PORSCHE PANAMERICANA CONCEPT

1989 - PORSCHE PANAMERICANA CONCEPT

PORSCHE PANAMERICANA CONCEPT imagens e fotos de carros

PORSCHE PANAMERICANA CONCEPT, UM PRESENTE PARA FERRY PORSCHE

No Salão de Frankfurt de 1989, a Porsche lançou o conceito one-off (um único exemplar) do Porsche Panamericana. O carro que fez um enorme sucesso e foi um presente da empresa para Ferdinand Anton Ernst Porsche (Ferry Porsche), filho do fundador da empresa e que estava comemorando naquele ano o seu 80º aniversário.

O conceito era consideravelmente diferente dos modelos regulares daqueles dias, devido ao seu teto baixo de vidro transparente, que poderia ser removido juntamente com o vidro traseiro dando um amplo sentido de abertura. O painel frontal era inspirado no 959 e na parte traseira as lanternas eram interligadas através de um painel vermelho semelhante ao 928, sendo o carro pintado na cor azul turquesa. O responsável pela criação do conceito foi Ulrich Bez, que hoje em dia é o CEO da Aston Martin.

A Porsche escolheu esse nome em referência a Carrera Panamericana, uma corrida de resistência durante o início dos anos 50 no México. O conceito foi baseado no Porsche 911 Carrera 4 e com uma carroceria em fibra de carbono, atingia os 100 km/h em menos de seis segundos com uma velocidade máxima de 257 km/h. Isso era possível graças ao motor de seis cilindros que debitava 247 cv a 6.100 rpm e 228 Nm de torque a 4.800 rpm, acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades.



08/06/2014

PORSCHE PANAMERICANA CONCEPT, UM PRESENTE PARA FERRY PORSCHE