VOLKSWAGEN ATLAS TANOAK PICK-UP CONCEPT

2018 - VOLKSWAGEN ATLAS TANOAK PICK-UP CONCEPT

VOLKSWAGEN ATLAS TANOAK PICK-UP CONCEPT imagens e fotos de carros

O fabricante alemão aproveitará o Salão de New York 2018 para revelar uma pick-up de tamanho médio que, partindo da mesma plataforma utilizada pelo SUV Atlas, consegue um desenho muito atrativo, embora por enquanto somente sob o formato de um protótipo, com poucas chances de chegar à produção.

Há algumas semanas, Hinrich Woebcken, CEO da Volkswagen North America declarou em uma rodada de imprensa que o cliente americano do segmento das pick-ups ‘full size’ é muito leal e não teria lugar para um novo jogador como a Volkswagen, enquanto que o segmento das pick-ups de tamanho médio não se torna atrativo por seu baixo volume de vendas.

Embora em princípio as informações assinalassem que a Volkswagen estaria disposta a produzir um modelo com estas características nos Estados Unidos, após sua apresentação porta-vozes da marca se encarregaram de esclarecer que por enquanto não planejam transformar esse protótipo em um modelo de produção.

O protótipo utiliza a plataforma modular MQB, mas com uma distância entre-eixos menor que o SUV Atlas e saliências mais longas que aumentaram seu comprimento em relação ao todo-terreno. Quanto ao seu aspecto exterior, o Atlas Tanoak mostra um atrevido design, com um formato de cabine dupla e uma estética que segue a esteira de desenho dos mais recentes lançamentos da marca alemã, com alguns toques próprios de um modelo conceitual.

Em relação ao interior, este surge com um desenho ligeiramente diferente do Atlas, com algumas modificações no console central, um painel de instrumentos com algumas mudanças e alguns toques atrevidos, como a moldura na cor amarela que recorre todo o habitáculo.

El protótipo utiliza o mesmo motor V6 de 3.6 litros que desenvolve 276 cv de potência que também é utilizado pelo todo-terreno Atlas, combinado com uma transmissão automática DSG com dupla embreagem e oito velocidades, além de um sistema de tração nas quatro rodas 4Motion.

O segmento das pick-ups médias nos Estados Unidos não se destaca por seu volume de vendas, espaço que fica reservado somente para os modelos de grande tamanho. É por isso que as possibilidades de ver esse protótipo como modelo de produção são remotas, dado seu escasso atrativo comercial, assim como anunciou a própria marca. De toda forma, a Volkswagen prometeu observar as reações do público e da imprensa e quem sabe, talvez o modelo torne-se viável em outros mercados.