PEUGEOT QUASAR

1984 - PEUGEOT QUASAR

PEUGEOT QUASAR imagens e fotos de carros

- Um dos protótipos mais originais da década de 80 foi o Peugeot Quasar que foi apresentado no Salão do Automóvel de Paris de 1984.

O Quasar é um protótipo baseado em uma visão futurista (de 1984) do que seria um carro esportivo, inspirado no desenho das naves espaciais de ficção científica. Sua concepção representa um desafio à imaginação e demonstra o que se pode criar quando estilistas, engenheiros e fabricantes se esquecem das limitações da indústria e soltam sua imaginação e seus sonhos.

O Quasar é um exercício de desenho puro realizado pelo Centro de Estilo da Peugeot em La Garenne, dotado de outros ingredientes que o fazem ainda mais atrativo: um motor muito poderoso para a época e um interior onde não foram poupados detalhes e tecnologia.

O Peugeot Quasar é um coupe de dois lugares cuja carroceria foi fabricada em fibra de carbono e Kevlar para conseguir um peso reduzido (não existe dado oficial sobre este ponto). O perfil do carro foi projetado para alcançar velocidades elevadas.

Destaque para a cúpula de cristal pintada que envolve o interior, outra lembrança das naves espaciais. As portas, como se pode ver nas imagens, se abrem girando em ângulo praticamente reto para frente ficando perpendiculares ao solo.

O interior do Peugeot Quasar é ainda mais moderno que o exterior e foi decorado em azul escuro e vermelho. O painel de instrumentos é eletrônico, com um sistema de cristal líquido que muda de intensidade em função da iluminação ambiente.

As mensagens de advertência se mostram em uma tela de vídeo, assim como o sistema de navegação que proporciona mapas de estradas e cidades, oferecendo consultas em teletexto como no Google Maps, mas em 1984.

Os bancos são anatômicos e envolventes, e estão dotados de cintos de segurança de dois pontos. A posição de condução é mais apropriada para um carro de corridas que um de rua, lembrando, de certa forma, como vão sentados atualmente os pilotos.

O equipamento de som acompanha o estilo do resto do conjunto. O sistema de alta fidelidade com equalizador fornecido pela empresa japonesa Clarion, combinado ao espaço acústico do interior, transformam o Peugeot Quasar em uma autêntica sala de concertos sobre rodas com possibilidades sonoras quase infinitas.

O chassi do Peugeot Quasar é baseado em outro modelo da marca francesa: o Peugeot 205 Turbo 16. A suspensão é de duplo braço derivada da Fórmula 1, com varetas e balancins para garantir a orientação permanente das rodas e a eficácia dos amortecedores.

O motor de quatro cilindros e 1.6 litros fica descoberto e colocado na posição central. O cabeçote é DOHC com quatro válvulas por cilindro. Equipado com dois turbos com intercooler, o propulsor produz 597 cv a 4.500 rpm. O torque, segundo os números oficiais, é de 490 Nm.

Em relação à transmissão, o Peugeot Quasar é um AWD (All Wheel Drive) com diferencial central e a divisão da tração em 40% no eixo dianteiro e 60% ao traseiro. Dispõe de controle de tração e uma transmissão de cinco velocidades. Os freios são a disco e ventilados nas quatro rodas. Os pneus são Michelin 255/50 MXX montados sobre rodas de 16 polegadas.