TOYOTA PRIUS GT300

2016 - TOYOTA PRIUS GT300

TOYOTA PRIUS GT300 imagens e fotos de carros

O Toyota Prius, apesar de sua auréola ecológica e racional, tem um lado esportivo e tem feito numerosas incursões em competições. Com a chegada da nova geração, a Toyota apresentou no Salão de Tokyo o novo Toyota Prius GT300, o modelo de competição que estreará na próxima temporada do Campeonato de Turismos GT300 japonês.

Mas o modelo pouco tem a ver com o Prius de rua. Baseia-se nele em alguns aspectos, mas o que se vê é uma carroceria em fibra de carbono com uma aerodinâmica refinada. Mantém os faróis dianteiros, a grade e as lanternas traseiras.

Há novos complementos aerodinâmicos, um novo splitter dianteiro, novas saias laterais e um difusor traseiro diferente. Na verdade, a carroceria perde o estilo ‘kammback’ do Prius de série. Em troca, conta com um enorme aerofólio na traseira, arcos de roda alargados e uma dupla saída de escape na traseira, que ninguém imaginaria em um carro com o nome de Toyota Prius.

A razão destas mudanças é que debaixo de sua pele pouco tem a ver com o Prius de rua. Há um chassi tubular sobre o qual se monta a carroceria. O interior é completamente de competição, com todos os comandos simplificados, um banco ‘bucket’ de corridas, cintos de segurança e um ‘santantonio’.

No que mais se parecem os dois modelos é que ambos apresentam uma mecânica híbrida. O motor elétrico deriva de série, mas foi modificado para obter maior rendimento. O motor 1.8 do Prius sai de cena, com o Toyota Prius GT300 utilizando um motor 3.5 V5 aspirado montado na parte dianteira do carro.

Ainda sem dados concretos, o Toyota Prius GT300 enfrentará uma nova temporada de corridas no Campeonato de Turismos no Japão. Será uma excelente ferramenta publicitária para promover a nova geração do modelo ecológico por excelência. Desta vez nos circuitos de corridas.