TOYOTA GT86 CS-R3

2016 - TOYOTA GT86 CS-R3

TOYOTA GT86 CS-R3 imagens e fotos de carros

Há mais de um ano vimos o Toyota GT86 CS-R3 em alguns testes completando sua fase de desenvolvimento. Depois deste período o GT86 CS-R3 conseguiu a homologação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Além disso é um marco, pois trata-se do primeiro veículo de rallys de tração traseira que surge no século XXI.

A homologação corresponde à categoria R3, portanto a partir de agora poderá competir em qualquer rally que seja regido pelas normas da FIA, incluindo o Campeonato Mundial de Rallys (WRC). Foi desenvolvido pela Toyota Motorsport Gmbh (TMG) e pretende recuperar a essência do Celica Twincam Turbo de tração traseira que teve excelentes resultados nos anos 80.

O Toyota GT86 CS-R3 é destinado aos clientes que buscam um carro competitivo na categoria R3. Além disso, graças à tração traseira, será um veículo único e apaixonante tanto para o piloto como para os aficionados. Uma de suas armas é o motor boxer de 2.0 litros aspirado, algo que tampouco é muito habitual de se ver na categoria.

No entanto, foi trabalhado para produzir 232 cv de potência e 235 Nm de torque. Além disso, o CS-R3 conta com uma transmissão sequencial de seis velocidades que foi projetada especificamente para veículos com tração traseira. Isso se complementa com a utilização de um diferencial traseiro de deslizamento limitado.

Mas o motor não é a única melhora que apresenta. Trabalhou-se também para otimizar seu peso ao máximo e também foi melhorada a suspensão, os freios e o sistema de escape, que prometem garantir um bom rendimento em competições. A segurança é outro ponto importante na hora da homologação, portanto são equipados com os principais sistemas de segurança e um santantônio de série.

O Toyota CS-R3 fará sua estreia em 2016, especificamente no Troféu HJS R3. Esta prova celebra o início do Campeonato de Rallys da Alemanha. Competirão até dez unidades do CS-R3 e serão oferecidos prêmios de mais de 5.000 euros em cada bateria. O modelo inclui o chassi completo e o sistema propulsor, tendo o kit um preço de 84.000 euros (sem impostos) no mercado europeu.