TOYOTA HIGHLANDER

2020 - TOYOTA HIGHLANDER

TOYOTA HIGHLANDER imagens e fotos de carros

A Toyota voa cada vez mais alto graças às mudanças em sua nova plataforma e alinhamento de produtos. Nesta ocasião aproveitam o Salão de New York para apresentar o novo Toyota Highlander 2020, a quarta geração deste SUV que melhora tudo em relação à geração anterior.

O novo Highlander adota a mais nova linguagem de design da marca - já vista no Camry, Corolla e RAV4 - mostrando-se agora um pouco mais sofisticado e recorrendo a novas linhas de expressão para fugir do aspecto quadrado da geração anterior.

Assim, esta geração se caracterizará por ter algumas versões novas, oferecendo em primeiro lugar uma de acesso chamada L, seguida das tradicionais LE, XLE, Limited e Platinum. Conforme a versão, haverá mudanças como os detalhes cromados, as rodas de 20 polegadas, iluminação LED, entre outros.

O Highlander aproveita a nova plataforma Toyota New Global Architecture (TNGA-K) para crescer, sendo agora 60 mm mais longo que o modelo anterior.

O interior do Highlander caracteriza-se por sua amplitude e comodidade. Além disso, recebe um equipamento melhor, como o novo sistema de infotainment, que no caso da versão mais completa, a Platinum, será uma tela de 12.3 polegadas compatível com Apple CarPlay, Android Auto e Alexa. No resto da linha manterá a compatibilidade, mas a tela terá um tamanho de 8.0 polegadas.

Para os modelos Limited e Platinum, também contará com um sistema de áudio Premium assinado pela JBL com potência de 1.200 watts. Conforme a versão, poderá contar com iluminação ambiental, carregador sem fios para smartphones, head-up display, bancos dianteiros e segunda fila térmicos, câmeras para visão de 360º, inserções em madeira, porta-malas com abertura elétrica e computador de bordo a cores de 7.0 polegadas.

A capacidade do porta-malas será de 455 litros com as três filas montadas, com a terceira fila rebatida crescerá para 1.149 litros e com ambas as filas rebatidas será de 2.075 litros.

A Toyota melhorou a percepção da qualidade do Highlander agregando mais materiais suaves, melhorando a qualidade do couro usado para os bancos e a dos plásticos em geral. Cabe mencionar que todas as versões até a XLE a segunda fila conta com bancos inteiriços, no entanto, na Limited já é opcional ter a segunda fila com dois bancos individuais, enquanto que na Platinum os bancos individuais para a segunda fila são de série.

Debaixo do capô do novo Toyota Highlander se encontra o já conhecido e confiável motor V6 de 3.5 litros com 300 cv e 357 Nm de torque, que surge acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades que levará a força ao eixo dianteiro ou às quatro rodas conforme a versão, além disso, também contará com o sistema Start&Stop para aumentar a economia de combustível. A Toyota melhorou seu sistema de injeção para buscar tornar o motor mais eficiente, e de acordo com a marca o consumo médio dessa nova geração será de 9.3 km/l no ciclo combinado.

A versão híbrida usa como base um motor a gasolina de quatro cilindros e 2.5 litros que se combina com a nova geração de um sistema híbrido mais compacto, leve e eficiente, composto por dois motores. Esses motores podem alimentar as rodas dianteiras e se for uma versão AWD, um deles pode mover exclusivamente o eixo traseiro no caso de ser necessário. De acordo com a marca, o consumo combinado da versão híbrida é de 14.4 km/l, algo que não é mal para um SUV do seu tamanho.

No caso das versões com sistema AWD, poderá contar com o Dynamic Torque Vectoring AWD, um sistema que determina quanta força enviar a cada eixo para manter a trajetória e evitar perder o controle em curvas ou situações de pouca aderência no caminho.

O Highlander continua tendo como prioridade a segurança, por isso agora conta com um arsenal que inclui controle eletrônico de estabilidade, freios ABS, controle de tração, assistente de subida e descida em rampas, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, detector de ponto cego, câmera de ré com alerta de tráfego cruzado e frenagem autônoma, câmeras para visão 360º, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito, manutenção de faixa e luzes altas automáticas, entre outros.

O novo Highlander com motor V6 começará a ser vendido nos Estados Unidos no final de 2019, e a versão híbrida chegará durante o mês fevereiro de 2020.