TOYOTA RAV4 HYBRID EU VERSION

2016 - TOYOTA RAV4 HYBRID EU VERSION

TOYOTA RAV4 HYBRID EU VERSION imagens e fotos de carros

A Toyota é uma das marcas pioneiras em híbridos e hoje em dia é o fabricante com mais modelos deste tipo em sua linha. Agora um novo integrante chega à família híbrida japonesa: o Toyota RAV4 Hybrid. O modelo foi apresentado no último Salão de New York com especificação para o mercado americano, e agora em Frankfurt, surge a versão para o mercado europeu.

O Toyota RAV4 Hybrid combina um motor de 2.5 litros a gasolina de quatro cilindros e ciclo Atkinson com um ou dois motores elétricos, em função da escolha pela versão de tração dianteira ou a AWD de tração total. Consegue-se de forma combinada 197 cv de potência e um desempenho interessante, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos, um consumo médio de 20,4 km/l e emissões de CO2 de 115 g/km. A velocidade máxima é de 180 km/h. É a mesma mecânica utilizada pelo Lexus NX 300h.

O sistema híbrido pode trabalhar com ambos os motores ao mesmo tempo ou com qualquer dos outros dois. A gestão é automática, embora o condutor possa escolher o modo EV, que permite circular em curtas distâncias sem exigir muito no modo zero emissões. A transmissão é a mesma E-CVT que utilizam os outros modelos híbridos da Toyota a da Lexus.

As versões 4×4 são capazes de mover o eixo traseiro graças ao segundo motor elétrico, que permite desfrutar de todas as vantagens da tração total sem a necessidade de que haja uma conexão física com o conjunto do eixo dianteiro. Além de melhorar a tração, também permite uma capacidade de reboque de 1.650 kg, um número bastante elevado para um modelo híbrido.

O Toyota RAV4 Hybrid chega acompanhado de mais novidades, e é com esta versão de baixas emissões que a Toyota aproveita para apresentar o restyling de seu crossover, ao mesmo tempo que o restante da linha atualiza os equipamentos e as motorizações passam a cumprir a norma Euro 6.

As mudanças estéticas afetam principalmente a parte da frente, que adota uma estética similar à dos últimos modelos da marca, com os grupos óticos menores, afilados e modernos, que podem ter iluminação LED nas versões de acabamentos mais elevados. A grade frontal também muda suas formas, assim como o para-choque. Lateralmente a mudança mais destacada são os novos desenhos de rodas de liga leve de 17 e 18 polegadas.

Na parte traseira as lanternas mudam seu desenho interno e incorporam a tecnologia LED para deixar o RAV4 com um aspecto mais moderno e com uma assinatura luminosa com mais personalidade. O para-choque traseiro também foi atualizado. Os modelos híbridos se diferenciarão pelo uso de logotipos azuis e o emblema ‘Hybrid’, além de suas rodas específicas de 17 polegadas. Haverá um total de nove cores de carroceria, duas delas novas.

No interior as mudanças se concentram no novo quadro de relógios com uma tela TFT de 4,2 polegadas a cores e a zona do console central que abriga uma tela sensível ao toque de 7 polegadas. Alguns detalhes decorativos também aproveitam para atualizar-se e a Toyota melhora ao mesmo tempo a qualidade de alguns materiais.

O motor diesel de 2.0 litros se renova e produz agora 143 cv de potência e um torque de 320 Nm, enquanto que o bloco a gasolina de idêntica cilindrada desenvolve 151 cv e 195 Nm de torque. O diesel é oferecido com transmissão manual e tração dianteira enquanto que o gasolina será sempre de tração total, podendo optar pela transmissão manual ou a automática CVT.

Em termos de chassi, o renovado Toyota RAV4 também apresenta uma maior rigidez estrutural, ao contar com um maior número de pontos de solda. A suspensão também foi atualizada com novas molas e amortecedores para proporcionar um maior conforto de condução e uma maior estabilidade em linha reta. A direção também evolui para oferecer um melhor tato. A Toyota também trabalhou o conforto dos ocupantes melhorando o isolamento acústico do interior colocando mais material isolante no solo, nas portas e na parte traseira. Debaixo do painel o isolamento também é maior para que o ruído do motor e da transmissão passe mais despercebido.

O novo Toyota RAV4 melhora também de forma considerável seu equipamento de segurança ativa ao incorporar o pacote de ajudas Toyota Safety Sense. Aqui se englobam funções como o controle de cruzeiro adaptativo, o sistema de pré-colisão com detecção de pedestres, o aviso de mudança involuntária de faixa e os faróis altos automáticos. O alerta de tráfego cruzado e o aviso de ângulo morto também estão disponíveis no SUV.

Outra das novidades em relação ao equipamento é a visão de 360º, graças a quatro câmeras de vídeo cuja imagem é processada pelo carro e mostrada de forma que possamos ver o RAV4 de uma posição central, junto a tudo que o rodeia. As câmeras também podem ser vistas de forma independente e existe a possibilidade de fazer o zoom na imagem.