PEUGEOT QUARTZ CONCEPT

2014 - PEUGEOT QUARTZ CONCEPT

PEUGEOT QUARTZ CONCEPT imagens e fotos de carros

A PEUGEOT vem consolidando sua liderança no mercado dos crossovers desde 2009. Com o conceito Quartz, a marca revela sua nova visão para o segmento, associando a expressão de uma nova geração de SUVs com os seus modelos de alto desempenho.

Tanto o exterior quanto o interior ostentam um aspecto esportivo original, reforçado por um design marcante e materiais inovadores, como pedra de basalto, tecidos obtidos por tecelagem digital e couro antigo.

Com os conceitos Exalt e Quartz, a Marca apresenta sua visão dos veículos de alta gama. A PEUGEOT está empenhada em desenvolver conceitos exclusivos para seus clientes por meio da excelência do design, do uso de materiais inovadores e de sensações ao volante incomparáveis”.
Maxime Picat, Diretor Geral da PEUGEOT

A força do estilo da PEUGEOT reside em sua capacidade de desenvolver com a mesma eficiência um sedã, um hatch ou um crossover, criando aquele tipo de carro elegante que as pessoas realmente gostariam de possuir”.
Gilles Vidal, Diretor de Estilo da PEUGEOT

Um crossover superesportivo

O estilo forte, poderoso e esportivo do conceito Quartz é totalmente evidente. Seu design escultural associa o exterior de um SUV e o espaço interno de um sedã.

A capacidade de aderência à estrada já se evidencia na dianteira, que se estende por 2,06 metros de largura e se apoia em largos pneus de 305 mm. O conjunto de luzes é caracterizado por LEDs que o tornam mais eficiente. Os faróis sem lente são sublinhados por uma guia luminosa que surge da lateral da carroceria para dividir o fluxo de ar. O emblema do leão fica no centro da grade, que proporciona um efeito diferenciado de acordo com o ângulo de visão.

As linhas elegantes do sua lateral transmitem a sensação de movimento. Os pneus e as rodas de liga de 23 polegadas estão alojados em caixas de rodas generosamente arredondadas. A distância entre o centro da roda e as extremidades é extremamente curta, de modo que os 4,5 metros de comprimento da carroceria sejam, na medida do possível, utilizados em benefício dos ocupantes. O motor, no entanto, ocupa um lugar privilegiado sob o longo capô realçado pelas lâminas da grade que otimizam a entrada de ar. A soleira eletronicamente retrátil contribui para as laterais inspiradas em estilos característicos da indústria têxtil, com vincos que ajustam o material à estrutura ao mesmo tempo em que conferem volume às caixas de rodas.

A parte superior do habitáculo sugere um bloco único no qual foram modeladas as diferentes funções. Os arcos metálicos alojam e fixam as janelas de policarbonato à carroceria, realçados por formas esculpidas que captam a luz.

À medida em que flui para a traseira, o teto de vidro toma a forma de dois spoilers que acentuam ainda mais o  estilo aerodinâmico. Eles estão ajustados com a linha de separação que delimita os dois acabamentos do Quartz: cinza mineral na frente – inspirado em cristais de rocha – e preto fosco nos para-lamas traseiros, com pontos vermelhos ocasionais.

O desempenho do Quartz é evidenciado pela precisão de cada componente. Os raios das rodas de liga de 23 polegadas foram reduzidos ao mínimo possível em função da resistência dos materiais e são recobertos por lâminas de material compósito. Além de contribuírem para o estilo, essas lâminas também otimizam o fluxo aerodinâmico e o resfriamento dos freios  através das entradas de ar, para garantir uma resistência maior ao calor.

"Em sua concepção, o PEUGEOT Quartz alia a parte inferior de um SUV com a superior de um sedã. O estilo reflete a função de cada parte. A carroceria esculpida do Quartz e seus materiais inovadores causam impacto e garantem a sua eficiência”.
Matthias Hossann, Gerente de Estilo do PEUGEOT Quartz

Interior apresenta materiais inovadores e eficientes

Graças a um novo processo de fabricação, foi possível eliminar a coluna B e instalar portas em “tesoura” para facilitar o acesso a bordo. O Quartz utiliza a plataforma EMP2 com estrutura em material compósito e painéis colados. Além da redução de peso, essa solução apresenta uma excelente rigidez que possibilita a eliminação do reforço estrutural representado pela coluna B.

Uma soleira retrátil contribui para o conforto dos quatro ocupantes do veículo. No interior, diversos materiais inusitados, naturais ou reciclados, contribuem para a experiência sensorial e criam um impressionante efeito visual e tátil.

