como item de série para a versão SL e a série especial Unique. Com ele, motoristas podem ter a experiência digital diretamente em seu veículo. O pacote de serviço do Nissan Connect™ é gratuito para os primeiros três anos após a data de compra do carro. É importante ressaltar que o funcionamento depende da compatibilidade do smartphone com o pacote de dados e do cadastro no app.

E desde a versão de entrada 2.0 S, o Nissan Sentra traz o sistema Bluetooth® com comandos no volante. Com ele, o telefone celular interage com o sistema de som do veículo, minimizando a distração por manter as mãos livres para dirigir, evitando acidentes ou multas. A versão topo de linha 2.0 SL permite ainda o acesso ao sistema Bluetooth® (que sincroniza agenda telefônica e músicas) por meio da tela de 5.3 polegadas no painel, que reúne também as informações dos sistemas de áudio e de navegação. Com comandos de voz em português, o GPS é o mesmo sistema usado pela Nissan em modelos do mercado norte-americano. 

Renovação e sucesso

Lançada em 2013 nos Estados Unidos e Brasil – e vendido em 65 outros países –, a sétima geração do Nissan Sentra tornou-se sucesso de crítica e público. No mercado brasileiro, ficou entre os mais vendidos em poucos meses e, em 2015, está consolidando a terceira colocação. Entre janeiro e maio deste ano, o modelo vendeu 6.014 unidades – desde 2004 o modelo acumula mais de 70 mil unidades no mercado interno, sendo 27 mil da atual geração.

Esse crescimento do sedan médio produzido no México pode ser explicado por diversos fatores. Entre as características que arrebataram os brasileiros estão a beleza das linhas harmoniosas e modernas da carroceria, de segmento superior. Os clientes nacionais também foram atraídos pelo conforto, espaço interno, nível de equipamentos de série e pelos custos de manutenção, que é o melhor do segmento. E, claro, a qualidade, durabilidade e confiança da tecnologia japonesa da Nissan de fabricação de veículos.

Para chegar a esse resultado, a Nissan decidiu começar o carro do zero durante o desenvolvimento dessa sétima geração. As profundas mudanças começaram por fora. As linhas mais retas da carroceria e do interior deram espaço a um estilo que levaram o modelo a uma nova era, deixando-o alinhado com a atual identidade de marca dos veículos Nissan. O estilo reformulado não foi pensado somente para criar um sedan moderno e de classe superior, mas considerou também funcionalidade, espaço interno e melhora do consumo de combustível.

Dessa forma, as linhas da carroceria permitiram chegar a um coeficiente de arrasto menor que o da geração anterior (de 0,34 para 0,29), e estender a traseira, solução que aumentou a capacidade do porta-malas para 503 litros (+ 61 litros), sem perder conforto ou espaço interno. A linha de cintura mais pronunciada e contínua une faróis e lanternas. Os vincos marcantes também estão presentes em áreas como o capô, onde claramente fazem a separação entre a grade e os faróis, dando ao Nissan Sentra uma personalidade forte. A linha do teto mais baixa e um pouco mais à frente melhora a visibilidade frontal, criando uma grande área envidraçada.

A aparência refinada do estilo é valorizada em detalhes desde a versão de entrada como as maçanetas e grade frontal cromadas, faróis de neblina no para-choque e retrovisores externos na cor do veículo com luzes indicadoras integradas e rebatíveis (com acionamento elétrico por botão na SL).

Visto de frente ou de traseira, o sedan médio da Nissan exibe a quem olha para ele um diferencial no segmento: faróis e lanternas de LED. Essa solução moderna, além de ressaltar a elegância do design, oferece maior visibilidade, longa durabilidade, menor consumo de energia e mais confiabilidade. Outro diferencial do Nissan Sentra são as rodas de liga leve como item de série desde a versão de entrada (16 polegadas com pneus Bridgestone Turanza 205/55 R16 para 2.0 S e 2.0 SV e 17 polegadas com pneus Continental ContiPremium 205/50 R17 para a topo de linha 2.0 SL e a série especial Unique).

Sofisticação e conforto por dentro

Por dentro, o Nissan Sentra surpreende mais uma vez com acabamento de alto nível, além de muito espaço e conforto para os ocupantes. Assim, ao entrar no Nissan Sentra, é nítida a percepção de amplitude.

As comodidades começam no fácil acesso ao interior por conta do excelente grau de abertura das portas, de quase 90º, característica comum dos produtos Nissan. O entre-eixos de 2,70 m, medida próxima à do sedan grande Altima, permite a passageiros altos, com mais de 1,80, por exemplo, acomodar-se com muito conforto, sem encostar os joelhos nos bancos dianteiros mesmo quando esses estão recuados.

Para uma condução agradável, o motorista conta ainda com ajuste de altura do assento e também da coluna da direção, que ainda pode ser regulada na profundidade. Tudo isso desde a versão de entrada. As portas e o painel trazem materiais de alta qualidade, macios ao toque e que dão sofisticação ao acabamento da cabine, percepção ampliada nas versões SV, SL e Unique, que trazem bancos de couro para reforçar ainda mais a sofisticação.

