PEUGEOT KHAZAR 406

2019 - PEUGEOT KHAZAR 406

PEUGEOT KHAZAR 406 imagens e fotos de carros

Embora possa parecer uma piada, o governo da República do Azerbaidjão acaba de anunciar o início da produção do Peugeot 405.

O começo da produção desse veterano sedan da marca francesa acontecerá na fábrica que a joint-venture AzerMash-IKCO (Khazar) possui no Parque Industrial Neftchala, perto da capital Baku, na Ásia Central.

O Peugeot 405, que ainda é produzido no Iran pela Iran Khodro (IKCO), será montado no Azerbaidjão junto com modelos das marcas Khazar, AzSamand e Peugeot. O Peugeot 405 será comercializado na Ásia Central com a denominação Peugeot Khazar 406.

O novo 405 recebeu uma série de novidades, que conseguiram de certa forma atualizar este carro lançado originalmente há 30 anos. Estreia climatizador automático, bancos dianteiros com ajuste elétrico, assim como também um sistema de som integrado com MP3, Bluetooth, USB, sensores de estacionamento, etc.

Em relação à parte mecânica, o Peugeot Khazar 406 utilizará os velhos motores aspirados a gasolina e diesel do Grupo PSA. Na linha gasolina será o bloco XU7 de 1.8 litros que desenvolve 100 cv, enquanto que na linha diesel o propulsor escolhido será o TU5 de 1.6 litros e 105 cv de potência, em ambos os casos acoplados a uma transmissão automática.

A planta da Khazar em Neftchala tem capacidade para produzir 10.000 veículos ao ano, embora inicialmente sua produção anual esteja estimada em 6.000 exemplares.

Quando a fábrica estiver produzindo na sua capacidade máxima, essa joint-venture azerbaijana-iraniana pretende exportar 2.000 unidades ao ano, principalmente para a Rússia, Ucrânia, Tajiquistão e Turquemenistão, além de alguns outros países da Ásia Central.

O Peugeot Khazar 406 tem no Azerbaidjão um preço de partida que foi fixado em um valor equivalente a cerca de 40.000 reais ao câmbio atual.