PORSCHE 911 GT3 R

2016 - PORSCHE 911 GT3 R

PORSCHE 911 GT3 R imagens e fotos de carros

- Mais leve, mais econômico, mais rápido

- Lançamento mundial na pista de Nürburgring

- O novo modelo de competição fabricado com base no 911 GT3 RS de produção conta com 500 cv e pode ser encomendado por 429 mil euros.

Baseado no esportivo de estrada 911 GT3 RS, a Porsche projetou um carro de corridas para campeonatos GT3 ao redor do mundo: o 911 GT3 R. Durante o desenvolvimento do 911 de corrida com mais de 500 cv, foi dada atenção especial à diminuição de peso, a uma melhor eficiência aerodinâmica, à redução do consumo, a uma maior facilidade de manobra e a uma segurança ainda mais reforçada, bem como à redução dos custos com assistência e peças.

Concebido a partir do modelo de produção em série, o 911 GT3 R conta com o exclusivo teto com bolha dupla e a distância entre os eixos foi aumentada em 8,3 centímetros, em comparação à geração anterior. Isto garante uma distribuição de peso mais equilibrada e maior previsibilidade nas manobras, particularmente em curvas rápidas, em comparação ao GT3 R anterior. Por meio da aplicação sistemática de soluções de baixo peso para a carroceria, acessórios e suspensão, os engenheiros melhoraram significativamente o centro de gravidade do GT3 R em comparação ao modelo anterior. O desenho de baixo peso da carroceria do esportivo de produção 911 GT3 RS, que conta com construção inteligente com material composto de alumínio-aço, demonstrou ser a base ideal para o carro de corrida. Teto, capota, carenagem, arcos das rodas, portas, seções laterais e traseiras, bem como a tampa traseira, são feitos com um polímero reforçado com fibras de carbono (CFRP) particularmente leve. Todas as janelas são feitas de policarbonato - pela primeira vez, até mesmo o para-brisa é feito nesse material.

O novo 911 GT3 R é acionado por um motor de última geração de 4.0 litros com 6 cilindros opostos, que é praticamente idêntico ao motor de alto desempenho da versão de estrada 911 GT3 RS. Tanto a injeção direta de gasolina, que opera a pressões de até 200 bar, quanto a tecnologia de temporização variável das válvulas garantem um uso particularmente eficiente do combustível. Além disso, o motor de aspiração normal oferece uma dirigibilidade significativamente melhor e maior eficiência em uma faixa mais ampla de rotações. A potência do motor traseiro é transferida às rodas traseiras de 310 mm por meio de uma caixa de câmbio sequencial de seis marchas com engrenagens de dentes retos. Assim como nos modelos GT de estrada do 911, o motorista troca as marchas por meio de alavancas convenientemente posicionadas no volante.

A aerodinâmica do 911 GT3 R também segue o exemplo do carro de rua. As exclusivas aberturas de entrada de ar nos arcos das rodas na carenagem dianteira aumentam a força vertical descendente no eixo dianteiro. Com dois metros de largura e 40 centímetros de extensão longitudinal, a asa traseira oferece equilíbrio aerodinâmico. De seu irmão mais velho, o 911 RSR, o GT3 R emprestou o conceito do radiador em posição central. Ao eliminar os radiadores laterais, a posição do centro de gravidade melhorou, o radiador está mais bem protegido contra danos causados por colisões e a ventilação pelas grelhas na capota foi melhorada.

O sistema de freios do 911 GT3 R também passou por modificações. Graças a uma rigidez maior e a um controle mais preciso do ABS, ele está ainda mais bem adaptado às corridas de longa distância. No eixo dianteiro, pinças de freio monobloco de alumínio feitas para corridas, com seis pistões, combinadas com discos de freio de aço ventilados e ranhurados, com 380 milímetros de diâmetro, garantem desempenhos de frenagem excepcionais. Por sua vez, as rodas traseiras vêm equipadas com pinças de quatro pistões e discos medindo 372 milímetros.

