PEUGEOT 5008

2017 - PEUGEOT 5008

PEUGEOT 5008 imagens e fotos de carros

Como diz a Peugeot, ‘seu nome não mudou, mas todo o restante sim’. A marca francesa apresenta a renovação do Peugeot 5008, que mais do que uma nova geração pode ser considerado um modelo totalmente novo, já que o grande monovolume da Peugeot acaba de se tornar um SUV do segmento C com um interior de até sete lugares.

A moda dos SUVs, que estão canibalizando as vendas de carrocerias sedan e monovolume, parece não ter fim. O segmento SUV é o terceiro com maior volume de vendas, somente superado pelo C e pelo B. Exatamente esse menor número de vendas das carrocerias tradicionais fez com que a Peugeot reconsiderasse seus planos e lançasse uma nova geração do 5008 sob o mesmo conceito, mudando o veículo completamente e levando-o ao segmento dos crossovers que tão bom resultado vem apresentando.

Somente no último ano, a marca francesa lançou cinco modelos todo-terreno. O último, que falamos agora, tem dois objetivos claros: ser um sucesso internacional e tornar-se o modelo mais vendido entre os SUVs do segmento C de sete lugares. Para isso traz consigo um design robusto e ao mesmo tempo tecnológico e urbano, contando com as tecnologias já utilizadas pelo restante dos modelos da Peugeot.

Mede 4.640 mm de comprimento, ganhando 110 mm em relação ao 5008 anterior, enquanto que sua distância entre-eixos é de 2.840 mm. Isso se traduz em um interior bem maior, que se fará notar rapidamente na segunda fila de bancos e no volume do porta-malas, que alcança nada menos que 1.060 litros quando se utilizam somente cinco lugares. A espaço do habitáculo, dobrando todos os bancos (exceto o do condutor) permite carregar objetos de até 3.200 mm.

Em relação ao design, a frente manteve a imagem da marca com os característicos faróis utilizados atualmente por todos os Peugeot, tendo muitos pontos em comum com seu irmão menor, o Peugeot 3008. Não faltam as proteções na parte baixa da carroceria, que proporcionam uma imagem mais aventureira ao crossover francês.

Na vista lateral podemos perceber o grande tamanho do 5008, com linhas muito horizontais e um teto muito longo e plano que cai na traseira praticamente de repente, aproveitando cada centímetro cúbico disponível. Conta com uma grande superfície envidraçada, e na unidade mostrada nas imagens, surgem rodas com um desenho bem elaborado e pneus de perfil baixo, que estarão disponíveis com um diâmetro de 17, 18 e 19 polegadas. Se prestarmos atenção, podemos perceber a grande distância entre-eixos do modelo, com as rodas praticamente nas pontas e com curtas saliências.

A parte traseira da carroceria apresenta um desenho muito limpo e horizontal, acomodando muito bem as lanternas com desenho similar às introduzidas pela marca já há alguns unos anos pelo Peugeot 308. Na parte superior inclui um aerofólio estético, enquanto que podemos destacar a grande boca de carga que juntamente com o piso do porta-malas, facilita as operações de carga e descarga.

A Peugeot garante um interior onde não falta o i-Cockpit de última geração e totalmente digitalizado, um volante de pequenas dimensões com a visão do quadro de instrumentos por cima do próprio volante, além de uma tela no console central com um tamanho de 12.3 polegadas. Por outro lado, a segunda fila de bancos apresenta regulagem tanto no comprimento como na inclinação do encosto, para melhorar a comodidade e ajustar-se um pouco mais quando os lugares da terceira fila estão ocupados.

O Peugeot 5008 estará disponível com quatro níveis de equipamento (Active, Allure, GT Line e GT) e utilizará as mesmas mecânicas dos Peugeot 308 e 3008, já que foram desenvolvidos sobre a mesma plataforma EMP2. Portanto, será oferecido com as motorizações 1.2 PureTech e 1.6 THP de 130 e 165 cv a gasolina, assim como os BlueHDi de 120, 150 e 180 cv.

Tampouco faltará um bom número de assistências e ajudas à condução, um completo conjunto de sistemas de segurança ativa e altas doses de infotainment. Podemos destacar o sistema Hi-Fi Focal, conectividade com Mirror Screen, navegador conectado com Tom Tom Traffic para avisos em tempo real, controle nas descidas, freio de emergência automático e alerta de colisão, controle de cruzeiro adaptativo e visão 360 graus.

Sua estreia será no Salão de Paris que começa em poucas semanas, e a previsão para estar nos concessionários é no próximo semestre.