PORSCHE 911 TURBO & TURBO S

2016 - PORSCHE 911 TURBO & TURBO S

PORSCHE 911 TURBO & TURBO S imagens e fotos de carros

No início de 2016, a Porsche apresentará no Salão de Detroit mais um destaque de sua linha de produtos. Os modelos de topo da série 911 - o 911 Turbo e 911 Turbo S - trazem agora 20 cv a mais de potência, um design mais refinado e conteúdo aperfeiçoado. Os modelos serão disponibilizados desde o início nas versões coupe e cabriolet.

O motor de seis cilindros biturbo do 911 Turbo, com deslocamento de 3.8 litros, agora conta com 540 cv. Este ganho de potência foi alcançado pela modificação das aberturas de entrada dos cabeçotes, novos bicos injetores e aumento da pressão do combustível. O 911 Turbo S desenvolve agora 580 cv, graças a novos conjuntos de turbo com compressores maiores. A Porsche continua sendo o único fabricante a utilizar turbocompressores com turbinas de geometria variável em motores a gasolina.

Os motores agora possuem o que é conhecido como uma função dinâmica de elevação, para melhorar ainda mais a resposta do motor em operação dinâmica. Ela mantém a pressão de admissão durante mudanças de carga no pedal do acelerador. Isto é conseguido pela interrupção apenas da injeção do combustível, enquanto a borboleta do acelerador permanece aberta. O resultado é que o motor reage praticamente sem intervalo a outra pressão no pedal do acelerador. Os efeitos dessa função são mais pronunciados nos modos Sport e Sport Plus que no modo Normal.

Em resumo, os novos modelos de alta performance conseguem alcançar um impressionante desempenho esportivo, ao mesmo tempo que o consumo de combustível é reduzido ainda mais. O 911 Turbo S Coupe acelera até 100 km/h em 2,9 segundos. Sua velocidade máxima, 330 km/h, é 12 km/h mais alta do que antes.

O 911 Turbo alcança a marca dos 100 km/h em 3,0 segundos e sua velocidade máxima é 320 km/h - 5 km/h mais rápida que a do modelo anterior. Mesmo assim, os coupes consomem apenas 11 km/l e os conversíveis 10,7 km/l. A razão disso é o gerenciamento eletrônico do motor e transmissão ainda mais avançado, que teve o mapeamento das trocas de marchas revisado.

Item de série: pacote Sport Chrono com troca de modos e tecla Sport Response.

O novo volante esportivo do GT - com 360 mm de diâmetro e design adotado do 918 Spyder - traz como item de série um seletor de modos de condução. Ele consiste de um anel rotativo com posições graduadas, que é usado para selecionar um dos quatro modos de condução: Normal, Sport, Sport Plus ou Individual. A seleção Individual permite que o condutor configure e mantenha registrado um acerto do carro personalizado.

Outro novo item do pacote Sport Chrono é o tecla Sport Response (resposta esportiva), no centro do selecionador de modos. Inspirado no automobilismo de competição, ele pré-condiciona o motor e a transmissão para obter as respostas mais imediatas possíveis. Nessa situação, o motor pode proporcionar o máximo em aceleração por um tempo de até 20 segundos, contribuindo para uma manobra de ultrapassagem, por exemplo. Um indicador presente no painel de instrumentos, na forma de um timer, mostra ao condutor o tempo total de acionamento da função. A função Sport Response pode ser usada tanto quanto desejado e em qualquer dos modos de condução.

O Porsche Stability Management (PSM - controle de estabilidade) do 911 Turbo possui agora um novo modo PSM Sport. Um ligeiro toque na tecla PSM no console central coloca o sistema num modo altamente esportivo, independentemente do programa de condução selecionado. Acionado separadamente, o modo PSM Sport altera a forma de intervenção do PSM muito mais do que acontecia no modo Sport Plus no modelo anterior. O novo modo possibilita chegar ainda mais perto dos limites de desempenho, numa pista de autódromo, por exemplo. Neste modo a lâmpada de advertência do PSM se acende e uma mensagem no painel de instrumentos indica que a contribuição do sistema PSM para manter a estabilidade está limitada. Mesmo assim, o PSM permanece ativo no fundo, mesmo no modo PSM Sport. Uma pressão prolongada na tecla PSM, porém, desativa totalmente o sistema, como sempre.

