VOLKSWAGEN I.D. VIZZION CONCEPT

2018 - VOLKSWAGEN I.D. VIZZION CONCEPT

VOLKSWAGEN I.D. VIZZION CONCEPT imagens e fotos de carros

A Volkswagen já está um bom tempo dando pistas de como serão os seus carros no futuro com a família I.D., mas é o novo Volkswagen I.D. Vizzion Concept que leva mais além essa ideia. Está sendo apresentado no Salão de Genebra 2018 e mostra as características comuns a seus irmãos: design evoluído, natureza elétrica e condução autônoma, que pela primeira vez é de nível 5.

E este é o ponto central do modelo a partir de onde tudo é construído. Exteriormente o design mostra consonância com os outros modelos I.D., com superfícies limpas, linhas minimalistas, perfil bem definido, rodas grandes, etc. Mas seu grande tamanho (5.163 mm de comprimento, 1.947 mm de largura, 1.506 mm de altura e 3.100 mm de distância entre-eixos) obedece à intenção de oferecer um interior o mais amplo possível. Nessa direção também foram tomadas outras decisões, como a inclusão de portas traseiras suicidas com um ângulo de abertura de 90 graus para facilitar o acesso ao habitáculo.

No interior podem ser acomodadas até quatro pessoas, cada uma com um banco individual e com um controle rotativo entre eles para cada fila. O resto é completamente minimalista, não há volante, nem pedais e nem painel, pois a ideia é que atue como uma sala de estar sobre rodas onde os ocupantes possam relaxar e entreter-se enquanto realizam seu trajeto. Para isso o Volkswagen I.D. Vizzion Concept conta com um autêntico aparato tecnológico que entra em ação inclusive antes de acessar o interior.

Qualquer usuário registrado no carro será reconhecido graças a uma chave eletrônica e mediante um scanner facial, e ao aproximar-se será recebido por uma luz de cortesia que ilumina a lateral do veículo. Uma vez no interior, o banco se adaptará aos parâmetros pré-definidos para uma maior comodidade, e os vidros podem ser escurecidos em somente 200 milissegundos para que a privacidade seja total.

O minimalismo interior se deve pelo fato de que na prática todas as funções do Volkswagen I.D. Vizzion Concept são gerenciadas mediante comandos de voz e controle gestual, existindo a possibilidade de utilizar HoloLens para que cada passageiro projete sua própria tela virtual. Se a preferência for o descanso, o veículo conta sempre com assistentes que cumprem muitas funções, como realizar recomendações, ajustar parâmetros conforme a solicitação dos passageiros, avisar de incidências, etc.

Será a Inteligência Artificial do carro a encarregada de conduzi-lo também, uma vez que o sedan conta com o nível mais avançado de condução autônoma, o 5, em que sua programação lhe permite analisar dados, tirar conclusões e tomar decisões por sua conta. A Volkswagen considera que para 2025 esse tipo de veículo já estará no mercado.

Em relação à parte mecânica, o carro será movido por um sistema de propulsão 100% elétrico, formado por dois motores elétricos, um associado a cada eixo, que produzem juntos 225 kW de potência (75 e 150 kW) e lhe permitem acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e alcançar os 180 km/h de velocidade máxima. Uma bateria de 111 kWh lhe proporciona uma autonomia de até 665 quilômetros.



06/03/2018

VOLKSWAGEN I.D. VIZZION CONCEPT: 100% AUTÔNOMO, ELÉTRICO E COM 665 KM DE AUTONOMIA