PEUGEOT OXIA

1988 - PEUGEOT OXIA

PEUGEOT OXIA imagens e fotos de carros

O Peugeot Oxia Concept foi apresentado em 1988 no Salão do Automóvel de Paris. Era um superesportivo construído com as tecnologias de ponta da época. Seu chassi era do tipo “ninho de abelhas” com a carroceria fabricada em Kevlar

Era equipado com um motor V6 de 2.8 litros com 24 válvulas e dois turbocompressores sendo um dos carros mais potentes da época. Ele desenvolvia 680 cv de potência e 726 Nm de torque. Sua velocidade máxima superava os 350 km/h com a aceleração de 0 a 100 km/h sendo feita entre 3 e 3,5 segundos.

O interior apresentava um painel bem-acabado para os padrões de um esportivo e contava com visores digitais.

O Peugeot Oxia chegou a ir às pistas e mostrou seu desempenho, mas infelizmente não chegou a ser produzido, embora fosse o Peugeot mais potente até então criado. Uma uma variação do seu motor equipou posteriormente os Peugeot 905 que venceram em Le Mans nos anos de 1992 e 1993.

Ainda hoje é considerado um dos veículos mais potentes e rápidos das últimas décadas com sua potência, torque e desempenho superando tradicionais modelos esportivos da Ferrari, Lamborghini, Mercedes-Benz, Mclaren e Porsche.