RENAULT CLIO RS 16 CONCEPT

2016 - RENAULT CLIO RS 16 CONCEPT

RENAULT CLIO RS 16 CONCEPT imagens e fotos de carros

Há alguns dias a notícia chegou como um boato. A Renault estava preparando algo em torno do Clio e algumas imagens apareciam vazadas em vários sites na internet, e apenas algumas horas depois, era a própria Renault que confirmava o rumor e publicava a primeira fotografia oficial.

É que este ano aconteceram dois fatos simultâneos, a Renault Sport, divisão esportiva da marca francesa completa 40 anos e a Renault marcou o seu retorno à Fórmula 1. E para celebrar, não poderia ter havido melhor ideia do que criar o Renault Clio RS 16, um pequeno bólido equipado com o motor de 2.0 litros do Mégane RS Trophy-R, com uma potência de nada menos que 275 cv.

Por enquanto trata-se de um protótipo, que inicialmente cumprirá com o propósito de ser exibido neste fim de semana no Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 e no Goodwood Festival of Speed que acontecerá no final do mês de junho.

Os engenheiros da Renault Sport garantem que transplantar o motor do Mégane para um carro menor foi um verdadeiro desafio, mas as modificações e melhorias não terminaram com o motor, mas atingiram também o chassi e a carroceria.

Não só o motor foi herdado do Mégane RS Trophy-R, mas também os amortecedores ajustáveis e os freios com discos de aço de 350 mm. O eixo traseiro foi tomado emprestado do Clio R3T de Rally, o que permitiu conseguir uma rigidez à torção 50% maior.

Por outro lado, sua carroceria foi alargada em 60 mm e toda a frente teve que ser redesenhada para poder acolher o novo motor, a transmissão e o sistema de refrigeração. Seus arcos de roda mais amplos escondem as rodas de liga leve de 19 polegadas, calçadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2. O sistema de escape é assinado pela Akrapovic e a carroceria é pintada de amarelo para homenagear os carros de Fórmula 1 da marca.

Por enquanto a Renault fabricou duas unidades, uma delas é a de cor amarela que estreia este final de semana no Grande Prêmio de Mônaco e a outra de cor preta, está sendo utilizada para pesquisa e desenvolvimento. Ainda não se sabe se poderemos ver o modelo nas concessionárias.