Outro foco de desenvolvimento foi o equipamento de segurança do GT3 R. A capacidade da célula de combustível de segurança FT3 com reforço adicional teve um aumento de 12 litros e agora comporta 120 litros, sendo que o tanque agora conta com uma válvula de corte de combustível de segurança. As portas e as janelas laterais podem ser removidas, e a escotilha de escape no teto ficou maior. Em caso de acidente, os novos bancos de corrida esportivos oferecem aos pilotos uma proteção ainda maior.

Ficha técnica - Porsche 911 GT3 R (991)

Carro de corrida para clientes com banco único, baseado no Porsche 911 GT3 RS

Motor
- Motor boxer de seis cilindros refrigerado a ar (traseiro)
- 4.000 cm3; curso 81,5 mm; diâmetro 102 mm
- Potência: mais 500 cv, sujeito às normas de equilíbrio de desempenho (Balance of Performance, BoP) da FIA (restritor de ar)
- Tecnologia de quatro válvulas
- Injeção direta de combustível
- Lubrificação através de cárter seco

Transmissão
- Transmissão sequencial de seis velocidades com engrenagem de dentes retos da Porsche
- Diferencial autoblocante mecânico
- Ativação de troca de marcha pneumática (por meio de alavancas)

Carroceria
- Carroceria de baixo peso com construção com material composto de alumínio-aço
- Gaiola de segurança integrada (soldada) de acordo com as normas do Anexo J da FIA
- Escotilha de escape removível no teto
- Desenho externo de baixo peso:
- Portas, tampa traseira, asa traseira, arcos das rodas, carenagem dianteira e traseira feitos de CFRP
- Esmalte de policarbonato
- Portas e janelas removíveis, de policarbonato
- Célula de combustível de segurança FT3, aproximadamente 120 litros, com válvula de corte de combustível de segurança de acordo com as normas da FIA
- Sistema de macaco pneumático (quatro macacos)

Suspensão
- Suporte McPherson no eixo dianteiro com altura, inclinação da roda e tirante ajustáveis
- Cubo de roda com porcas de roda com travamento central
- Lâminas ajustáveis da barra estabilizadora (esquerda e direita)
- Direção hidráulica com alimentação por pressão eletrohidráulica
Eixo traseiro
- Suspensão traseira do tipo multilink independente, com altura, inclinação da roda e tirante ajustáveis
- Cubo da roda com porcas de roda com travamento central
- Lâminas ajustáveis da barra estabilizadora (esquerda e direita)

Sistema de freio
Dois circuitos de freio separados para os eixos dianteiro e traseiro; sistema de barra de equilíbrio ajustável pelo piloto através do freio
Eixo dianteiro
- Pinça de freio monobloco de corrida de alumínio, com seis pistões
- Disco de freio de aço ventilado e ranhurado, diâmetro = 380 mm, protetor do disco de alumínio
Eixo traseiro
- Pinça de freio monobloco de corrida de alumínio, com quatro pistões
- Disco de freio de aço ventilado e ranhurado, diâmetro = 372 mm, protetor do disco de alumínio

Rodas/pneus
Eixo dianteiro
- Rodas monobloco BBS de liga leve fabricadas de acordo com as especificações e projeto da Porsche, 12,0J x 18 offset 17, tamanho do pneu: 300/650-18 dianteira; 13J x 18 offset 37,5, tamanho do pneu: 310/710-18 traseira

Parte elétrica
- Módulo de alimentação COSWORTH IPS32
- ABS de corrida
- Controle de tração

Peso/dimensões
- Peso total: aprox. 1.220 kg (sujeito às normas BoP)
- Comprimento global: 4.604 mm
- Largura global do eixo dianteiro: 1.975 mm
- Largura global do eixo traseiro: 2.002 mm
- Distância entre os eixos: 2.463 mm