PORSCHE CAYENNE

2018 - PORSCHE CAYENNE

PORSCHE CAYENNE imagens e fotos de carros

A Porsche revelou hoje o novo Cayenne em um grande evento transmitido em streaming para todo o mundo. A nova geração do SUV será a terceira interação do modelo que conseguiu que a marca alemã possuísse sua musculatura financeira atual, assim, a importância dessa renovação é vital para a empresa, agora enquadrada dentro do Grupo VAG.

Após essa apresentação, a Porsche levará o novo Cayenne ao Salão de Frankfurt 2017, seguido de uma imediata comercialização, pois a nova geração do SUV alemão já está disponível para encomendas nos concessionários europeus da marca a partir de 87.000 euros.

Em relação a seu design, o novo Cayenne 2018 segue uma linha continuísta. Sua carroceria apresenta muitas semelhanças com a segunda geração do modelo, tanto que para muitos, pelo menos pela vista frontal, será muito complexo distinguir ambas as versões.

Na parte dianteira, talvez a mais polêmica pela semelhança com seu antecessor, encontramos um desenho de grade muito mais simples, com a mesma divisão de três barras, mas com poucas lâminas horizontais e um para-choque reestilizado. Os faróis contam com formas similares aos faróis amendoados da geração anterior, embora somente encontremos essa forma na cúpula protetora superior, já que o elemento óptico é de menor tamanho e com um jogo diferente da grafia habitual de 4 pontos da marca alemã.

A parte lateral também é muito similar ao modelo anterior, embora a silhueta seja bem mais estilizada, com um pilar mais perfilado. Enquanto que na traseira podemos ver um desenho completamente diferente. Nessa parte podemos ver como as novas lanternas, que se estendem de um extremo a outro, lhe conferem uma imagem muito diferente. A tampa traseira e o para-choque surgem completamente diferentes do modelo anterior, e a imagem resultante lembra muito o recente Panamera Sport Turismo, sobretudo pelo desenho das lanternas.

Em relação ao interior, a primeira coisa que chama a atenção é a disposição da tela e do console central. No primeiro caso encontramos uma nova tela de maior tamanho (12.3 polegadas) que ocupa todo o espaço disponível sobre o console central, deixando o painel muito claro. O grande console central está disposto novamente de maneira muito inclinada, acolhendo no centro a alavanca de câmbios.

Essa parte parece muito mais clara de botões e comandos, o que contribui para a sensação de espaço que irradia essa nova geração. O resultado é um interior realmente sóbrio, embora nas imagens oficiais possamos ver opções em acabamento de duplo tom com revestimentos em couro, que lhe aportam um toque muito requintado.

Uma das maiores novidades é a plataforma, já que o novo Cayenne utiliza uma nova compartilhada com o Grupo VAG, a MLB Evo, que também é usada por modelos como o Audi Q7, o futuro Lamborghini Urus e o Bentley Bentayga. Essa nova plataforma também pode acomodar versões híbridas plug-in e permitiu reduzir o peso do Cayenne em até 65 quilos.

Todas as versões contam com pneus de diferente tamanho (19 a 21 polegadas) e sistema de tração integral Porsche 4D Chassis Control de série. Pela primeira vez, o Cayenne equipa barras estabilizadoras ativas e um eixo traseiro direcional, derivado do sistema já utilizado no 911 e no Panamera. Os sistemas de suspensão pneumática e o Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC), controle de balanceamento da carroceria, também foram atualizados.

Em relação à sua motorização, a principal novidade é a ausência de motores diesel, assim, por enquanto encontramos somente blocos de combustão a gasolina. Essas versões não estarão disponíveis em um futuro próximo, mas a marca planeja introduzi-las mais adiante.

Inicialmente encontramos somente duas versões, as duas a gasolina mais básicas da linha, Cayenne e Cayenne S, ambas de seis cilindros e sobrealimentadas. Mais adiante deverá surgir o restante das versões, como a Turbo e as versões híbridas.

Como novidade, surge uma nova transmissão automática Tiptronic S de oito velocidades, com a qual a marca promete uma resposta mais rápida e novas relações de marchas também mais curtas. O Cayenne 2018 pode contar ainda com discos de freio com superfície coberta por uma capa de tungstênio (Porsche Surface Coated Brake ou PSCB). Somente como opcional para rodas de 20 e 21 polegadas, esses freios de aço recobertos de tungstênio aumentam a fricção, reduzindo o desgaste. Se distinguem por montar pinças de freio de cor branca.

Dentro das opções de equipamento vamos encontrar três níveis para o sistema de iluminação. De série encontramos faróis LED, mas opcionalmente podemos acrescentar os faróis adaptativos Porsche Dynamic Light System (PDLS), com vários modos de iluminação, e os novos faróis LED com feixe de luz matrix, esses últimos incluem o sistema PDLS Plus.

Na parte de conectividade e infotainment, o novo Cayenne estreia uma nova tela de 12.3 polegadas, com a última evolução do sistema Porsche Communication Management, já disponível no Panamera, com controle por voz e os últimos aplicativos do sistema Porsche Connect Plus.

Em termos de sistemas de segurança e de assistência à condução, conta com o assistente de visão noturna com câmera de imagem térmica, assistente de mudança de faixa, assistente de manutenção de faixa com sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, assistente para congestionamentos, ParkAssist com visão periférica e controle de cruzeiro adaptativo com Porsche InnoDrive.

Os preços para a nova linha 2018 na Europa partem de 87.000 euros para o Cayenne, enquanto que eol Cayenne S sobe até os 107.000 euros.