PEUGEOT 308

2013 - PEUGEOT 308

PEUGEOT 308 imagens e fotos de carros

- A exemplo do 408, hatchback médio da Marca recebeu importantes alterações, como o câmbio automático sequencial de seis velocidades acoplado ao motor 2.0L 16V VVT Flex (151 CV) e nova suspensão, que oferece mais conforto aos ocupantes;

- Modelo ganhou também novos equipamentos opcionais e de série que tornam ainda mais completas as versões de acabamento de toda a linha.

Acaba de chegar à rede de concessionários Peugeot de todo o Brasil uma nova versão de acabamento do 308, a Allure 2.0L Automática. Sucesso comercial da Marca no país, o hatchback recebeu importantes mudanças nos conjuntos mecânico e de suspensão, estendida a toda gama do modelo, que garante ainda mais conforto à condução esportiva característica do veículo.

A exemplo do sedã 408, a Allure 2.0L Automática estreia um novo powertrain formado pela transmissão automática sequencial de seis velocidades, até então disponível nas versões com motorização THP do portfólio da Marca, e pelo reconhecido motor 2.0L 16V VVT Flex, de 151 CV de potência máxima quando abastecido com etanol.

Em termos de segurança e confiabilidade, a caixa de segunda geração produzida pela AISIN, chamada AT6, possui um moderno sistema de trava eletrônica que impede o engate de uma marcha incompatível com a rotação do motor. Na prática, o sistema impossibilita o movimento da alavanca para as opções “P” (parking) e “R” (marcha a ré) quando o veículo ultrapassa a velocidade de 6 km/h, preservando a transmissão.

Para otimizar o funcionamento da caixa AT6 com o motor 2.0L foram desenvolvidas novas linhas de admissão de ar e de escape, além de uma calibração específica para o motor, privilegiando o conforto na utilização da função “Drive” e, ainda, proporcionando uma condução mais dinâmica e esportiva no modo “Sport”.

Outro item de destaque da caixa AT6 é o sistema de correção dinâmica, que faz a leitura do relevo pela qual o veículo está trafegando. A transmissão “segura” as marchas em descida, acionando o freio motor, e nas subidas trabalha na melhor faixa possível de torque. O sistema também retém a marcha quando o motorista tira o pé do acelerador, permitindo, caso ele aborte uma ultrapassagem, refazer a operação, garantindo maior segurança. Se o mecanismo não estivesse disponível, com a desaceleração, o carro ganharia velocidade e o motorista precisaria acionar os freios.


Motor 2.0L 16V VVT Flex: confiável, robusto e flexível

O propulsor de quatro cilindros e 16 válvulas Flex, com duplo comando de válvulas e cilindrada de 1.997 cm3 (diâmetro 85 mm, curso 88 mm), é compacto e de liga leve. O comando de válvulas de admissão, equipado com sistema de distribuição variável e contínuo (VVT), tem uma cartografia que possibilita variar a admissão em função das condições de condução. Esta característica proporciona ao motor flexibilidade e torque em baixa rotação.

O motor gera potência máxima de 151 CV a 6.000 rpm quando abastecido a etanol (143 CV a gasolina) e o torque máximo alcança 22 mkgf a 4.000 rpm, também abastecido com o combustível vegetal (20 mkgf a 4.000 rpm no caso da gasolina). Com tais números, a relação peso / potência do Peugeot 308 fica abaixo dos 10 kg / CV, garantindo um comportamento dinâmico com bom desempenho e segurança.


Novo conjunto: melhores desempenho e nível de consumo

A implantação do câmbio AT6 junto ao motor 2.0L 16V VVT Flex gerou ganhos de performance, tendo como principais destaques acelerações e retomadas, e a redução no consumo de combustível.

Nas acelerações de 0 a 100 km/h, houve uma melhora de 0,8 s comparado ao câmbio de quatro velocidades, pois a caixa AT6 tem relações mais curtas em 1ª e 2ª marchas. O mesmo ocorreu quanto às retomadas, principalmente de 80 km/h a 120 km/h, no qual o tempo foi reduzido em 0,5s.

Com o câmbio AT6, o consumo foi reduzido em todas as situações de uso (cidade ou estrada) e combustível (etanol ou gasolina). Nos testes realizados pelo Departamento de Engenharia da PSA Peugeot Citroën, o 308 registrou uma economia de 5% se comparado com sua versão anterior, equipada com a transmissão automática de quatro velocidades.