O 911 Turbo S traz um completo conjunto de itens dinâmicos

O chassi dos novos modelos 911 Turbo, agora com PASM (Porsche Active Suspension Management) de série, oferece uma interação ainda maior entre desempenho e conforto. Além disso, o 911 Turbo S oferece adicionalmente um conjunto de itens de série para complementar a direção dinâmica: o sistema de ajuste de chassi PDCC é equipamento de série, assim como o sistema de freios de cerâmica PCCB (Porsche Ceramic Composite Brake). As novas opções para todos os modelos 911 Turbo incluem o assistente de troca de faixas baseado em radar e um sistema de levantamento para o eixo dianteiro que pode ser usado para aumentar a distância livre do solo da lâmina do defletor dianteiro em 40 mm.

Design mais afilado, com novas características

Naturalmente, a nova geração do 911 Turbo adota características significativas do impactante design dos atuais modelos Carrera, complementadas por itens especiais típicos do 911 Turbo. A dianteira com nova configuração, com defletores de ar laterais e estreitas luzes de condução diurna em filamentos duplos, precisamente distribuídas, dá à frente do carro uma aparência de maior largura, em combinação com a barbatana adicional presente na tomada de ar central.

Visto de lado, o modelo de alto desempenho exibe novas rodas de 20 polegadas. No 911 Turbo S, por exemplo, as rodas com cubos rápidos (fixadas por uma única porca) agora têm sete, em vez de dez raios duplos. Também mudaram as dimensões das rodas do 911 Turbo: com as medidas 9 J x 20 na frente e 11,5 J x 20 atrás, as novas rodas agora são meia polegada mais largas. Elas agora têm o mesmo tamanho das rodas do 911 Turbo S. As novas maçanetas das portas agora vêm sem os antigos insertos tipo concha - exatamente como as dos modelos Carrera.

A traseira da carroceria também foi amplamente retrabalhada. Chamam a atenção à primeira vista as lanternas traseiras tridimensionais com suas luzes de freios com quatro pontos e a iluminação com aspecto de aura, já conhecida da série 911 Carrera. As aberturas do sistema de escapamento na traseira, assim como as ponteiras duplas, foram redesenhadas. A grade na tampa traseira também foi recriada e agora tem três partes: as seções esquerda e direita tem barras longitudinais e, no centro, há uma cobertura separada para otimizar a entrada forçada de ar no motor.

Novo Porsche Communication Management com navegação online

Juntamente com a mudança de geração dos modelos, um novo sistema de infotainment, PCM com navegação online*, está sendo adotada nos cockpits dos modelos 911 Turbo como equipamento de série. O sistema pode ser operado através de um monitor multitoques com superfície de vidro de alta qualidade, perfeitamente integrado ao console central. Ele oferece numerosas e amplas funções de conectividade, graças ao módulo Connect Plus de série. A navegação também pode acessar as últimas informações sobre o trânsito em tempo real. Rotas e locais podem ser visualizados em imagens 360 graus e de satélite.* Além disso, o sistema agora pode processar dados introduzidos à mão.

Telefones celulares e smartfones agora podem ser integrados mais rapidamente, de forma fácil e compreensível que antes através de Wi-Fi, Bluetooth ou cabo. Algumas funções do veículo agora também podem ser controladas remotamente.* Como em modelos anteriores, o sistema de som Bose é disponível de série. Um sistema Burmester pode ser fornecido como opção.

*funções ainda não disponíveis no Brasil.

Lançamento no mercado e Brasil

O novo Porsche 911 Turbo será lançado na Alemanha no final de janeiro de 2016 e a previsão de chegada do modelo no Brasil é no primeiro semestre de 2016, com preços ainda não definidos.