PORSCHE CAYENNE CABRIOLET CONCEPT

2002 - PORSCHE CAYENNE CABRIOLET CONCEPT

PORSCHE CAYENNE CABRIOLET CONCEPT imagens e fotos de carros

Corriam os primeiros anos do século XXI quando a Porsche decidiu abandonar um legado de 50 anos fabricando esportivos para entrar em um segmento totalmente desconhecido até então, o dos SUVs. Apesar da opinião dos mais céticos, o modelo conseguiu ser um sucesso de vendas e a salvação, mais uma vez, da marca alemã. Agora, depois de 15 anos, surge um protótipo oculto da fase de desenvolvimento, o Porsche Cayenne Cabriolet Concept.

No final dos anos 90, com a chegada do Porsche Boxster, a marca de Stuttgart encontrou certo alívio em seus resultados que não eram nada satisfatórios. Entretanto, este sopro de ar fresco que representava o pequeno roadster, não seria a salvação. Era necessária uma mudança de rumo, uma aposta arriscada. Então nascia em 2003 o Porsche Cayenne, o primeiro SUV da marca e aquilo que seria o fim para todos os puristas da Porsche. No entanto, o tempo deu razão ao fabricante.

O Cayenne tornou-se um sucesso comercial. A mistura de um Sport Utility Vehicle com o DNA da Porsche criavam uma fórmula perfeita, enquanto que é considerado como um dos precursores do bem sucedido segmento dos SUVs. Agora pudemos conhecer um dos protótipos mais ocultos, um concept car pertencente à fase de desenvolvimento da primeira geração do Cayenne.

Como é possível apreciar nas imagens, o Cayenne Cabriolet Concept combina uma carroceria de traços coupe com duas portas, um interior para quatro passageiros e um teto do tipo Targa, muito popular dentro da marca e presente no Porsche 911 Targa desde suas origens. Peter Varga, Diretor de Design Exterior da Porsche e presente no departamento desde 2004, admite que quando chegou à empresa e descobriu o que haviam criado os designers, um Porsche Cayenne conversível, se surpreendeu.

O Porsche Cayenne Cabriolet Concept foi criado em 2002 pelos designers à frente do projeto Cayenne com o objetivo de valorizar a possibilidade de fabricar uma versão mais esportiva de um SUV com o toque sempre atrativo de um conversível. Pertence, desde então, à coleção privada do Porsche Museum, e apesar de não se saber como é o teto - inclusive pode ser que nem exista, já que se trata de um protótipo - esperamos que seja exposto em uma das salas do museu.