Outro conforto é o ar-condicionado digital de duas zonas, disponível a partir da versão intermediária 2.0 SV, que permite a escolha da temperatura mais adequada individualmente para motorista e para passageiro da frente. O isolamento acústico conta com material fonoabsorvente robusto, desenvolvido especialmente para o Nissan Sentra, que torna ainda mais silencioso o interior.

Para deixar a condução e o passeio no Nissan Sentra muito mais agradáveis, a Nissan oferece diversos equipamentos que dão praticidade e conforto a todos os ocupantes. Assim, desde a versão de entrada 2.0 S, o sedan traz aberturas internas da tampa do combustível e do porta-malas por meio de botão no painel; retrovisores externos com regulagem elétrica; porta-óculos; vidros dianteiros e traseiros elétricos com função um toque para o motorista; para-sol com espelhos cortesia e iluminação para motorista e passageiro; iluminação do porta-malas e porta-luvas; computador de bordo com consumo médio, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa; aviso de abertura das portas; comandos do sistema de áudio no volante; faróis de neblina; alarme perimétrico (volumétrico na Unique); três alças de teto retráteis para os passageiros; travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento; bloqueio de ignição por meio do imobilizador do motor e limpador de para-brisa com duas velocidades e controle intermitente variável. Como itens de segurança, os destaques ficam com os freios com discos ventilados dianteiros e discos sólidos traseiros equipados com ABS de quatro canais e quatro sensores e controle eletrônico de distribuição de força (EBD); airbags frontais e fixadores traseiros para cadeiras de bebês sistema ISOFIX.

A versão 2.0 SL traz ainda acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular); airbags laterais e de cortina (seis no total) e sensor de estacionamento que atua em conjunto com a câmera de ré para facilitar as manobras e evitar colisões ou atropelamentos com alertas sonoros de proximidade; retrovisor interno eletrocrômico; controlador automático de velocidade de cruzeiro. A versão conta, opcionalmente, com teto solar com controle elétrico e sistema antiesmagamento.

Uma comodidade – e diferencial também – da linha é a chave presencial I-Key. Disponível desde a versão de entrada 2.0 S, dispensa a chave convencional para abrir as portas e dar a partida no motor. Basta mantê-la no bolso ou bolsa, aproximar-se das maçanetas ou do volante e apertar levemente os botões.

Presente em todos os veículos de passeio da Nissan no Brasil, a direção com assistência elétrica deixa as manobras, especialmente as de estacionamento, muito mais leves, sem que isso prejudique a segurança e a sensação de condução em estradas. Uma central eletrônica gerencia o esforço demandado para deixar a direção mais firme de acordo com a velocidade.

Para os passageiros do banco traseiro, o Nissan Sentra traz o terceiro apoio de cabeça, que é item de série desde a versão de entrada e exclusivo do modelo vendido no mercado brasileiro, e cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros do banco traseiro. Na versão 2.0 SL, o sistema de retenção conta com pré-tensionadores. O sistema de airbags do modelo recebeu ainda novos sensores para colisões laterais, que melhoram o tempo de detecção do impacto. Estão posicionados na área inferior da coluna C, complementando os existentes nas zonas de deformação da carroceria.

Motor confiável e um câmbio sem trancos

Como exclusividade para o consumidor brasileiro, o Nissan Sentra traz o motor MR20DE, de 2.0 litros, quatro cilindros e 16 válvulas, que é o único com essa cilindrada a ser flex-fuel para o modelo em todo o mundo. Além de ser admirado pelos proprietários do Sentra, esse motor atende à demanda do mercado de sedans médios e oferece maior confiabilidade e baixo custo de manutenção.

Com controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS), o bloco desenvolve 140 cv de potência a 5.100 rpm e entrega torque de 196 Nm a 4.800 rpm. É econômico, tendo obtido nota "A" na sua categoria dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do INMETRO, tanto nas versões equipadas com transmissão manual de seis velocidades (2.0 S) como nas com transmissão XTRONIC CVT® (2.0 SV,2.0 SL e 2.0 Unique). O Nissan Sentra recebeu também o selo "Conpet" de Eficiência Energética Veicular, concedido pela Petrobras aos veículos mais eficientes que participam do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

O Nissan Sentra também foi o primeiro sedan do segmento a eliminar o tanquinho auxiliar da partida a frio em todas as versões com a introdução do sistema Flex Start® Bosch. Essa avançada tecnologia traz muito conforto, pois dispensa o abastecimento com gasolina no tanquinho localizado no compartimento do motor. Uma obrigação a menos para o motorista.

O Flex Start® Bosch conta com gerenciamento eletrônico que controla toda operação de aquecimento do combustível, que entra em operação na partida e também na fase fria de funcionamento do motor, permitindo a ignição em temperaturas baixas mesmo quando o tanque está com 100% de etanol.

