PEUGEOT KHAZAR 207i SD

2019 - PEUGEOT KHAZAR 207i SD

PEUGEOT KHAZAR 207i SD imagens e fotos de carros

Há alguns dias comentamos aqui que o Peugeot 405 voltava a ser produzido na República do Azerbaidjão, um carro lançado originalmente já há mais de 3 décadas.

A produção deste veterano modelo acontecerá na fábrica da empresa Khazar na Ásia Central. Trata-se de uma joint-venture entre a iraniana Iran Khodro e a azerbaidjana Azeurocarm, uma planta onde são produzidos modelos da marca Peugeot.

Mas o 405 não será o único modelo da Peugeot que a Khazar produzirá nesta fábrica, já que o veterano sedan será acompanhado de outro modelo que também faz alguns anos que não é fabricado na Europa: o Peugeot 206.

O carro levará a denominação 207, assim como ocorre no Iran com o modelo fabricado pela Iran Khodoro, um carro denominado 207i SD. Trata-se da carroceria de quatro portas, que toma como ponto de partida o Peugeot 206+ que por certo tempo foi comercializado no Velho Continente.

O equipamento do Peugeot 207 Khazar inclui climatizador automático, bancos dianteiros com ajuste elétrico, sistema de som integrado com CD, MP3, Bluetooth, USB, vidros elétricos, sensores de estacionamento, etc.

O 207 azerbaidjano estará equipado com um motor a gasolina de 1.6 litros que desenvolve 105 cv de potência, em combinação com uma transmissão manual de 5 velocidades ou automática de 4 relações. Trata-se do velho motor TU5, uma família de propulsores que o Grupo PSA introduziu em meados dos anos 80 e que com diferentes atualizações ainda conservam sua vigência em certos mercados.

Essa fábrica conjunta da IKCO com a Azeurocarm possui uma capacidade para produzir 10.000 unidades ao ano, embora por enquanto não se encontre operando ao máximo de sua capacidade, já que sua produção atual é de 6.000 veículos.

Mas quando a Khazar começar a produzir em seu potencial máximo, terá capacidade suficiente para abastecer o mercado local e exportar a outras regiões. A joint-venture pensa exportar 20% de sua produção, especialmente a certos mercados da Ásia Central, como Ucrânia, Rússia e Turquemenistão.