Nova suspensão: mais conforto em favor da dirigibilidade

No ano modelo 2014, o 308 recebeu modificações importantes no conjunto de suspensão aplicadas a toda gama do modelo.

No eixo traseiro foram trocadas as buchas de articulação, que agora estão mais macias, e colocado um calço de elastômero no apoio da mola com a carroceria. No eixo dianteiro, foi aplicado um novo apoio superior da mola, que também contribui para a melhor filtragem das irregularidades do piso.

Essas evoluções tiveram o objetivo de aumentar o conforto sem perder a estabilidade característica do modelo Peugeot. A excelente rigidez à torção do hatch médio também permite um rendimento máximo dos trens de rodagem.

Na dianteira, a suspensão é do tipo pseudo MacPherson invertido com barra estabilizadora desacoplada, cuja tecnologia propicia uma excelente dirigibilidade. Contribui para isso suas articulações flexíveis – coxins de borracha – entre a suspensão e a longarina, com alto conforto acústico no interior do veículo. A suspensão traseira é composta por uma travessa deformável e uma barra estabilizadora integrada, que assegura o controle das vibrações e de estabilidade, assim como um elevado nível de conforto para os passageiros do banco traseiro.

O bem-estar a bordo do 308 é também garantido pelo tratamento acústico, que envolve a rigidez da carroceria, juntas de dupla vedação e de vidros laterais com espessura de 4 mm, placas insonorizantes que revestem o capô e a tampa do porta-malas e à aplicação de um para-brisas acústico que filtra os ruídos provenientes do exterior.


Interior com espaço, luminosidade e conforto

Por sua arquitetura semi-alta, o painel de instrumentos do 308 proporciona uma ampla visibilidade externa por sua forte inclinação. Com dimensão interior generosa, o modelo se converte em um dos mais espaçosos veículos de seu segmento.

O 308 recebeu um tratamento de alta gama no habitáculo, permitindo uma elevada percepção de qualidade. Elegante, o painel de instrumentos reserva uma vasta superfície para materiais nobres, tanto no aspecto visual quanto tátil, como o revestimento do tipo slush, macio ao toque. Promove também uma ótima integração de seus equipamentos, como módulo de comando da climatização, sistema de som e computador de bordo, entre outros, todos à mão do condutor.

Atrás, os passageiros desfrutam de um habitáculo de grande luminosidade, com muito conforto e espaço, atributos ressaltados pelo teto panorâmico de vidro, agora disponível como opcional na versão de entrada Active 1.6 e item de série no restante da gama. O equipamento, de 0,83 m2 de área, aumenta a superfície envidraçada do modelo para 4,86 m2, e proporciona aos ocupantes ótima luminosidade interna. É possível regular a entrada de luz no interior do 308 graças ao acionamento elétrico da cortina do teto.

O hatchback da Peugeot mantém ainda estreito compromisso com o conforto. Além da aplicação de um para-brisa acústico que filtra os ruídos provenientes do exterior, desde a versão de entrada o modelo dispõe de ajustes de altura do banco do motorista, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e com comando do rádio, direção com assistência eletro-hidráulica, computador de bordo, rodas de liga leve de 16 polegadas (17 polegadas para as demais versões), volante revestido em couro, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos sequenciais com sistema anti-esmagamento e porta-luvas refrigerado e iluminado, entre outros.


Tecnologia a bordo

O 308 dispõe de vasta tecnologia e equipamentos de auxílio à condução de última geração. É o caso, em especial, do sistema multimídia com tela retrátil colorida de sete polegadas – opcional nas versões equipadas com o motor 2.0L 16V VVT Flex e de série na Griffe THP, que integra a navegação WIP Nav, as informações do sistema de som, a agenda de contatos do celular e, ainda, apresenta os dados transmitidos pelos sensores de estacionamento.

O sistema de som dispõe de rádio com tocador de CD e leitor de MP3, conexão para USB/iPod, entrada auxiliar e Bluetooth® para chamadas (quando o usuário dispõe de um telefone com esta característica), que transporta o catálogo de endereços do celular para a tela do carro, além da função “audiostreaming”, que permite ao usuário ouvir músicas registradas no celular ou em um aparelho MP3 sem necessidade de cabo.


