PORSCHE 911 GT2 EVO

1995 - PORSCHE 911 GT2 EVO

PORSCHE 911 GT2 EVO imagens e fotos de carros

Dentro da linha Porsche GT2, o GT2 Evo de 1998 é sem dúvida nenhuma o mais raro e radical de todos os modelos nascidos com esse emblema. Embora não pareça, o veículo mostrado nas imagens não é um carro de competição, mas um modelo apto para circular nas ruas, embora pouco se diferencie dos 911 GT2 que competiram na Classe GT2 do Campeonato BPR na década de 90.

Para competir naquele novo campeonato, a Porsche decidiu preparar as respectivas versões para as categorias GT1 e GT2. No caso da primeira nasciam os impressionantes 911 GT1, o único exemplar de corridas que havia sido homologado para poder ser licenciado para as ruas, e os 911 GT2, derivados do Porsche 911 Turbo geração 993, que perdiam a tração total e boa parte do seu peso para poder ser homologado para competição e tornar-se a nova arma da marca de Stuttgart para os circuitos.

O 911 GT2 radicalizava o comportamento do 911 Turbo, estando situado acima deste em termos de desempenho e preço. Seu exterior lhe delatava, com uma carroceria devidamente alargada e coroada por um enorme aerofólio traseiro, que dispunha de duas entradas de ar laterais, o traço mais característico da versão. Mas uma evolução do modelo que competia no BPR provocou a aparição de uma nova versão mais potente e radical ainda, o 911 GT2 Evo.

O 911 GT2 elevava a potência de seu motor ‘flat six’ de 3.6 litros, ainda refrigerado a ar, dos 408 cv do 911 Turbo aos excepcionais 436 cv, que se tornavam 450 cv no caso do 911 GT2 Evo. Para um total de 1.295 kg de peso, cerca de 205 kg a menos que o 911 Turbo de tração total.

O 911 GT2 Evo era fabricado exclusivamente sob pedido e no total foram fabricados somente 11 exemplares, portanto a versão do GT2 mais rara de todas. Também é um dos Porsches mais exclusivos que já existiram, portanto, encontrar disponível um exemplar como este não é muito habitual, e menos habitual ainda com as características próprias que apresenta essa unidade.

Perto de ser leiloado pela Mecum Auctions nos próximos eventos de Monterey 2016 em agosto, esse maravilhoso exemplar do Porsche 911 GT2 Evo saia da linha de montagem em Stuttgart no ano de 1995, com a particularidade de contar com cerca de 600 cv e 665 Nm no lugar dos 450 que dispunha o restante da curta série que foi montada. Por isso, pode ser considerado o Porsche de estrada refrigerado a ar mais poderoso já produzido pela marca.

A isso tudo soma-se o estado em que se encontra, completamente novo e original, porque nesses pouco mais de 20 anos foi somente utilizado durante 7.000 km pelo único proprietário que conheceu durante este tempo. Portanto, esse exemplar é uma rara e única oportunidade para muitos colecionadores.

Com número de chassi WP0ZZZ99ZS394062, este 911 GT2 Evo dispõe de especificações mais próximas da versão de corridas do que de seus irmãos de rua. Uma olhada em seu interior nos mostra como o habitáculo se encontra completamente despido, com exceção de um solitário banco ‘bucket’ de competição, fabricado em fibra de carbono e acompanhado de seus respectivos extintores e do ‘santantonio’. Todo o cabeamento se encontra à vista no meio do branco habitáculo.

Outros detalhes da versão racing são o tanque de competição, que ocupa todo o espaço dianteiro e a alargada carroceria, que conta com o imenso aerofólio traseiro que só esteve disponível nos GT2 Evo, assim como os para-choques e rodas da versão de circuito. O capô e a tampa traseira contam com fechos de segurança e na lateral encontramos os interruptores de segurança. Um carro de corridas cem por cento.

Com essas especificações, é impossível que um veículo desse tipo possa ser utilizado como um veículo de uso diário. Como exemplo, as enormes rodas que enchem completamente os arcos das rodas delatando um sistema de suspensão projetado exclusivamente para o asfalto de uma pista, e não para as estradas convencionais.