TOYOTA i-TRIL CONCEPT

2017 - TOYOTA i-TRIL CONCEPT

TOYOTA i-TRIL CONCEPT imagens e fotos de carros

Todos já devem ter questionado alguma vez como serão os carros que circulam pelas ruas das grandes cidades em poucas décadas. A Toyota dá a sua resposta a essa dúvida no Salão de Genebra 2017 e faz isso com um protótipo chamado Toyota i-TRIL, através do qual revela a sua visão da mobilidade urbana no ano de 2030. Um modelo que representa uma alternativa viável aos veículos dos segmentos A e B, e além disso, está equipado com a tecnologia Active Lean.

Em seu projeto e desenvolvimento a Toyota seguiu a filosofia ‘Waku Doki’, um termo japonês que pode ser traduzido como ‘grito do coração’ e com o qual o fabricante japonês pretende demonstrar que os veículos elétricos do futuro poderão transmitir muitas sensações e emoções aos condutores e passageiros. Foi desenvolvido pela Toyota Motor Europe (TME) em colaboração com o Estúdio de Design ED2 da Toyota em Nice (França) e tomou como referência um determinado tipo de cliente.

O Toyota i-TRIL é focado em uma mulher sofisticada, moderna, ativa, com uma idade entre 30 e 50 anos que tenha dois filhos e viva em uma cidade pequena ou média. Segundo um estudo realizado pela Toyota, os veículos pequenos, ágeis, elétricos e adaptados para a região urbana, serão a tônica habitual nas cidades em pouco tempo. Será o veículo que melhor se adaptará ao contínuo crescimento das grandes cidades.

Um dos grandes pilares sobre os quais se sustenta o concept i-TRIL da Toyota é a tecnologia Active Lean e a configuração única 1+2 de seu interior. O Toyota i-TRIL é propulsionado por um motor elétrico e tem um peso de apenas 600 quilos. Em relação a suas medidas, mede 2.830 mm de comprimento e 1.460 mm de altura. Além disso, apresenta uma largura de bitola de 1.200 mm na dianteira e 600 mm na traseira. Também se destaca por ter um raio de giro de somente 4 metros, muito similar ao do Toyota iQ.

Esteticamente, o novo protótipo projetado pela Toyota chama a atenção por seu revestimento superficial com uma transição sem saltos entre as cores da carroceria, que compartilha com os arcos das rodas dianteiras e as janelas transparentes da cabine. As portas apresentam uma abertura tipo ‘asa de borboleta’ e estão presas aos pilares A inclinados para maximizar a área de abertura, de forma que o acesso e a saída do habitáculo é bastante cômoda.

O seu interior conta com um habitáculo com capacidade para três passageiros na disposição 1+2 e graças ao design e a colocação dos componentes, o espaço disponível foi otimizado. Apesar dessa configuração do interior, o Toyota i-TRIL pode circular de forma autônoma, embora o condutor possa selecionar a condução manual se assim o desejar. Direção, aceleração e freios são controlados mediante a tecnologia ‘drive-by-wire’. Os comandos de condução do Toyota i-TRIL são muito similares aos controles de um videojogo.

Se dermos uma olhada nas imagens do interior desse protótipo, podemos perceber que não conta com um quadro de instrumentos, controles e comandos. No modo de condução manual um simples visor projeta a informação no para-brisa. Durante o resto do tempo tudo gira em torno da tecnologia de ativação por voz e a comunicação é feita com o sistema de inteligência artificial do Toyota i-TRIL para utilizar os sistemas de multimídia e de infotainment. Os estofamentos em Alcantara e os materiais utilizados nos acabamentos também merecem destaque.