Um modelo de segurança exemplar

O 308 se beneficia de toda a experiência do Grupo PSA Peugeot Citroën nessa área para proporcionar uma segurança de primeira ordem em todos os níveis: 

- Segurança primária (que permite evitar o acidente): a excelente rigidez da estrutura faz com que o conjunto das ligações ao solo (um know-how histórico da Peugeot) e a assistência eletrônica confiram ao 308 um comportamento que é referência em sua categoria;

- Segurança secundária (que limita as consequências do acidente): a estrutura da carroceria foi amplamente dimensionada para resistir às colisões mais severas, em especial pela tripla via de reforço e absorção de impactos na parte dianteira. O emprego de chapas do tipo THLE (de alto limite elástico) e de reforços em diversos pontos da carroceria permitiram aumentar o nível de proteção dos ocupantes, além de controlar o peso global do modelo.

Complementando o trabalho dessa estrutura, o 308 alia eficientes meios de proteção e retenção:

- Seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), dependendo da versão;

- Cinco cintos de segurança com três pontos de fixação (alerta sonoro e visual de afivelamento do cinto do condutor de série; na frente, os cintos têm pré-tensionadores pirotécnicos e bloqueio de folga; atrás, os cintos laterais têm bloqueio de folga);

- Apoios de cabeça dianteiros e traseiros (disponíveis para os três ocupantes).


O Peugeot 308 vem equipado ainda com:

- Luzes diurnas de LED (Day Running Light), que passa a ser opcional na versão de entrada e de série Allure;

- Sistema de frenagem antitravamento (ABS) de última geração com repartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio a frenagem de emergência (AFU). O acendimento automático do pisca-alerta em caso de forte desaceleração completa este dispositivo;

- Controle de estabilidade (ESP) de última geração, de série na versão topo de gama, detecta e corrige riscos de perda de aderência em situações como curvas fechadas, desvios bruscos e pisos escorregadios, atuando sobre os freios e o acelerador;

- Controle de tração (ASR), também na versão topo de gama.

Na dianteira, a frenagem é realizada por discos ventilados de 283 mm de diâmetro e 26 mm de espessura. As pinças de freio têm um diâmetro de 57 mm para permitir que elas atuem com bom nível de resistência e dosagem na pinçada dos discos. Contribuem, assim, para o bom equilíbrio entre a suavidade da pressão do freio e sua firmeza de reação. Os freios traseiros estão equipados com dois discos de 249 mm de diâmetro por 9 mm de espessura.


Um porta-malas prático e funcional

As formas retilíneas e os espaços de arrumação do porta-malas facilitam a utilização prática do vasto volume oferecido pelo 308: são 430 litros, acessados pela abertura da tampa a distância (por meio do telecomando das chaves), botão elétrico local ou comando específico no painel de instrumentos.

Espaços laterais permitem acomodar e mesmo fixar demais objetos. Finalmente, para prolongar este espaço até o habitáculo, a funcionalidade dos bancos traseiros rebatíveis de forma fracionada 1/3 - 2/3 permite aumentar ainda mais o volume de carga.


Uma oferta moderna de motorizações

Para a versão de entrada Active 1.6, o Peugeot 308 oferece o moderno motor EC5 (1.6 16V Flex, com 122 CV quando abastecido com etanol, a 5.800 rpm. Com o mesmo combustível, o propulsor atinge o torque máximo de 16,4 mkgf a 4.000 rpm.

Essa motorização traz uma série de evoluções com o objetivo de reduzir o atrito no motor e, por consequência, o desperdício de energia, que, associada ao aumento na taxa de compressão para 12:5, permite otimização do consumo e ampliação da potência do propulsor.

O propulsor 1.6 Flex conta ainda com o inovador sistema FlexStart, que elimina o reservatório de gasolina situado no compartimento motor, descartando a necessidade de gasolina para realizar a partida a frio. Acionado eletronicamente para controlar toda operação e o aquecimento do etanol para a realização da combustão, o sistema de gerenciamento do combustível garante ao 308 uma resposta mais rápida durante a partida, contando com mais conforto e eficácia na aceleração.

As versões intermediárias, Allure Manual e Allure Automática, recebem o 2.0L 16V VVT Flex e, para quem busca ainda mais sofisticação e o que há de mais moderno em tecnologia automotiva, a Peugeot disponibiliza para a versão topo de gama do modelo a opção do motor THP.

Referência mundial em performance e tecnologia, o propulsor fabricado com bloco em alumínio é extremamente leve e foi desenvolvido em cooperação com a BMW. Alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina, o motor de 1.598 cm3 de cilindrada e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável e balancins roletados desenvolve 165 CV de potência a 6.000 rpm. Com um torque máximo de 24,5 mkgf disponível a 1.400 rpm, oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens e agilidade nas retomadas de velocidade nos deslocamentos urbanos, por exemplo.