Velas aquecedoras na galeria do combustível, acima dos bicos injetores, elevam a temperatura do etanol em câmaras independentes. A unidade de controle de aquecimento do sistema monitora a potência enviada a elas, acionando individualmente cada uma para evitar sobrecarga no sistema elétrico. Assim, o combustível é injetado de forma pulverizada e não liquefeita (abaixo de 18º C o etanol tende a não vaporizar), melhorando a combustão, e assegurando uma pronta resposta na partida em baixas temperaturas. A tecnologia colabora com a redução das emissões, pois é no momento de ligar o motor que ocorre a maior liberação de gases poluentes.

A transmissão XTRONIC CVT® utilizada no Nissan Sentra é de última geração, carregando duas décadas de liderança da marca japonesa em inovação em transmissões continuamente variáveis. Ele é 13% mais leve e produz 30% menos atritos na comparação com a geração anterior. A redução veio também da diminuição do diâmetro das polias, da adoção de uma bomba de óleo mais compacta, que necessita de baixa viscosidade para lubrificação, e da redução das perdas de lubrificante e de pressão. Além disso, conta com um controle lógico do sistema e o acoplamento antecipado do conversor de torque. A relação é mais ampla (7.3:1) que os CVTs convencionais e que as transmissões automáticas de sete velocidades.

Outra exclusividade do Nissan Sentra vendido no mercado brasileiro é a suspensão, adaptada para atender aos padrões de conforto dos exigentes consumidores de sedans médios. A engenharia da Nissan adicionou um reforço na barra estabilizadora da suspensão traseira e melhorou o embuchamento de rolamentos e dos amortecedores para aperfeiçoar a dirigibilidade e reduzir muito o efeito de ressonância/trepidação no interior. Intervenções pontuais que acrescentaram mais conforto, estabilidade e robustez ao sistema independente do tipo McPherson com barra estabilizadora na dianteira e com eixo de torção, com barra estabilizadora e molas helicoidais. Toda a calibração de suspensão foi desenvolvida exclusivamente para o país pela engenharia da empresa no Brasil.

Tecnologias

Um dos pilares da Nissan no mundo é a democratização das tecnologias. Isso significa equipar seus modelos com o máximo de equipamentos disponíveis apenas para veículos de categorias superiores e mais caros. O Nissan Sentra é um bom exemplo desse respeito ao consumidor, já que vários itens lhe conferem exclusividade no segmento brasileiro de sedãs médios.   

Para construir uma carroceria mais segura e leve, que colabora para a redução do consumo de combustível, a Nissan aplicou na estrutura do corpo do sedan o Aço Avançado de Alta Resistência (Advanced High Tensile Strength Steel - AHTSS), patente da empresa, que estará disponível cada vez mais para os novos modelos da marca. O AHSS é um aço avançado ultrarresistente de até 1,2 GPa (Gigapascal - unidade padrão de medição da resistência à tensão), com alta capacidade de moldagem, e traz como principais diferenciais o alto índice de elasticidade e maiores resistência e maleabilidade. Esses atributos permitem que ele seja utilizado na produção de componentes com formatos complexos, algo difícil de ser realizado até então.

Top 1 em custo de manutenção

Para oferecer um pós-venda à altura do seu produto, a Nissan criou um programa para deixar seus clientes tranquilos em relação aos custos de propriedade. O programa "Compromisso Nissan Sentra" estabelece três anos de garantia de fábrica sem limite de quilometragem, dois anos de uso do programa de assistência 24 horas Nissan Way e sobretudo, preços nacionais fechados de revisões periódicas de 10 a 60mil km.    

Com o "Compromisso Nissan Sentra", o proprietário sabe antes os valores das revisões periódicas a cada 10 mil quilômetros, que incluem peças, lubrificantes, fluido e mão de obra nos preços finais. E, para manter os valores sugeridos das peças de reposição competitivos, a Nissan monitora constantemente os preços dos concorrentes, o que permite que os valores de revisões periódicas e os das peças sejam os mais baixos do segmento. Confira quanto o proprietário gastará para as revisões até o 60 mil km:

10.000 km – R$ 239,00 – Mão de Obra Grátis

20.000 km – R$ 319,00 – Mão de Obra Grátis

30.000 km – R$ 339,00 – Mão de Obra Incluída

40.000 km – R$ 529,00 – Mão de Obra Incluída

50.000 km – R$ 339,00 – Mão de Obra Incluída

60.000 km – R$ 479,00 – Mão de Obra Incluída

O Nissan Sentra também conta com uma linha de acessórios para personalização, que deixa o veículo ao gosto do cliente. Entre os itens disponíveis encontrados na rede de concessionárias da marca estão tapete de borracha; sensor de estacionamento; central multimídia; automatizador de vidros; alarme volumétrico; soleira iluminada; frisos laterais; aerofólio traseiro e protetor de cárter.

Preços e versões

Confira a seguir os preços e o que cada versão do Nissan Sentra 2016 traz de série:

2.0 S (R$ 69.190)

2.0 SV (R$ 75.990)

Todos da S mais:

2.0 SL sem teto solar (R$ 82.490) / 2.0 SL com teto solar (84.990)

Todos da SV mais:

2.0 Unique (R$ 87.490)

Todos da SL mais:

Cores disponíveis: