SUZUKI S-CROSS

2016 - SUZUKI S-CROSS

SUZUKI S-CROSS imagens e fotos de carros

- A Suzuki apresenta o S-Cross, nova geração de crossover. Resultado da determinação da marca em desenvolver novas tecnologias para eficiência e segurança. Sistema AllGrip e baixo consumo de combustível são destaques no pacote de inovações.

O novo S-Cross é uma nova geração de crossover que foi desenvolvida com foco em eficiência, em segurança e que privilegia a facilidade de uso e afinidade com o usuário. Ele tem traços fortes, identidade única e fácil de dirigir. O novo S-Cross é acima de tudo um carro desenvolvido com foco nas pessoas e com um design seduz.

A tecnologia TECT (Total Effective Control Technology) do novo S-Cross o tornou mais leve, portanto se movimentando melhor e com mais facilidade. Consomem menos combustível, aceleram, freiam e respondem melhor aos comandos do motorista. O novo S-Cross estabelece uma forte relação de segurança com seus usuários e possui uma extensa lista de tecnologias que ajuda a evitar acidentes:

- Alta Capacidade de resposta aos comandos do motorista.
- Tecnologia All Grip que modula a distribuição de torque nas quatro rodas.
- Sistema VGR de direção elétrica com passo variável.
- Esforço de direção modulado pelo sistema All Grip.
- Retrovisor eletrocrômico.
- Sensor crepuscular inteligente.
- Sensor de chuva.
- Amplo campo de visibilidade.
- Faróis bi-xenon.
- Freios ABS, EBD, BAS e BOS de 9ª geração.
- Sistema de controle de estabilidade (ESP).
- Sistema TCS de controle de tração.
- Isofix com dupla posição.

E ainda, em caso de acidente o novo S-Cross protege seus ocupantes com as seguintes tecnologias:

- TECT - Estrutura leve e resistente.
- Estrutura deformável.
- Célula de sobrevivência.
- Barras de proteção lateral.
- 6 Air Bags.
- Cintos de segurança com detonador pré-tensionador.
- Coluna de direção deformável.
- Pedal de freio desarmável.
- Estrutura deformável em caso de atropelamento.

Peso e Eficiência

O Suzuki S-Cross é a perfeita combinação de um crossover leve, com apenas 1.125kg, e um eficiente motor 1.6 de 120 cv e 157 Nm de torque, que resulta em ótimo compromisso de desempenho, eficiência, consumo reduzido de combustível e baixa emissão de poluentes.

Dados INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia de consumo de combustível no PBEV - Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular:
11,9 km/l - Ciclo Urbano
13,2 km/l - Ciclo Rodoviário

Na categoria SUV compacto o novo S-Cross está classificado com nota A.

O novo S-Cross também ganhou o selo CONPET pelo seu desempenho tanto na sua categoria como na geral.

Tecnologia AllGrip

Novo sistema de tração nas quatro rodas, selecionáveis para melhor dirigibilidade em diferentes condições de terreno e performance, garantindo mais aderência, estabilidade e segurança ativa.

O sistema AllGrip interpreta o movimento do motorista ao volante combinado com o micro escorregamento dos pneus no solo e modula a distribuição de torque entre as rodas e o esforço do volante. Se necessário, o sistema ainda aplica frenagem de forma individual em qualquer uma das rodas para garantir aderência e tração.

A tecnologia de aderência total AllGrip incorpora um inovador padrão de segurança ativa embarcado no Suzuki S-Cross. Controla não só a transmissão de força às rodas do eixo traseiro, como também atua em conjunto com os sistemas de motor, transmissão, TCS (controle de tração) e ESP (controle de estabilidade) e direção.

São quatro diferentes modos de tração:

- AUTO: proporciona maior economia de combustível em condições normais de uso e automaticamente muda de 2WD para 4WD, de acordo com as necessidades do terreno;

- SPORT: Otimiza as trocas de marchas e as características de torque do motor, pois com menor aceleração, mantém a rotação alta o suficiente para uma resposta imediata. O sistema ainda transfere torque para o eixo traseiro para promover melhor desempenho em curvas, privilegiando uma direção mais esportiva.

- SNOW / MUD: otimiza o desempenho em pisos de baixa aderência como neve, lama ou outras superfícies escorregadias. O uso do modo SNOW / MUD também controla a tendência ao sobre esterço e sub esterço, tornando a condução o mais estável possível mesmo nos pisos mais escorregadios.

- LOCK (4WD): para uso off-road em piso de baixa aderência, auxilia a saída do veículo quando atolado em lama, areia, neve, etc. Isto é possível através de um torque elevado e constante que é enviado a todas as rodas (quase 50/50).

Segurança

- TECT - Tecnologia de Controle Efetivo Total Suzuki

A carroceria do novo S-Cross incorpora a tecnologia de controle efetivo total da Suzuki (TECT) para absorção de impacto e proteção dos ocupantes. Para isso, a carroceria incorpora o uso de aços de alta resistência para os principais componentes estruturais, tornando a carroceria leve e excepcionalmente resistente em caso de acidentes. Como exemplo, a coluna B utiliza aço de ultra resistência à tração de 1.500 MPa feita através do processo de conformação a quente que a torna rígida e muito leve.

