VOLKSWAGEN I.D. R PIKES PEAK RACECAR

2018 - VOLKSWAGEN I.D. R PIKES PEAK RACECAR

VOLKSWAGEN I.D. R PIKES PEAK RACECAR imagens e fotos de carros

Com apenas duas imagens e alguns dados, a marca alemã revelou o Volkswagen I.D. R Pikes Peak Racecar, o modelo com o qual os alemães pretendem dominar a histórica prova americana Pikes Peak Hill Climb em junho deste ano, no estado do Colorado. Essa prova conta com diversas categorias e as limitações técnicas são as mais dilatadas, por isso que é normal serem encontrados a cada ano autênticos monstros devoradores de asfalto querendo bater o recorde da subida ao Pikes Peak.

O modelo apresentado pela Volkswagen é um protótipo elétrico que conta com tração total, e aqui acabam todos os dados conhecidos do modelo por enquanto, pois a marca alemã não revelou as especificações e o rendimento do protótipo, muito menos seu desempenho.

O que se espera é que pelo fato de contar com tração total, pelo menos disponha de motores em ambos os eixos, embora não se possa afirmar se conta com 2, 3 ou 4 motores elétrico. Da mesma forma, tampouco se sabe de suas baterias, pois a marca limitou-se a afirmar que o novo I.D. R Pikes Peak Racecar conta com um “powertrain e baterias de inovadora tecnologia”.

O novo Volkswagen I.D. R Pikes Peak Racecar foi desenvolvido pelo departamento de competição da marca, em um esforço colaborativo entre as divisões Volkswagen R e Volkswagen Motorsport.

O estilo do modelo está claramente inspirado nos modelos de dois lugares de resistência, uma matéria em que o Grupo VAG conta com experiência de sobra, graças, sobretudo, às inúmeras vitórias da Audi e da Porsche. Embora essas imagens por enquanto devam ser tomadas como preliminares, pois são simples ‘renders’ gerados por computador.

A subida ao Pikes Peak tem uma distância total pouco inferior aos 20 quilômetros (19.9) e um desnível de 1.500 metros. Desde 2016 o recorde da prova nessa categoria está nas mãos de Rhys Millen, que com um protótipo elétrico patrocinado pela Toyota conseguiu completar a subida em 08:57.118. Mas o recorde absoluto da subida ainda permanece com Sébastian Loeb com um Peugeot 208 T16, que conseguiu um tempo de 08:13.878 em 2013 (veja aqui).