PEUGEOT 3008

2015 - PEUGEOT 3008

PEUGEOT 3008 imagens e fotos de carros

Um dos veículos que melhor sintetiza o espírito inovador da PEUGEOT passou por uma mudança recente em seu estilo ao adotar a nova identidade visual da Marca. Luzes diurnas em LED, também utilizadas na lanterna em forma de “garras”, e equipamentos como retrovisores rebatíveis e câmera de ré tornam o veículo ainda mais equipado e tecnológico.

O veículo que inovou seu segmento ao combinar diferentes tipos de veículos – o dinamismo do hatchback, o espaço inteligente do monovolume e a robustez do utilitário esportivo – recebeu recentemente um novo estilo, ainda mais refinado, moderno e tecnológico.

Em linha com a nova identidade visual da PEUGEOT, o novo 3008 teve a frente redesenhada. A grade e o farol de neblina, com moldura inspirada nos últimos carros-conceito da Marca, sãodelineados por peças cromadas que parecem emergir da carroceria, ressaltando a robustez domodelo. Adornado com dois filetes cromados, a entrada de ar reforça a presença natural do veículo.

Os códigos estilísticos da PEUGEOT estão presentes também no novo conjunto ótico, que apresenta linhas de recortes inovadores. Os faróis são cercados por uma área cromada e luzes diurnas em LED ressaltam a personalidade tecnológica do novo 3008.

O emblema do Leão segue a mesma linha: não mais delimitado por moldura, domina a dianteira da carroceria cercado por dois vincos, que sugerem a sensação contínua de movimento. Os toques de cromo sobre a guarnição superior da janela, capas dos retrovisores externos, frisos das longarinas e em inox dos para-choques dianteiro e traseiro demonstram um alto nível de qualidade.

A parte traseira mantém as linhas sinuosas do conjunto. A lanterna traz novas luzes em LED em tom escuro marcada por três “garras” que sugerem um efeito em 3D. O emblema do Leão, no centro da tampa do porta-malas, agora vem acompanhado da inscrição PEUGEOT logo abaixo.

O novo 3008, que apresenta ainda rodas diamantadas de 17 polegadas com design exclusivo, realça a vocação aventureira do crossover: um modelo robusto, versátil, com posição elevada de dirigir, um comportamento dinâmico exemplar, garantido pela motorização THP, e que alia conforto, espaço e tecnologia de um modelo familiar. Uma combinação de vocações que torna o veículo único.

Um interior cuidado nos mínimos detalhes

Em seu interior, o novo 3008 conta com um ambiente extremamente aconchegante e confortável, iluminado pela grande área envidraçada do modelo, na qual se integram 1,70 m² do para-brisa. O gigantesco teto panorâmico de vidro, de 1,60 m², eleva a superfície envidraçada total para 5,34 m².

O posto do condutor, desenvolvido à forma de um “cockpit de avião”, foi concebido em torno do motorista, que encontra um painel de instrumentos de acabamento cuidadoso, formado por mostradores com números brancos e agulhas vermelhas, sob um fundo negro.

Materiais de qualidade oferecem uma percepção qualitativa incontestável, tanto em termos visuais como táteis, presentes, por exemplo, no revestimento texturizado do painel e nos detalhes cromados brilhantes e foscos.

Soluções tecnológicas: equipamentos de série facilitam o dia a dia

A modernidade do novo 3008 é comprovada por sua ampla lista de equipamentos de série empregados para facilitar o dia a dia dos usuários:

· Head Up Display

As informações essenciais à condução, como a velocidade e o regulador / limitador de velocidade são projetadas numa lâmina translúcida colorida em policarbonato com tratamento antirreflexo. Ela permite que o condutor as acesse sem ter necessidade de tirar os olhos da estrada. Além do conforto de utilização, o sistema traz benefícios em termos de segurança.

· Freio Elétrico de Estacionamento

Esse sistema beneficia o conforto na condução. A partir do momento do arranque, o freio de mão libera-se automaticamente. Quando o motor é desligado, o freio é acionado igualmente de forma automática.

Um processador, em ligação com o ESP, gere o esforço para imobilizar o veículo, em função da inclinação. O freio de mão permanece em vigília durante o tempo de imobilização para reajustar, se necessário, o esforço de aperto. O condutor pode, no entanto, forçar este aperto mantendo apoiado o comando da trava (peso rebocado, transporte em caminhão, barco, entre outros).

· Hill Assist – Assistência ao Arranque em Rampa

O modelo conta com um sistema de assistência ao arranque em rampa com vantagens para o conforto de utilização e para um acréscimo em segurança.