“O Quartz tem interior e exterior contrastantes. O habitáculo foi concebido para transmitir uma sensação de aconchego por meio de sua sofisticação e requinte. No entanto, a sensação de esportividade prevalece, com o i-Cockpit focado em todas as necessidades”.
Sébastien Floutier, Designer de cores & materiais do PEUGEOT Quartz

A força e a leveza do basalto, fortemente presente no console central, simbolizam o Quartz. O basalto se forma quando o magma esfria rapidamente e entra em contato com os elementos. Suas propriedades são idênticas em qualquer lugar do mundo, facilitando muito o abastecimento dos diversos mercados de destino. No Quartz, o basalto foi deixado em estado bruto para contrastar com os outros materiais utilizados.

O Quartz é o primeiro veículo a utilizar tecidos produzidos digitalmente. Esse processo inovador possibilita a produção de peças grandes e complexas que podem ser utilizadas assim que saem da máquina. Como nenhum recorte é necessário, não há desperdício. O material é tecido com fibra de poliéster proveniente da reciclagem do plástico utilizado na confecção de garrafas de água. Com esse processo é possível produzir peças bastante espessas, o que as torna mais macias e permite reduzir a utilização de espuma.

O couro está naturalmente presente, em linha com a grande tradição do setor automotivo. Para aumentar a sensação de esportividade, o piso, as laterais e o teto são confeccionados em couro preto, enquanto pontos de maior contato, como os assentos e encostos dos bancos, em couro em tons de castanho, proveniente de velhos móveis ou peças de vestuário.

Para completar o visual, as molduras das portas são usinadas a partir de um bloco de material compósito e os sulcos deixados pela máquina são preenchidos com uma tonalidade avermelhado. O padrão de linhas resultante deste processo cria um material com efeito cinético, que muda constantemente de aparência.

i-Cockpit: um habitáculo focado no condutor 

A bordo, cada um dos quatro passageiros dispõe de um banco concha, possibilitando a otimização do espaço interno. A estrutura do banco é aparente e acolhe um cinto retrátil com quatro pontos de fixação, com assentos e encostos confeccionados em couro castanho, proporcionando um excelente nível de conforto.

Todos os comandos no habitáculo i-Cockpit do Quartz estão ao alcance da mão do motorista. O volante multifuncional compacto é inspirado nos modelos de competição e proporciona máxima eficiência. O condutor pode facilmente acionar os comandos, os diferentes modos de condução e, ainda, trocar de marcha. O head-up display é composto por uma grande tela parametrizável, com uma lâmina de policarbonato inclinada 45º no centro, que mostra informações adicionais e cria um efeito de profundidade.

O painel de instrumentos é posicionado em ambos os lados do pequeno volante e do head-up display, orientado na direção do condutor de modo a garantir um acesso fácil ao Toggle Switches. Ao acionar um desses comandos, o condutor vê a informação percorrer a fibra ótica correspondente.

Powertrain de alto desempenho

A estética do conceito Quartz requer um motor excepcional. Com uma potência total de 500 cv, o powertrain (full-hybrid plug-in) é composto por um motor térmico e dois motores elétricos.

O capô com ondulações sugestivas aloja o motor 1.6L THP 270 desenvolvido pela PEUGEOT Sport. Associado a um câmbio automático de seis marchas, o propulsor de quatro cilindros tem um torque de 33,6 kgfm, com uma potência específica de cerca de 170 cv por litro, configurando um dos melhores desempenhos mundiais. O eixo dianteiro é acionado por um motor elétrico de 115 cv e acionamento direto. Ele recarrega a bateria de 400 V durante as fases de desaceleração e auxilia o motor a combustão nas trocas de marchas. No eixo traseiro, um outro motor elétrico de 115 cv auxilia a propulsão e o carregamento da bateria. Um ESP específico gerencia a distribuição da frenagem entre as quatro rodas para garantir a estabilidade do veículo e otimizar o carregamento da bateria.

Existem três modos de condução: em modo ZEV, o veículo pode percorrer até 50 km utilizando apenas a energia elétrica, graças à bateria plug-in; no modo Road, o motor de combustão e o motor elétrico dianteiro funcionam conjuntamente para intensificar o prazer de conduzir e maximizar o carregamento da bateria durante as fases de desaceleração; o modo Race aproveita a potência dos três motores para tirar o máximo proveito do chassi e dos sistemas de suspensões equipados com diferencial de deslizamento limitado. Desta forma, o torque pode ser repartido entre as rodas, em função da aderência específica de cada uma delas.

A fim de tirar o máximo proveito do potencial do sistema, o Quartz é equipado com suspensão McPherson específica na dianteira e com sistema multibraços na traseira, incluindo o motor elétrico embarcado. A suspensão pneumática ajusta automaticamente a distância do solo numa faixa entre 300 e 350 mm. Essa função é controlada por um sistema ótico que literalmente lê a estrada, usando câmeras ligadas a um sistema de navegação que antecipar qualquer mudança na superfície da pista.

O conceito Quartz proporciona sensações de condução excepcionais. Desempenho, reatividade e instintividade garantem um prazer incomparável ao volante. O Quartz apresenta a nova visão da PEUGEOT para modelos esportivos de topo de gama.