PORSCHE PANAMERA TURBO S

2014 - PORSCHE PANAMERA TURBO S

PORSCHE PANAMERA TURBO S imagens e fotos de carros

A Porsche está lançando o Panamera mais rápido, potente e luxuoso na sua série Gran Turismo. Com potência de 570 cv e atingindo a velocidade máxima de 310 km/h, além de uma série de particularidades, a versão top de linha Panamera Turbo S tem uma posição consolidada em seu segmento de mercado. Pela primeira vez, uma versão Executive do Panamera Turbo S também estará disponível. Com uma distância entre-eixos maior (em 15 centímetros), o Panamera Turbo S Executive ganhou mais espaço interno, proporcionando maior conforto na parte traseira. Janelas com isolamento térmico e acústico, com revestimento de auxílio à privacidade, pacote de iluminação interna concebido especialmente para a parte traseira e um grande console central também na parte traseira são apenas algumas das amplas opções de equipamentos disponíveis. A nova versão top de linha do Panamera será lançada no Salão do Automóvel de Tóquio.

O luxo do novo Panamera Turbo S fica evidente também nas características únicas do seu visual. A cor externa Palladium metálica, disponível exclusivamente para o novo Panamera Turbo S, oferece um visual especialmente diferenciado, reforçando seus contornos finos e elegantes. Um dos segredos da dirigibilidade excepcional do veículo está nas rodas de 20 polegadas do 911 Turbo, não apenas são maiores como também significativamente mais largas do que as rodas padrão das outras versões do Panamera. O spoiler traseiro de quatro posições, pintado na cor externa do carro, é outra característica exclusiva.

O novo Panamera top de linha possui uma lista excepcional de equipamentos de série, condizente com um modelo de primeira categoria. Entre eles, os sistemas que controlam a dinâmica da direção. O controle dinâmico de chassi Porsche (Porsche Dynamic Chassis Control, PDCC) é um sistema de estabilização ativo contra rolagem, que reduz a inclinação lateral do veículo tão logo que ele começa a fazer a curva, melhorando ao mesmo tempo a agilidade e o conforto. O sistema de distribuição variável de torque Porsche (Porsche Torque Vectoring Plus, PTV Plus) opera com um torque padrão variável dividido nas rodas traseiras, combinado com uma trava do diferencial do eixo traseiro controlada eletronicamente para oferecer uma tração melhor em qualquer situação de direção. Graças aos discos de freio em material composto de cerâmica Porsche (Porsche Ceramic Composite Brake, PCCB), o Panamera Turbo S se beneficia de um sistema de frenagem altamente eficiente e particularmente resistente ao desgaste. A função Power Steering Plus, sensível à velocidade, representa o sistema de esterçamento. O chassi do Panamera Turbo S obviamente conta com o sistema de gestão de suspensão ativa Porsche (Porsche Active Suspension Management, PASM) para controle adaptável dos amortecedores e suspensão a ar adaptável, com mais volume de ar.

Mais 50 cv de potência graças aos novos turbocompressores e mais pressão de injeção
Um aumento de 50 cv de potência em comparação com o motor do Panamera Turbo foi alcançado por meio de trabalhos de revisão específicos em diversos componentes. A Porsche agora está usando dois novos turbos com compressores maiores no Panamera Turbo S. Os novos compressores aumentam o fluxo de ar e injetam mais oxigênio nas câmeras de combustão, usando cargas e velocidades altas. Além disso, a pressão de injeção teve um aumento de 20 bar, passando a ser 140 bar. Em conjunto, ambas as mudanças submetem os componentes a altas solicitações, absorvidas pelos pistões feitos de uma nova liga de alumínio e anéis de pistão especialmente revestidos.

Esse conceito tem mais duas vantagens: ao preparar a mistura de ar e combustível nas câmaras de combustão de maneira mais eficaz, o torque também tem um aumento de 50 Nm, passando a ser 750 Nm entre 2.250 e 5.000 rpm, passando a 800 Nm com o over boost. O torque adicional faz com que as ultrapassagens sejam ainda mais fáceis e rápidas. O segundo aperfeiçoamento é que os valores de consumo de combustível (de acordo com o Novo Ciclo de Direção Europeu -NCDE) são os mesmos do Panamera Turbo, ou seja, 10,2 litros por 100 km, que corresponde a um consumo mais de 11% inferior ao da geração anterior.

