PORSCHE 911 CABRIOLET

1966 - PORSCHE 911 CABRIOLET

PORSCHE 911 CABRIOLET imagens e fotos de carros

O exemplar das imagens é uma raridade. A princípio porque a primeira geração do Porsche 911 não contou com uma versão cabriolet, apenas a icônica versão targa. No entanto, essa unidade não foi uma transformação feita por um preparador independente, mas uma produção oficial, apesar de não ter sido realizada pela própria Porsche, mas pelo encarroçador Karmann.

A explicação é simples, a Karmann era a encarregada de fabricar a versão cabriolet do Porsche 356, o antecessor do 911, e durante o desenvolvimento desse último, a Porsche lhe solicitou a fabricação dos primeiros protótipos do então denominado 901, que incluía um exemplar conversível, que é o veículo em questão.

Esse desconhecido protótipo do Porsche 911 dispõe do número de chassi 13.360 e ao contrário do que possa parecer, não pertence à coleção oficial da marca alemã, mas a um proprietário particular que decidiu colocá-lo à venda.

Em toda sua vida teve somente dois donos, de 1966 até o ano 2000 foi propriedade de Manfred Freisinger, que o adquiriu diretamente da fábrica e não se desfez dele até que o entregou na base de troca por um novo modelo da marca de Stuttgart. Uma péssima ideia, já que o protótipo será leiloado no próximo mês de fevereiro e as estimativas do preço de venda indicam um valor entre os 850.000 e 1 milhão de euros.

O afortunado segundo proprietário desse Porsche 911 Cabriolet #13.360, cuja identidade não foi revelada, comprou o veículo no ano de 2000, e agora decidiu colocá-lo à venda no próximo leilão da RM Sotheby’s em Paris, que acontecerá em fevereiro de 2017.

Mecanicamente o exemplar não se diferencia dos outros exemplares do modelo daquela geração. Conta com um motor de 6 cilindros boxer de 2.0 litros gerando 130 cv, surgindo acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades, um requinte técnico naquela época.

O estado do carro é impecável, apesar de nunca ter sido restaurado, e mostra a cor original que saiu da fábrica. Deve ter sido tratado com muito carinho pelo aspecto que mostram todos os seus detalhes, incluindo os inúmeros componentes externos cromados. Lembrando que todos os seus elementos continuam sendo originais.