SMART FORTWO

2015 - SMART FORTWO

SMART FORTWO imagens e fotos de carros

Apesar da apresentação oficial acontecer apenas em outubro, durante o Salão do Automóvel de Paris, a smart já desvendou as novas gerações dos modelos fortwo e forfour que chegam ao mercado a partir de novembro. Os dois modelos fazem parte de uma estratégia de revitalização da marca de carros urbanos da Mercedes.

A nova geração de carros urbanos da smart foi desenvolvida em parceria de engenharia e produção de grande escala entre a Mercedes-Benz e a Renault, parceria que já havia dado os primeiros frutos através da terceira geração Twingo, um “irmão” do novo forfour.

Os novos fortwo e forfour pretendem fazer crescer as vendas da smart. Apesar de comercializar o fortwo desde 1998, a marca tem tido dificuldades em superar a média de 100.000 unidades por ano, um número que está um quinto abaixo das metas originais da empresa.

O novo forfour vai desempenhar um importante papel no aumento das vendas, numa estratégia que já foi tentada anteriormente, mas que falhou e levou a uma reestruturação da empresa devido às vendas fracas do modelo de quatro portas.

As novas gerações dos dois modelos e do Renault Twingo, foram desenvolvidas a partir da mesma plataforma, com o objetivo de gerar maiores economias de escala, aumentar o volume de vendas e alcançar lucros superiores. Uma das grandes novidades do novo fortwo é a colocação do motor na parte traseira do veículo, para uma maior otimização de espaço.

O novo fortwo mantém o mesmo layout básico do seu antecessor, com uma carroceria de duas portas compacta e espaço para dois passageiros. O novo forfour compartilha o mesmo design dianteiro, mas tem uma maior distância entre eixos o que permite a introdução de mais um par de portas e espaço para dois passageiros adicionais.

Os dois novos modelos smart recebem um capô bem definido com um para-brisa significativamente menos inclinado que o anterior fortwo. Ainda assim os modelos mantêm traços de design tradicionais da smart como a cápsula de segurança Tridion exposta que permite oferecer aos dois modelos opções de pintura de dois tons.

As novas gerações contam também com várias novidades no design inspiradas nos mais recentes protótipos apresentados pela marca, sendo um dos aspectos mais conhecidos é a nova grade com detalhes em forma de favo de mel. Outras novidades incluem os faróis dianteiros e lanternas traseiras com as extremidades arredondadas e em LED.

Apesar do grande número de alterações da nova geração, o fortwo mantém o mesmo comprimento do seu antecessor, com 2.695 mm. Ainda assim a distância entre eixos foi ligeiramente aumentada para 1.873 mm, 8 mm a mais do que anteriormente. De forma a melhorar a estabilidade em velocidades superiores o novo fortwo é 100 mm mais largo que a geração anterior, o que também permite um aumento de espaço interior e dos eixos para 1.600 mm. A altura manteve-se
intacta nos 1.550 mm.

Já a segunda geração do forfour com um comprimento de 3.490 mm, é 255 mm mais curto que o seu antecessor. Os dois carros compartilham os 1.660 mm de largura e 1.550 mm de altura.

De forma a reduzir os custos de desenvolvimento dos novos modelos a smart optou por não oferecer uma opção de motor a diesel, tanto no novo fortwo como no forfour. Os modelos serão inicialmente comercializados com um motor Mitsubishi de 999 cc de 71 cv e um motor turbo de 898 cc a gasolina de três cilindros, com opção de 60 e 90 cv. Em breve está prevista a introdução de um motor elétrico através de uma parceria com a Tesla, mas que só deverá chegar em 2016.

Todos os motores são combinados com uma caixa manual de cinco velocidades de série. Os clientes também vão poder optar por uma caixa de velocidades automatizada de dupla embreagem de seis velocidades, uma estreia tanto no fortwo como no forfour.

No Brasil, a expectativa é que os dois modelos sejam lançados em meados de 2015. Quanto aos preços, o novo Fortwo será vendido por 11 mil euros na versão mais básica, enquanto o Forfour será 600 euros mais caro em todas as configurações.