O capô, para-choques e partes da carroceria têm estruturas de absorção de impacto que atenuam a extensão dos ferimentos em caso de atropelamento.

Como consequência o novo S-Cross conquistou a classificação de cinco estrelas (a maior disponível) para ocupantes (adultos e crianças) e pedestres no (Euro NCAP).

- Suspensão dianteira: A suspensão dianteira tipo MacPherson está integrada a um sub chassi de alta rigidez, que combinados com amortecedores pressurizados, molas progressivas e barra estabilizadora, permitem o controle de rolagem da carroceria nas curvas garantindo o equilíbrio e a robustez ao S-Cross em qualquer tipo de terreno, seco ou molhado.

- Suspensão traseira: O conjunto da suspensão traseira foi especialmente projetado para proporcionar grande estabilidade em curvas e melhor dirigibilidade. Conta com eixo de torção, tubular e de geometria de efeito direcional, que além de leve e funcional ainda dispensa a barra estabilizadora e somadas às molas helicoidais, garantem melhor performance em curvas.

- ESP (Electronic Stability Program) ou Programa Eletrônico de Estabilidade atua diretamente nos freios e evita que o motorista perca o controle direcional em curvas ou desvios de trajetória, garantindo assim maior segurança. O dispositivo analisa a rotação de cada uma das rodas em relação à velocidade do veículo e também o ângulo de esterço do volante, identificando rapidamente a roda que está perdendo aderência. Neste momento, aciona o freio da roda que melhor ajudará a corrigir a trajetória do veículo, evitando que o mesmo rode ou tangencie a curva.

- TCS (Traction Control System): Sistema eletrônico que previne o escorregamento de uma ou mais rodas de tração do veículo. Em pisos molhados, neve ou trechos de lama, o TCS reduz o torque na roda que está perdendo tração, ajudando o motorista a não perder o controle do veículo ou a sair de situações difíceis.

- Freios - ABS / EBD / BAS / BOS: Além do sistema ESP e TCS o novo S-Cross incorpora freios ABS (Antilock Brake System - sistema antibloqueio) de nona geração; EBD (Eletronic Brake Distribuition), que distribui a força de frenagem em função do numero de ocupantes e bagagem); BAS (Brake Assist), garante força máxima de frenagem, auxiliando o motorista durante as frenagens de emergência; e o BOS (Brake Override System) que inibe o movimento do veículo em caso de aplicação simultânea de freio e acelerador. Freio a disco ventilados na dianteira e solido na traseira. Pinças de freio traseiras em alumínio para redução de peso e melhor dissipação de calor.

- Conjunto ótico: Com design tridimensional incorpora faróis de xenon (HID) nos focos alto e baixo, projetor head lights, lanternas em LED e ajuste de altura e lavagem automaticos.

- Airbags: Seis airbags com SDM (Sensing Diagnostic Module - caixa preta de memória perpetua).

- Isofix: Sistema Isofix de fixação de cadeirinhas de criança no banco traseiro com dupla posição.

- Cinto de segurança: De três pontos para todos os usuários e com pré-tensionador - com detonador pirotécnico que tira a folga do cinto de segurança em caso de acidente para os bancos dianteiros.

- Visibilidade Superior: A ampla área envidraçada e os espelhos retrovisores externos, rebatíveis eletricamente, foram desenvolvidos para otimizar o campo de visão do motorista, facilitando a condução do veículo.

Design

- Design com três temas chaves: Modernidade x Qualidade x Aerodinâmica

O novo S-Cross tira vantagem de sua forma aerodinâmica, que promove a economia de combustível através de suas linhas de contornos suaves, que otimizam a passagem do fluxo de ar. A carroceria com 4.300 mm de comprimento transmite um forte e confiante caráter crossover.

No design da lateral, a linha de teto desce suavemente na parte traseira para formar uma linha fluida, dando a sensação de esportividade e ajuda no formato aerodinâmico superior da carroceria. Contornos suaves na lateral suavizam a passagem do fluxo de ar.

Seguindo tendência mundial de design, a versão GLS oferece como opção diferentes combinações de cores entre teto e carroceria. As combinações de cores são: Bronze / Bege, Cinza / Preto, Prata / Preto e Branco / Preto.

Espaço Interno e Conforto

O novo S-Cross conta com amplo espaço interno para motorista e passageiros com destaque para os bancos traseiros com duas posições de ajuste, descansa braço (com porta copos) e rebatíveis em um terço e dois terços, que permitem que o espaço seja utilizado de diversas maneiras, ampliando os 440 litros do porta-malas.

O porta-malas conta ainda com uma tampa que nivela o assoalho com os bancos rebatidos, facilitando a acomodação de objetos maiores. Abaixo da tampa ainda há espaço para outros volumes, além de dois compartimentos laterais que podem ser abertos para objetos largos. A tampa pode ser removida ou baixada no piso da área de bagagem, permitindo que itens altos possam ser carregados.