Graças ao sistema de exaustão esportivo opcional, o Panamera Turbo S oferece aos condutores a oportunidade de desfrutarem de som esportivo sempre que assim desejarem. Esta experiência de som exclusiva é alcançada por meio de um canal acústico que pode ser acionado ao apertar um botão; este canal direciona o som do motor diretamente para o interior do carro. Além disso, cilindros individuais são pulados quando a marcha é trocada, permitindo uma redução mais rápida da velocidade do motor e um engate rápido da embreagem, o que oferece um efeito colateral acústico que lembra o murmúrio característico de um motor de oito cilindros.

Pacote Sport Chrono reforça as características de manobra esportivas 

O novo Panamera Turbo S é também perfeitamente equipado para converter eficazmente seu nível mais alto de potência e torque em uma dinâmica de direção esportiva. Uma das exigências para esta conversão eficaz de potência é o conceito de transmissão de potência ideal, que o sistema de gestão de tração Porsche (Porsche Traction Management, PTM), um sistema de tração nas quatro rodas, oferece no formato ideal, mesmo em condições de direção difíceis. O pacote Sport Chrono vem de fábrica e coordena a potência do motor e o chassi com o toque de um botão para garantir uma resposta consistentemente esportiva.
Mais ainda, a função overboost é acionada nos modos “Sport” e “Sport Plus”, bem como durante a redução das marchas no modo “Normal”. O overboost aumenta temporariamente a pressão momentânea para permitir aceleração e arrancada ainda mais rápidas. A função “Launch Control” para largada garante a melhor aceleração possível na arrancada ao coordenar de forma ideal as respostas do sistema de controle do motor e do programa de troca de marchas do PDK (Porsche Doppelkupplung, dupla embreagem Porsche). Graças à nova programação, o Porsche Doppelkupplung faz a troca entre suas sete marchas ainda mais rapidamente, acelerando o novo modelo Gran Turismo de primeira categoria de zero a 100 km/h em 3,8 segundos.

Chassi com todos os sistemas de assistência do Panamera

O chassi conta com todos os sistemas ativos que a Porsche desenvolveu e apresentou como equipamento de fábrica para a linha do Gran Turismo esportivo. O sistema de gestão de suspensão ativa Porsche (Porsche Active Suspension Management, PASM) é a peça central, combinando suspensão a ar adaptável e controle adaptável dos amortecedores. O PASM ajusta de maneira contínua as forças dos amortecedores e os adapta para se conformarem às condições na estrada e ao estilo de direção. Através do botão PASM do chassi no console central, o condutor pode escolher entre três mapas de desempenho: Comfort, Sport e Sport Plus. De maneira semelhante, a suspensão a ar adaptável oferece a capacidade de acionar coeficientes de deformação diferentes para abrir uma gama ainda maior de características do chassi, oferecendo aos condutores a opção entre um nível de conforto muito elevado na direção ou uma dinâmica de direção muito esportiva.

A combinação entre PDCC e PTV Plus significa que o Panamera Turbo S conta com a versão mais avançada do chassi do Panamera. O PDCC evita que a carroceria do veículo role em seu eixo longitudinal, ao aplicar um torque oposto por meio de estabilizadores ativos nos eixos dianteiros e traseiros. Este sistema também melhora o equilíbrio do veículo por meio de uma distribuição de momento de rolagem dinâmica, resultando em uma excelente agilidade em todas as faixas de velocidade dirigidas, bem como um desempenho de esterçamento e um comportamento de alteração de carga equilibrada ideias. Uma maior agilidade é obtida porque os pneus mantêm constantemente a posição ideal na estrada, permitindo que forças laterais otimizadas se acumulem e ajam sobre cada um dos pneus. A distribuição de momento de rolagem variável também influencia diretamente as propriedades de esterçamento automático do veículo.

