PONTIAC FIREBIRD TRANS AM

1979 - PONTIAC FIREBIRD TRANS AM

PONTIAC FIREBIRD TRANS AM imagens e fotos de carros

Este exemplar do Pontiac Firebird Trans Am de 1979 foi adquirido no final de 1978 por William Leland III, sobrinho-neto de Henry Leland, o fundador da Cadillac e da Lincoln, e o motivo desse seu magnífico estado de conservação é porque essa era exatamente a intenção, adquiri-lo para preservá-lo. Assim como havia aprendido com seu pai, William Leland II, grande amante do automóvel e colecionador.

Nessa época, William Leland III tinha somente 18 anos, e inclusive precisou da ajuda de seu pai para poder financiar a compra do Trans Am, mas já nesse momento, o jovem tinha muito claro o que pensava em fazer com o veículo. Após comprá-lo, ordenou ao concessionário para que não o registrasse para que os para-choques não fossem perfurados para a colocação das placas, mas pediu placas provisórias para as poucas ocasiões que sairia com o veículo. Foram retirados os plásticos protetores dos bancos e do volante, mas foram mantidos os ‘window stickers’ originais da janela do passageiro com as especificações e documentação do veículo, e manteve ainda todos os acessórios e a documentação que vinha no carro. O resultado é uma quilometragem realmente ridícula, somente 65 milhas, pouco mais de 100 quilômetros.

Pelas imagens fica patente o resultado de conservação do veículo, todas suas superfícies continuam brilhantes como no primeiro dia e salvo nas partes baixas, onde aparece a habitual corrosão inicial nos elementos metálicos sem tratar, todo o veículo parece ter acabado de sair da linha de montagem.

Conta com um motor V8 de 6.6 litros e transmissão automática, teto T-Top com painéis transparentes e a decoração em dourado, com o Firebird incluído sobre a pintura Starlight Black. Entre seus opcionais se destacam o ar condicionado, direção assistida, sistema de freios com 4 discos, suspensão WS6 e as belas rodas com raios Snowflakes, também em dourado.

Seu proprietário original faleceu há alguns anos e seu pai se encarregou de seguir preservando o modelo durante décadas, assim como era o desejo de seu filho. Durante seu transporte foi rodada uma boa parte da quilometragem que possui atualmente, cerca de 30 dos 104 no total, sendo que o resto foi feito em curtos passeios do modelo por seu comprador original.

O carro está à venda na RK Motors, um especialista em veículos clássicos e restaurações, localizado na cidade de Charlotte, Carolina do Norte. O preço atual do Trans Am é de 159.900 dólares.