TOYOTA SUPRA GT4 CONCEPT

2020 - TOYOTA SUPRA GT4 CONCEPT

TOYOTA SUPRA GT4 CONCEPT imagens e fotos de carros

A Toyota apresentará no Salão de Genebra na próxima semana, o novo Supra GT4 Concept. Trata-se de um estudo de design e engenharia que explora a forma como a recém-lançada quinta geração do mítico esportivo pode ser desenvolvida como um carro de corridas na categoria GT4 internacional, acessível e com custos moderados para pilotos privados e pequenas equipes, dentro da filosofia mundial da Toyota de apoiar o esporte automobilístico para as massas.

O Toyota Supra tem qualidades essenciais que o tornam uma proposta atraente para as corridas de GT4, com o seu chassi perfeitamente equilibrado, habitáculo de dois lugares, carroceria altamente rígida e leve, tração nas rodas traseiras e um baixo centro de gravidade.

A combinação da reduzida distância entre-eixos com bitolas largas permite uma proporção ideal de 1.55 para uma excelente estabilidade e agilidade, que são ativos valiosos numa categoria da competição automobilística onde os regulamentos usam um cálculo de equilíbrio de desempenho (ajustando o peso de acordo com a potência do motor) para garantir corridas permanentemente equilibradas.

Esse concept, desenvolvido pela Toyota Gazoo Racing, é de cara reconhecível como um Supra e mantém a forma baixa e musculosa do modelo de produção em série, mas com maior comprimento e altura inferior. Um difusor frontal e uma asa traseira especialmente desenhados surgem no Supra GT4 Concept para melhorar o fluxo de ar ao redor do chassi, reduzindo o arrasto e otimizando a força descendente. São ambos construídos em compósitos feitos de fibras naturais, como cânhamo e linho, substituindo a fibra de carbono tradicional, a fim de reduzir o impacto sobre o meio ambiente. As rodas de liga leve originais foram substituídas por rodas de competição OZ 11x18 polegadas de cinco furos.

A arquitetura MacPherson da suspensão dianteira e traseira multibraços é mantida, mas com a adição de molas, amortecedores e barras estabilizadoras de competição. A desaceleração de alta potência necessária para as corridas é fornecida pelos freios Brembo de elevado rendimento.

Debaixo do capô, o Supra GT4 Concept mantém o motor a gasolina de 3.0 litros com seis cilindros em linha com turbo de rolagem dupla, acoplado a uma transmissão automática. O desempenho é aumentado com a ajuda de uma ECU e de cabeamento de competição. Foram igualmente montados veios de transmissão e diferencial autoblocante com especificações de competição.

O habitáculo minimalista recebeu barras de proteção de elevada rigidez, contendo ainda extintor de incêndio e banco de competição que cumprem as normas da FIA. O concept encontra-se igualmente equipado com um tanque de combustível específico para e um sistema de reabastecimento rápido.

A Toyota Gazoo Racing já informou que avaliará o interesse demonstrado pelos potenciais clientes no Supra GT4 Concept antes de decidir sobre o desenvolvimento futuro desse novo veículo.