SEAT LEÓN ST CUPRA R

2018 - SEAT LEÓN ST CUPRA R

SEAT LEÓN ST CUPRA R imagens e fotos de carros

No final do ano passado comentamos aqui que a SEAT pretendia introduzir a versão Cupra R na carroceria perua do SEAT León. O compacto espanhol estreou em 2017 esta edição limitada que oferecia um plus de exclusividade e agressividade. Conceitos que se transferiram ao novo SEAT León ST Cupra R. Seu lançamento coincide com o anúncio do primeiro modelo da Cupra como submarca independente da SEAT, o Cupra Ateca.

É curioso que a marca espanhola decidiu introduzir esse modelo com o emblema da SEAT e não tê-lo feito com a recém-estreada Cupra. Talvez seja um adeus das versões Cupra dentro da linha da SEAT, o tempo dirá. De qualquer forma, o novo SEAT León ST Cupra R e o mencionado Cupra Ateca estarão presentes no iminente Salão de Genebra 2018 no início do próximo mês de março.

Esteticamente o novo León ST Cupra R não apresenta surpresas. Mostra os mesmos traços característicos do León Cupra R. A diferença mais notável é que se trata da versão de carroceria ST (Perua). O exterior se destaca pela combinação da cor Cinza Pirineos Fosco com vários detalhes na cor cobre. A carroceria também apresenta alguns elementos em fibra de carbono e as rodas de liga leve de 19 polegadas não passam despercebidas.

Se dermos uma olhada em seu habitáculo, rapidamente ficará claro que estamos diante de um León ST Cupra convencional. Detalhes como a inscrição gravada a laser no console central fazem referência a esta exclusiva edição. Os bancos tipo ‘bucket’, os estofamentos em Alcantara e os acabamentos na cor cobre, além da tapeçaria em um desenho similar ao da fibra de carbono, ajudam a criar uma atmosfera onde se respira alto desempenho e esportividade.

Em termos mecânicos, o SEAT León ST Cupra R esconde debaixo do seu capô um motor a gasolina de 2.0 litros TSI com 300 cv e 380 Nm de torque máximo, que surge acoplado a uma transmissão automática DSG de dupla embreagem e seis velocidades, assim como um sistema de tração total 4Drive. Graças a essa mecânica, poderá alcançar uma velocidade máxima de 250 km/h.

Após sua passagem pelo Salão de Genebra 2018, será preciso aguardar até o final deste ano para que se inicie a sua comercialização. Considerando que a produção do SEAT León Cupra R foi limitada a 799 unidades, espera-se que com o León ST Cupra R ocorra o mesmo.