TOYOTA FJ CRUISER FINAL EDITION

2017 - TOYOTA FJ CRUISER FINAL EDITION

TOYOTA FJ CRUISER FINAL EDITION imagens e fotos de carros

Embora já tivesse desaparecido a um bom tempo da maioria dos mercados onde esteve disponível, o estranho e chamativo FJ Cruiser continuava à venda em seu mercado natal, o Japão. De onde também será extinto em breve, já que a marca anunciou uma edição especial de despedida para o enorme todo-terreno.

O FJ Cruiser nasceu há 12 anos, em 2005, como um tipo de rival de design retro-cool para a já desaparecida linha Hummer da General Motors. Tomando o desenho do Land Cruiser FJ40 clássico, muito apreciado em inúmeros mercados, o FJ Cruiser mostrava um extravagante desenho sobre uma enorme e alta carroceria montada ao robusto chassi do Land Cruiser.

Sua concepção começou em meados dos anos 90, quando a divisão americana da Toyota, em cooperação com o próprio Akio Toyoda, começou a desenvolver um sucessor do FJ40 original, mas com altas capacidades off-road. O desenho exterior ficou a cargo do Calty Studio da Toyota, na Califórnia, e antes de sua chegada, foram apresentados vários concepts, como o Rugged Sport Coupe Concept de 2001, criado antes que fosse aprovado o desenho final definitivo.

Revelado nos Estados Unidos pela primeira vez com seu aspecto definitivo em 2003, somente em 2005 que o modelo foi apresentado em seu formato final de produção, começando a ser fabricado no ano seguinte. Comercializado em inúmeros mercados, contava com uma única mecânica, um motor V6 de 4.0 litros que inicialmente desenvolvia 242 cv e em sua última especificação contava com 276 cv.

Em 2013 se despedia dos Estados Unidos e em 2016 foi retirado de outros grandes mercados, como Austrália e Oriente Médio. Até agora seguia disponível no Japão, onde a partir de outubro será lançada a nova edição limitada de despedida, da qual a marca não revelou o volume de sua produção. Somente se limitaram a adiantar que esperam comercializar por volta de 200 unidades mensais do modelo, uma vez esteja disponível nos concessionários.

Essa nova versão ‘Final Edition’ conta com rodas de 20 polegadas, acabamentos de cor preta para os plásticos exteriores e uma curiosa pintura bege na carroceria, que lhe dá um toque ‘oldie’. Em termos mecânicos conta com a última evolução do motor V6 1GR-4E de 4.0 litros, com 276 cv e 380 Nm de torque, além do sistema de tração total com transmissão automática. Seu preço será de 3.492.720 yenes, algo em torno dos 98.200 reais ao câmbio atual.