VOLKSWAGEN AMAROK HIGHLINE ULTIMATE SERIES

2016 - VOLKSWAGEN AMAROK HIGHLINE ULTIMATE SERIES

VOLKSWAGEN AMAROK HIGHLINE ULTIMATE SERIES imagens e fotos de carros

A Volkswagen está lançando no mercado brasileiro a Amarok Highline Ultimate Series, série especial ainda mais sofisticada e requintada da pick-up média. A novidade, que começa a chegar neste mês às concessionárias da marca, será posicionada acima da versão Highline - que já é uma das pick-ups mais avançadas tecnicamente disponíveis no Brasil - e trará itens exclusivos de aparência e conforto.

Topo de linha e com conteúdo inédito, a Amarok Highline Ultimate Series é completa de série: traz faróis bi-xênonio com luz de condução diurna em LED, novo ‘santantonio’ de aço inoxidável e novo estribo plano de alumínio. Os vidros das portas traseiras e o vigia são escurecidos, assim como as lanternas.

Complementam o visual externo do modelo as rodas de liga leve de 19 polegadas estilo ‘Cantera’, pneus 255/55 R19, a capa dos retrovisores na cor ‘Prata Sargas’ com detalhe inferior cromado, o spoiler inferior dianteiro na cor ‘Chrome Effect’ e a faixa lateral com a inscrição ‘Ultimate’.

Internamente, a pick-up conta com acabamento nobre, começando pelo revestimento parcial dos bancos em couro Alcantara. Sistema de som com navegação embutido no painel, bancos dianteiros com ajuste de altura, apoio lombar, aquecimento e airbags laterais (ao todo a Amarok Highline Ultimate Series traz quatro airbags - dois frontais e dois laterais) estão entre os itens de conforto e de segurança. Há, ainda, pedaleiras de alumínio e tapetes com a inscrição ‘Ultimate’.

Força e inteligência

Disponível exclusivamente com a carroceria de cabine dupla e transmissão automática de oito velocidades, a Amarok Highline Série Ultimate traz um refinado e tecnológico conjunto mecânico: motor TDI de 2.0 litros, 4 cilindros e 16 válvulas, com 180 cv, dotado de sistema de injeção direta common-rail e alimentado por dois turbocompressores, com torque máximo de 420 Nm a 1.750 rpm.

Assim como a versão Highline, a série especial apresenta de série e como item exclusivo na categoria o ABS ‘off road’, que otimiza a ação do ABS em solo solto (por exemplo, pedriscos e areia) e em velocidades de até 130 km/h, proporcionando uma maior eficiência de frenagem.

Tração integral 4MOTION, sensores crepuscular e de chuva, sistemas ISOFIX para fixação de cadeiras para criança no banco traseiro, de auxílio ao motorista como o BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), ASR (Controle de Tração) e EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial) são equipamentos de série da pick-up Volkswagen. Juntamente com o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), a Amarok Highline Ultimate Series dispõe para o motorista os sistemas HDC (Hill Descent Control ou Controle Automático de Descida) e HSA (Hill Start Assist ou Assistente para Partida em Subida).

Controle de estabilidade (ESC) - A Amarok Highline Ultimate Series incorpora de série o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

ABS off-road - Outra inovação do utilitário são os freios ABS com função off-road com distribuidor eletrônico da força de frenagem (EBD). Esse recurso reforça os freios em estradas não pavimentadas, uma exclusividade que estreia no segmento das pick-ups compactas de cabine dupla. Ativado pelo botão off-road no painel, o software de controle do ABS e do ESC provoca um curto travamento da roda, criando uma ‘pequena cunha’, com o material do piso, à frente do pneu, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nessas condições de piso ‘solto’.

BAS - Função adicional do sistema ESC, o BAS (Brake Assist System ou Sistema de Assistência à Frenagem) é outro importante recurso de segurança. O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.

ASR (Antriebsschlupfregelung) - Controle de tração - O sistema auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização.

EDS (Elektronische Differenzialsperre) - Bloqueio eletrônico do diferencial - Em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de ‘tração inteligente’ funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.

O HDC mantém uma baixa e constante velocidade de descida da pick-up, sem intervenção do motorista, adequando a rotação do motor e acionando os freios automaticamente de acordo com as solicitações do percurso. Funciona em velocidades até 30 km/h e em rampas com inclinação a partir de 9º.

O HSA mantém o freio acionado após o motorista tirar o pé do pedal de freio por até 3 segundos, tempo suficiente para acelerar e partir em rampas com inclinação maior que 3º, sem que haja um recuo do veículo.

Funcionalidade com o conforto de automóvel

A pick-up média Volkswagen é referência em suas medidas tanto nas dimensões do habitáculo quanto nas medidas da caçamba. Internamente, o espaço para os joelhos no banco traseiro permite à Amarok transportar cinco ocupantes com muito conforto. Com apenas duas pessoas a bordo, é possível rebater o banco traseiro para aumentar a área de carga no interior.

Na caçamba da Amarok as medidas apresentam 1.555 mm de comprimento e 1.620 mm de largura, resultando em uma ampla superfície de carga com 2,52 m2. Mas isso não é tudo: a largura de 1.222 mm entre as caixas das rodas é uma das maiores oferecidas na categoria e permite transportar paletes padrão europeu (1,2 x 0,8 m) na transversal, aproveitando melhor o espaço de carga.

Graças a essas medidas, à baixa altura entre o assoalho da caçamba e o solo (780 mm) e à capacidade para levar mais de 1 tonelada, é fácil transportar equipamentos de lazer, como um quadriciclo motorizado, ou material de trabalho.

A Amarok Highline Ultimate Series tem três anos de garantia e está disponível nas cores Branca Cristal (sólida), Prata Sargas, Cinza Iron (metálicas) e Preta Mystic (perolizada).