O PDCC, o PASM e a suspensão a ar são sempre controlados em conjunto quando um dos três programa de chassi é selecionado. Quando a configuração “Comfort” é selecionada, os sistemas proporcionam uma viagem relaxada em estradas com superfícies irregulares. Nos modos “Sport” e “Sport Plus”, uma intervenção ativa pelos sistemas influencia o comportamento do esterçamento, o apoio máximo contra rolagem, as propriedades de esterçamento automático e a tração para poder garantir um desempenho e agilidade máximos.

PTV Plus para percorrer ainda melhor as curvas e freios de cerâmica testados nas corridas
As vantagens oferecidas pelo PDCC em termos de dinâmica de direção são reforçadas pelo sistema Porsche Torque Vectoring Plus pela trava de diferencial do eixo traseiro controlada eletronicamente com efeito de travamento variável. O sistema otimiza o comportamento do esterçamento e tração, proporcionando assim uma experiência de direção esportiva.

O Panamera Turbo S vem de fábrica com o PCCB. Estes freios de cerâmica, testados nas pistas de corridas, marcam sua presença por meio das pinças de freio amarelas e oferecem vantagens evidentes em comparação aos tradicionais discos de freio de ferro fundido. Uma redução na massa de aproximadamente 50%, uma resposta de manuseio mais rápida e resistência à corrosão pelos anéis da pinça de freio garantem um desempenho máximo.

Interior: couro de duas tonalidades e assentos altamente confortáveis 

A síntese entre exclusividade e esportividade continua no interior do Panamera Turbo S por meio do revestimento em couro de duas tonalidades. Um destaque em particular é o novo pacote de acabamento interno em nogueira com textura escura “Dark Burl Walnut”. O novo acabamento inclui alguns toques em vermelho, oferecendo um efeito um pouco mais plácido, e o interior do Panamera Turbo S é arrematado pelos emblemas da Porsche em relevo nos apoios para cabeça dianteiros.

Os bancos elétricos dianteiros com 14 pontos de ajuste vêm de fábrica e podem ser combinados com o pacote de memória para um grande conforto. O pacote de memória inclui um prolongamento da superfície do banco, bem como suporte lombar e ajuste elétrico da coluna do volante. Tanto os bancos dianteiros como os traseiros saem de fábrica com aquecimento e a ventilação dos bancos está disponível como opcional para o Panamera Turbo S Executive. Os bancos esportivos adaptáveis se agregam a este sistema de assentos, incluindo o pacote de memória com encostos elevados nas laterais dos bancos e ajuste eletrônico com 18 posições oferecido como opcional para o Panamera Turbo S. Dois bancos traseiros individuais, com um apoio para o braço dobrável central, oferecem um espaço generoso para as pernas e a cabeça, mesmo para passageiros de alta estatura. Os passageiros viajando na parte de trás do Panamera Turbo S Executive desfrutam de um luxo ainda maior: os bancos individuais contam com mais doze centímetros de espaço na abertura para apoiar os pés, todos os bancos oferecem ventilação ativa e a tela de proteção solar com acionamento eletrônico permite ter ainda mais privacidade. Tanto os passageiros na dianteira como os da traseira estão protegidos por air-bags laterais.

O Porsche Panamera Turbo S será vendido no Brasil somente por encomenda. O preço inicial será definido por ocasião da chegada do modelo ao País, no primeiro semestre de 2014.

1) Consumo do Panamera Turbo S na cidade: 14,7 litros/100 km; consumo de combustível na estrada: 7,7 litros/100 km; consumo combinado: 10,2 litros/100 km; emissões de CO2: 239 g/km

2) Consumo do Panamera Turbo S Executive na cidade: 14,9 litros/100 km; consumo de combustível nas estradas: 7,8 litros/100 km; consumo combinado: 10,3 litros/100 km; emissões de CO2: 242 g/km



04/11/2013

PORSCHE PANAMERA TURBO S, DESEMPENHO E LUXO PARA MOTORISTAS EXIGENTES