Confira a gama completa do 308 modelo 2014

308 Active 1.6

Segurança:

- Dois airbags frontais (condutor e passageiro);

- Freio a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, AFU e REF;

- Faróis de neblina dianteiros;

- Lanternas indicadoras de direção nos retrovisores;

- Portas traseiras com sistema de trava de segurança;

- Travamento automático das portas e porta-malas em velocidade;

- Luzes diurnas de LED (Day Running Light), como item opcional.

Conforto:

- Direção eletro-hidráulica assistida;

- Ar-condicionado com ajuste manual;

- Banco do motorista com regulagem de altura manual;

- Travamento das portas, porta malas e fechamento dos vidros pelo telecomando da chave;

- Para-brisa acústico;

- Regulagem do volante em altura e profundidade;

- Vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento nas quatro portas;

- Retrovisores com ajuste elétrico;

- CD Player com leitor de MP3 acoplado ao USB Box com funções Bluetooth (“hands free”);

- Seis alto-falantes e comando de áudio no volante;

- Tela multifunções com computador de bordo;

- Chaves com abertura à distância das portas e tampa do porta-malas;

- Teto panorâmico de vidro (opcional).

Estilo:

- Roda 16 polegadas em liga leve;

- Detalhes cromados nos para-choques dianteiro e traseiro;

- Retrovisores e maçanetas de portas na cor da carroceria;

- Painel de instrumentos soft (“slush”);

- Volante revestido em couro.


Allure 2.0L Manual

Nesta versão foram adicionados os seguintes itens:

Conforto:

- Apoios de braço individuais nos bancos dianteiros;

- Ar-condicionado automático digital Bi-zone com saídas de ar traseiras;

- Limpador de para-brisa automático com sensor de chuva e indexado à velocidade;

- Piloto automático (Regulador de velocidade) & Limitador de velocidade;

- Retrovisor interno eletrocrômico;

- Teto panorâmico de vidro;

- WIP NAV: GPS integrado ao painel com tela colorida multifunções de 7'' rebatível eletricamente (opcional);

Segurança:

- Iluminação ''lead me to the car'' (acendimentos dos faróis por um tempo determinado);

- Luzes diurnas de LED (Day Running Light).

Estilo:

- Grade frontal com frisos cromados;

- Rodas de liga leve de 17 polegadas.


308 Allure 2.0L Automático

Além do fundo branco no painel de instrumentos, a versão recebeu o câmbio automático sequencial de seis velocidades.

 
308 Griffe THP

Segurança:

- Airbag lateral e de cortina;

- Alarme;

- Sensor de estacionamento traseiro;

- Controles de tração (ASR) e de estabilidade (ESP).

Conforto:

- Bancos em couro;

- Retrovisores externos rebatíveis eletricamente.

Estilo:

- Rodas de liga leve de 17 polegadas escurecidas;

- Soleiras de portas de alumínio;

- Pedaleira de alumínio.

Multimídia

- WIP Nav (GPS integrado ao painel com tela colorida multifunções de 7 polegadas rebatível eletricamente).


308 tem o melhor índice de reparabilidade da categoria

O hatch médio da Peugeot apresenta o melhor tempo e o mais baixo custo para reparo, entre os veículos de mesma categoria comercializados no mercado brasileiro, de acordo com testes realizados pelo CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), entidade de pesquisa dedicada ao estudo da reparação automotiva.

Esse resultado reforça a ótima relação de custo x benefício que acompanha o modelo. Além da ampla lista de equipamentos de série, dirigibilidade de alto nível e generosidade tecnológica, o modelo se beneficia de um pacote de serviços de pós-venda extremamente competitivo.


Um hatch protegido por todos os lados

O 308 apresenta diversos benefícios decorrentes da política de Pós-Venda de valorização do consumidor brasileiro, tais como:

- Três anos de garantia total;

- Revisões com Preços Fixos para toda a rede de concessionárias do país;

- Pacotes de Peças e Serviços com Preços Fixos e mão de obra inclusa: O cliente paga o mesmo valor pelo serviço em qualquer concessionária do país;

- Três anos de Peugeot Assistance: serviço de assistência exclusivo da Marca, disponível gratuitamente em todo o país 24 horas por dia.

Gama de cores

Quatro tonalidades compõem a paleta de cores do 308 : Branco Banquise, Cinza Alumínio, Vermelho Rubi e Preto Perla Nera.

Preços

308 Active Flex - 52.990,00
308 Allure (M) Flex - 60.990,00
308 Allure (AT6) Flex - 66.490,00
308 Griffe THP (A) - 74.990,00