VOLKSWAGEN MOIA CONCEPT

2017 - VOLKSWAGEN MOIA CONCEPT

VOLKSWAGEN MOIA CONCEPT imagens e fotos de carros

A Moia é uma start-up focada em soluções de mobilidade criada pela Volkswagen, e para todos os efeitos trata-se de uma subsidiária a mais do grupo alemão. Sua base é em Berlin onde precisamente apresentou seu primeiro concept, durante o evento TechCrunch 2017.

O concept foi desenvolvido em colaboração com a divisão de veículos comerciais da Volkswagen em um tempo recorde. Em somente 10 meses estava pronto o protótipo elétrico que serve para apresentar os serviços que a empresa alemã está desenvolvendo.

O Moia Concept é um tipo de miniônibus elétrico que opera mediante um aplicativo, um serviço de car-sharing, embora o nome utilizado pela empresa seja ride-sharing, já que seu funcionamento é mais similar ao de um ônibus convencional, embora as rotas sejam as definidas pelos próprios usuários.

Os detalhes técnicos do concept não foram revelados, apenas sua autonomia, já que é capaz de rodar até 300 quilômetros com uma só carga e pode recarregar suas baterias até 80% em somente 30 minutos. Essas medições são efetuadas sob o novo ciclo de consumo WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure).

A empresa o define como “o primeiro veículo elétrico de seu tipo com seis assentos”, além disso dispõe de um porta-malas com espaço suficiente para cada um dos lugares. Os usuários terão comodidades como entradas USB, luzes de leitura e conectividade Wi-Fi. O aplicativo que comanda o sistema utiliza uma classificação das rotas dos usuários para escolher outros com rotas similares e não alongar sem necessidade seus trajetos.

Embora este seja somente um concept, a empresa já está testando uma pequena frota de 20 Volkswagen Multivan e antes do final do ano de 2018, lançarão sua iniciativa nas ruas de Hamburgo.