TOYOTA SUPRA NASCAR XFINITY SERIES

2019 - TOYOTA SUPRA NASCAR XFINITY SERIES

TOYOTA SUPRA NASCAR XFINITY SERIES imagens e fotos de carros

A Toyota revelou nos Estados Unidos a versão do Supra destinada a competir na Xfinitiy Series da NASCAR, a segunda categoria de maior importância da competição.

Isso confirma a informação que surgiu há poucas semanas antes, que assegurava que a marca japonesa planejava substituir o atual Toyota Camry pela nova geração do Supra, o que acontece pela primeira vez desde que a Toyota participa nessa especialidade. Até agora, sempre havia competido com versões do Camry, o sedan mais vendido no mercado americano.

Como pode ser apreciado nas imagens, o modelo parece muito diferente, mas a verdade é que apenas muda, pois assim como todos os participantes dessa competição, do modelo que representa conta somente com traços em sua carcaça exterior, o resto corresponde a uma base comum que compartilham todos os participantes, tanto chassi como mecânicas. Daí que o Supra apareça grotescamente deformado sobre esta carroceria de três volumes.

Debaixo da carroceria surgem as especificações correspondentes ao Xfinitiy ‘Car of Tomorrow’ (Xfinitiy CoT), similar mas não idêntica ao CoT que é utilizado na categoria máxima da competição, a NASCAR Cup Series. Este conta com um chassi tubular que é comum para todos os participantes, tanto o modelo da Toyota como os Camaro e Mustang. O motor também é comum, um V8 push-rod de 5.8 litros aspirado com uma transmissão manual de quatro velocidades. Esse conjunto é fabricado pela General Motors para todos os participantes e conta com uma potência entre 650 e 700 cv, mas uma vez acrescentadas as obrigatórias flanges de admissão, esses números se reduzem até os 450 cv. Por isso que podemos dizer que este é o único Supra com motor de oito cilindros oficial, mas a verdade é que a base técnica pouco ou nada tem a ver com a Toyota.

Os poucos traços perceptíveis do novo Toyota Supra Xfinity Series revelam o que se esperava ver na versão de produção, como os faróis e o para-choque com amplas entradas de ar. Tudo isso também estava presente no Toyota GR Supra Racing Concept que foi revelado há alguns meses, durante o Salão de Genebra 2018. No próximo final de semana poderemos ver a versão de produção em Goodwood, embora ainda não se saiba se chegará a perder a camuflagem com a qual já foi apresentado.