Graças à conexão permanente com o ESP, esta função permite, quando o veículo se encontra numa inclinação, mantê-lo parado durante dois segundos depois de tirar o pé do freio, o que dá ao condutor tempo suficiente para acelerar novamente sem que o carro recue na ladeira.

Esse sistema torna as manobras mais seguras e facilita a utilização do veículo, quer para frente (arranque em rampa) ou marcha a ré (por exemplo, para realizar uma manobra de estacionamento numa rampa em descida). O sistema funciona em rampas com um mínimo de 3% de inclinação.

· Climatização Inteligente

O ar-condicionado automático digital bi-zone permite aos passageiros ajustar a climatização do habitáculo de forma independente tanto do lado esquerdo quanto no direito do veículo. A climatização do ambiente pode ser feita de forma manual (com filtro de poeira e de pólen) ou automática. Nesse caso, a função Air Quality Sensor (AQS), ligada a uma sonda de qualidade do ar, comanda automaticamente o fechamento da tampa de reciclagem em caso de detecção de uma variação do nível de poluição do ar.

· Multimídia WIP NAV RT6

O sistema de áudio com USBBox permite a conexão de tocador de CD com MP3 aliado às funções Bluetooth e conjunto “mãos livres” para telefone celular. Pode-se também acionar os dispositivos conectados à entrada auxiliar, como um aparelho de iPod. Some-se a isso um sistema de navegação por GPS projetado em uma tela colorida de sete polegadas rebatível eletricamente.

Motor 1.6 16V Turbo High Pressure de 165 CV

A modernidade do projeto, que está na essência deste crossover, encontra-se presente também em seu propulsor, que segue a tendência internacional de downsizing de motores, desenvolvendo alta performance e baixos níveis de consumo e emissão de poluentes.

Equipado com motor 1.6 16V Turbo High Pressure, é fabricado com bloco em alumínio, extremamente leve e desenvolvido em cooperação com a BMW. Alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina, o propulsor de 1.598 cm3 de cilindrada e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável e balancins roletados desenvolve 165 CV de potência a 6.000 rpm. Com um torque máximo de 24,5 kgfm disponível à marca de 1.400 rpm, oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens e retomadas de velocidade nos deslocamentos urbanos, por exemplo.

Atrelada a essa motorização, o veículo dispõe de uma caixa automática sequencial de seis velocidades. Trabalhando sempre com o melhor regime de rotação do motor, ela permite uma rápida e suave troca de marchas, contribuindo em boa parte ao grande prazer de condução proporcionado pelo modelo.

Outro fator importante na caixa automática é que o conversor de torque utilizado também é pilotado, proporcionando uma condição de tráfego mais seguro principalmente em reduções. Neste tipo de conversor, uma embreagem interna efetua a ligação mecânica entre o motor e a caixa, gerando o efeito de “freio motor”. Assim, o condutor tem a mesma sensação de um carro equipado com caixa de velocidades mecânica: ao retirar o pé do pedal do acelerador, o veículo "freia" pelo motor. Por consequência, há maior economia de combustível, visto que o propulsor, nestas condições, não injeta combustível para ser queimado, e também economia de freios, pois o condutor utiliza uma energia que estaria sendo desperdiçada.

Um elevado nível de segurança

O novo 3008 proporciona ao consumidor uma segurança máxima em todos os níveis. Em termos estruturais, o veículo foi programado para dissipar a energia de uma colisão de forma programada, recebendo uma tripla estrutura de absorção de impacto frontal.

Vale ressaltar também que a coluna de direção é deformável: diante de um choque, ela se retrai num ponto preciso para proteger o condutor.

Para proteger da melhor forma os ocupantes diante de uma colisão lateral, a coluna B é particularmente reforçada. As colunas B e C são constituídas por duas chapas de aço de densa espessura. Da mesma forma, todas as portas contribuem de maneira eficaz para tornar rígido o modelo, criando uma sólida estrutura entre as colunas A, B e C.

Finalmente, o modelo, ao ser submetido aos testes de colisão promovido pelo EuroNCAP, instituto europeu responsável por avaliar a segurança dos veículos comercializados no continente, conquistou a nota máxima, de cinco estrelas.

· Meios de retenção

O veículo dispõe de seis airbags com oito pontos de proteção, sendo dois frontais, dois laterais (que protegem o tórax e a bacia dos passageiros da frente) e dois do tipo cortina (para a cabeça dos passageiros da frente e de trás). O veículo apresenta ainda de inúmeros dispositivos de segurança, como freios ABS de última geração, ESP (Controle Dinâmico de Estabilidade), REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem), AFU (Assistência a Frenagem de Urgência) e ASR (Assistência Antiderrapagem), além de sensores de obstáculo traseiro.

