RENAULT EZ-POD

2019 - RENAULT EZ-POD

RENAULT EZ-POD imagens e fotos de carros

Parece que o futuro do transporte nas cidades está focado na condução autônoma e no carsharing. E isso foi percebido por muitas marcas que já começaram a mostrar suas próprias propostas. São carros pequenos para movimentar-se pelas cidades, autônomos e claramente concebidos como fornecedores de serviços de transporte para curtas distâncias. SEAT, Citroën e Mercedes-Benz já mostraram essas apostas particulares e agora surge a Renault com o EZ-POD. Um simpático e pequeno veículo elétrico, apto para duas pessoas e só olhando seu interior, percebe-se que foi concebido para a condução autônoma e viagens de curta distância.

De acordo com a Renault, foi idealizado tanto para o transporte de pessoas como de mercadorias, e sua compacta carroceria busca aproveitar ao máximo o espaço ocupando somente 3 metros quadrados. É realmente estreito, mas os dois bancos que conta, os mesmos utilizados pelo Twizy e acompanhados exclusivamente em seu interior de um par de alças (não há nem sinal de volantes ou outros mecanismos), estão distribuídos olhando a uma das laterais em vez de estarem direcionados à frente, de tal forma que cabem em um espaço tão reduzido.

Uma distribuição que só pode ser entendida em veículos focados na micromobilidade e que permite um acesso rápido e simples para os viajantes, pelo fato de única entrada estar apontando para o lado da calçada. Uma vez dentro do seu interior simples, idealizado para ser durável e fácil de limpar, conta com duas telas que oferecem aos passageiros informação sobre o trajeto.

Todos estes detalhes deixam claro também que estamos diante de um veículo que circulará muito devagar, mas que compensa com um design tão compacto que oferece agilidade em zonas de tráfego complicado e com a possibilidade de movimentar-se por ambientes de pedestres como aeroportos, estacionamentos e centros comerciais. Na verdade, a intenção da Renault é que este veículo possa ser autorizado para mover-se por zonas de pedestres e nos casos de transporte de pessoas com mobilidade reduzida, chegar até a entrada de casas e edifícios, sempre em baixas velocidades de 6 km/h.

O que há debaixo da cabine é o chassi de um Twizy, um design inspirado no concept car EZ-GO e o conceito de plataforma modular do EZ-PRO. Para seu funcionamento como carro autônomo conta com uma câmera e um sensor LIDAR na parte dianteira, além de radares de curto alcance localizados tanto na dianteira como na traseira e por último duas antenas e um GPS para o seguimento da localização e conectividade em tempo real. Devido ao seu tamanho conta ainda com uma bateria de um tamanho o mais reduzido possível, suficiente para trajetos curtos.

A Renault esclarece que este conceito irá evoluindo com o tempo para adaptar-se às preferências de usuários, operadores de frotas e as administrações das cidades.