Os bancos dianteiros oferecem excelente apoio e conforto, acomodando os ocupantes firmemente.

O volante conta com sistema de regulagem de ajuste de profundidade em até 36 mm e variar sua altura em 40 mm. Essa ampla regulagem do volante, aliada a regulagem do banco do motorista.

Outros itens de conforto:

- Sensor crepuscular inteligente - acende automaticamente os faróis e lanternas, distinguindo a perda de luminosidade natural de uma situação pontual, pois o sensor monitora a luminosidade à frente e acima do veiculo. Quando o veiculo entra em um túnel longo e escuro, o sistema acende os faróis e as lanternas imediatamente. No caso do veículo entrar em um túnel curto, os sensores detectam não só o escuro, como também a luz do final do túnel e o sistema não liga os faróis.

- Sensor de chuva - Aciona e ajusta automaticamente a velocidade do limpador de para brisas de acordo com a intensidade da chuva e velocidade do veiculo.

- Transmissão CVT de sete posições com paddle shift
Permite as trocas de marcha de modo manual, entregando conforto e esportividade na medida certa.

- Hill Hold - Facilita saídas em rampas e evita que o carro se movimente para trás quando o condutor move o seu pé do pedal do freio para o pedal do acelerador.

- Sensores de proximidade dianteiro e traseiro - Facilitam as manobras e contam com aviso sonoro e indicação integrada ao computador de bordo.

- Painel de instrumentos - Funcional e de fácil leitura, incorpora o velocímetro, conta giros e computador de bordo de 12 funções.

- Computador de bordo com 12 funções e tela de cristal líquido de alta definição apresentando:
- Relógio
- Modo de Tração 4X4 (somente nos veículos 4WD)
- Temperatura externa
- Consumo instantâneo de combustível
- Consumo médio
- Autonomia
- Velocidade média
- Indicador de posição de marcha
- Gear Shift Indicator - Orientação do momento de troca de marcha para melhor consumo de combustível
- Hodômetro total
- Hodômetro parcial A e B
- Gráficos dos sensores de aproximação dianteiros e traseiros.

- Teto solar - Double Sliding - Panorâmico (ocupando praticamente todo o teto do veículo), proporciona sensação de visibilidade, luminosidade e ventilação, a combinação perfeita entre esportividade e conforto. Quando fechado, os painéis de vidro têm comprimento total de 1.000mm. Conta ainda com defletor aerodinâmico, função antiesmagamento e fechamento automático.

- Keyless - Push Start System - Incorpora três funções: abrir e dar a partida no veiculo sem que precise tirar as chaves do bolso ou bolsa; abertura e fechamento das portas através do chaveiro (essa funcionalidade permite que o sistema seja desabilitado para pessoas com marca passo). E também incorpora o imobilizador, que inibe a partida do veículo sem a presença da chave. O sistema ainda alerta no computador de bordo quando a bateria do chaveiro está fraca.

- Direção Elétrica de passo variável - A direção de passo variável torna as respostas do S-Cross mais precisas ao iniciar uma curva, e mais rápidas durante as mesmas, melhorando a dirigibilidade tanto em alta quanto em baixa velocidade.

- Direção Inteligente - Esforço de direção modulado pelo sistema AllGrip

- Cruise Control - Mantém a velocidade constante conforme comando do motorista. Mais conforto e tranquilidade para dirigir em estradas e também no dia a dia.

- Speed Limiter - Limitador de velocidade que facilita o uso do veículo em áreas de velocidade controlada.

- Sistema Multimídia - (FM, CD player, MP3 e USB no console central) e vídeo de 8 polegadas com navegação integrada e conexão com a internet

- Espelhos
Externo: rebatíveis elétricos.
Interno: eletrocrômico: O espelho retrovisor interno do veículo escurece automaticamente quando a luz do farol do veiculo que vem atrás o atinge, voltando ao normal quando a intensidade desta luz diminui, evitando assim que o motorista seja ofuscado.
Espelhos de cortesia com iluminação no para sol

- Pneus - Rodas de 17 polegadas - Black & Diamond com pneus Pirelli P-Zero Nero 225/50 R17.

Preço Público

- R$ 74.900,00 - GL (MT)
- R$ 88.900,00 - GLX (CVT)
- R$ 95.900,00 - GLX 4WD (CVT)
- R$ 105.900,00 - GLS 4WD (CVT)

Cores

- Branco - Perolizado
- Branco / Preto - Perolizado
- Prata - Metálico
- Prata / Preto - Metálico
- Cinza - Metálico
- Cinza / Preto - Metálico
- Preto - Metálico
- Vermelho - Solido
- Bronze - Perolizado
- Bronze / Bege - Perolizado

Opções:
- Pintura Metálica / Perolizada: R$ 1.400,00
- Pintura Bronze / Bege e Prata / Preto e Cinza / Preto e Branco / Preto: R$ 1.000,00 - Disponíveis na versão GLS.