Estão disponíveis também alarme, cinco cintos de segurança com três pontos de fixação, bem como alertas sonoros de cintos fechados/não fechados, com informação visual por meio de pictogramas:

1. Nos assentos da frente, os cintos têm pré-tensores pirotécnicos (com uma dupla pré-tensão no caso do passageiro para melhor retenção da bacia, para além da caixa torácica);

2. Nos assentos traseiros, os cintos laterais são equipados com limitadores de esforço;

3. Apoios de cabeça dianteiros em forma de “carteira” e traseiros em vírgula para os três ocupantes.

Encontram-se disponíveis nos assentos laterais traseiros duas fixações Isofix para assentos de criança.

Um veículo multiuso

Os passageiros do novo 3008 têm a disposição espaços de arrumação que totalizam cerca de 50 litros de volume útil.

À frente:

· Um grande volume refrigerado disponível no console central, sob o apoio de braços dianteiro, permite alojar uma garrafa de 1,5 litro, CDs ou demais objetos, graças a sua capacidade de 13,5 litros;

· O porta-luvas disponibiliza ao passageiro um volume de quatro litros;

· Um espaço fechado situado abaixo do volante, integrando o Manual do Proprietário, oferece um volume de 3,7 litros;

· Dois grandes compartimentos rígidos nas portas com sete litros cada;

· Dois porta-copos no console central;

· Uma rede de retenção de objetos no lado direito do console central, à disposição do passageiro da frente.

Na traseira:

· Duas tampas dão acesso a espaços de 3,8 litros à direita e 3,3 litros à esquerda, sob os pés dos passageiros de trás;

· Porta-revistas atrás dos encostos dos bancos da frente;

· Duas bolsas rígidas nas portas, cada uma com 2,5 litros.

O interior do veículo apresenta ainda:

· Três tomadas de 12V (à frente do console central, na parte posterior dela para os passageiros da segunda fileira de bancos e no bagageiro);

· Os passageiros traseiros se beneficiam de um apoio de braços central que dá acesso ao porta-malas.

Além da grande quantidade de porta-objetos em todo o habitáculo, o compartimento de bagagens é facilmente acessível graças à divisão da tampa em duas partes, uma superior, cuja dimensão permite a manipulação em qualquer lugar, e outra inferior. Esta área serve para facilitar a carga de objetos pesados, já que pode suportar um peso de 200 kg repartido pela sua superfície.

O bagageiro do modelo oferece a possibilidade de ser facilmente dividido, graças a um piso que pode ser modulado em três níveis. Patenteada pela Marca, esse sistema facilita a utilização do veículo no dia a dia.

Nível 1: o piso móvel, que pode ser extraído do veículo se necessário, posiciona-se no fundo do bagageiro para oferecer o maior espaço de carga possível.

Nível 2: o piso fica alinhado com a tampa aberta – 25% do volume total do bagageiro passa a estar disponível abaixo deste piso e 75% entre o piso e o teto. Esta posição permite um piso perfeitamente plano, desde a tampa até o painel de bordo, quando os encostos traseiros e do passageiro da frente são escamoteados.

Nível 3: o piso móvel é colocado no alinhamento da tampa fechada. A repartição do volume total do bagageiro passa a ser de 45% sob este piso e de 55% sob o teto. Em qualquer das duas últimas posições, o condutor poderá compartimentar ou esconder, à sua vontade, os objetos que coloca no bagageiro.

Além do seu piso móvel, o bagageiro do novo 3008 é explorável sem dificuldades. Dispõe de capacidade de 512 litros e, com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade do compartimento de bagagens atinge o volume de 1.604 litros.

Além dos itens já citados, o modelo oferece os seguintes equipamentos de série:

· Direção eletro-hidráulica com volante regulável em altura e profundidade;

· Modularidade de bancos;

· Câmera de ré;

· Vidros elétricos “one touch” com sistema anti-esmagamento em todas as portas;

· Retrovisores externos rebatíveis eletricamente;

· Ajuste dos retrovisores elétricos;

· Bancos esportivos revestidos em couro e tecido Mistral (tom preto) para os veículos na cor de carroceria Branco Nacré (perolizada), Cinza Alumínio e Marrom Rich Oak, e tecido Guerande (tom cinza claro) para os veículos de cor de carroceria Preto Perla Nera;

· Piloto automático com Regulador e Limitador de Velocidade.



11/12/2014

PEUGEOT 3008 É ESCOLHIDO MELHOR UTILITÁRIO DO ANO 2015 PELA REVISTA AUTOESPORTE