PORSCHE 928-4 SHOOTING BRAKE

1984 - PORSCHE 928-4 SHOOTING BRAKE

PORSCHE 928-4 SHOOTING BRAKE imagens e fotos de carros

Foi enorme a expectativa gerada pelo Porsche Panamera Sport Turismo no Salão de Genebra 2017. Há muito tempo vinha se falando dessa nova configuração do Panamera que em suas credenciais apresenta uma carroceria mais prática, com uma grande tampa traseira, 520 litros de porta-malas e quatro lugares.

Porém, o recém-apresentado veículo não é o primeiro Porsche Shooting Brake, já que em 1984 a marca de Stuttgart revelou o Porsche 928-4, um protótipo desenvolvido sobre o 928 S, com quatro lugares e sua forma característica. A verdade é que a ideia nasceu antes, como podemos observar no 911 S de 1970, embora depois disso houvesse um ou outro projeto que ficou na gaveta, como o 928 H50 Concept ou o Porsche 989, cujo modelo de produção viu a luz em 1995.

Com o motivo da apresentação do novo Panamera, o Museu Porsche resgatou o 928-4, um veículo criado pelo Centro de desenvolvimento da Porsche em Weissach, que mostrava um comprimento maior em 25 cm, um pilar B modificado para um acesso mais fácil aos lugares traseiros e uma distância entre-eixos mais ampla, proporcionando aos passageiros da parte traseira 20 cm a mais de espaço para as pernas.

Além disso, se diferenciava por seu teto em linha reta, seus faróis com a borda escurecida, o estofamento em couro verde no painel, nos painéis das portas e parte dos bancos, assim como os vidros escurecidos na mesma cor. Essa criação que pode ser vista nas imagens, descansa em uma sala do Museu.