VOLKSWAGEN SAVEIRO SURF

2015 - VOLKSWAGEN SAVEIRO SURF

VOLKSWAGEN SAVEIRO SURF imagens e fotos de carros

A nova versão da Saveiro Surf será um das novidades que será apresentada pela Volkswagen durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Com apelo jovial e conteúdo exclusivo, a Saveiro Surf é oferecida com carroceria cabine simples – garantindo máximo espaço para carga na caçamba – e traz visual diferenciado, além de uma ampla gama de equipamentos de série.

O ar esportivo da Saveiro Surf resulta de uma série de detalhes de acabamento, começando pela grade dianteira tipo colmeia em preto brilhante, realçada por um friso cromado. Os faróis dianteiros são duplos, com máscara negra, e os faróis de neblina, incorporados ao para-choque, são equipamentos de série. Na traseira, as lanternas são escurecidas e a lanterna de neblina também é standard. Os para-choques são pintados na cor da carroceria.

As exclusivas rodas de 15” são de liga leve, com design Sepang, e as molduras das caixas de rodas trazem proteções pretas, da mesma forma que as soleiras laterais. A identificação “Surf” está presente nos para-lamas dianteiros. Também é preto o santantônio, que acumula a função de aerofólio e permite apoiar objetos longos – caso das pranchas de surfe, por exemplo. A janela traseira tem barras de proteção e as colunas B são adesivadas em preto.

Os retrovisores externos da Saveiro Surf têm regulagem elétrica de série com a função “tilt down” (o espelho da direita inclina para baixo quando a ré é engatada, permitindo visualizar melhor o meio-fio). Dependendo da cor da carroceria, as carenagens dos espelhos são pintadas em prata “chromed effect” ou “Ubatuba”. Os espelhos incorporam as luzes indicadoras de direção laterais, para maior segurança nas mudanças de faixas.

Na cabine

Internamente, a Saveiro Surf tem acabamento em couro sintético Native, com o painel em cinza Palladium. Os pedais têm cobertura de alumínio. O motorista encontra com facilidade a melhor posição para dirigir por meio da regulagem da altura do banco e o posicionamento do volante, que conta com coluna regulável em altura e distância. O ar-condicionado é equipamento de série, assim como os airbags dianteiros. O airbag do passageiro pode ser desligado, garantindo maior segurança na eventualidade do transporte de crianças, em conformidade com a legislação vigente.

Um destaque na cabine é o console central alongado, com porta-copos na parte traseira. As portas também trazem porta-objetos e os encostos dos bancos contam com porta-revistas. Atrás dos bancos, há uma rede para fixação de bagagem, item ao mesmo tempo funcional e de segurança, evitando o deslocamento dos objetos nas frenagens.

Compartimento de carga

A ampla caçamba da Saveiro Surf traz proteção de série e a exclusiva tampa com chave e amortecedor de abertura, que evita acidentes. Para preservar o espaço útil, o estepe fica sob a caçamba e só pode ser acessado com a tampa traseira aberta, para evitar possíveis tentativas de furto. O acesso pelas laterais é facilitado pelo degrau embutido na carroceria e a caçamba também conta com iluminação, facilitando o manuseio de carga à noite.

Desempenho com segurança

A Saveiro Surf é equipada com o motor Volkswagen 1.6l, que proporciona 104 cv quando abastecido com etanol (101 cv com gasolina). O desempenho ágil é complementado pelo câmbio manual de cinco marchas. A suspensão dianteira é tipo McPherson e a traseira conta com molas helicoidais, garantindo grande estabilidade e ótimo comportamento nas curvas independentemente da carga transportada.

A Volkswagen Saveiro Surf traz freios a disco nas quatro rodas, com sistema ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem) de série, além do Emergency Stop System (ESS – alerta de frenagem de emergência), que faz as luzes de freio piscarem no caso do carro precisar parar rapidamente, alertando os motoristas que vêm atrás.

História de sucesso

A trajetória de sucesso da Saveiro Surf teve início em 2002, quando a Volkswagen lançou a Saveiro SuperSurf, com motor 1.6 e apelo jovial. A nova série recebeu itens exclusivos, como grade do radiador e carcaça dos retrovisores externos cromados. Os vidros eram escurecidos e as soleiras pintadas na cor preta para os modelos com cores claras. A Saveiro SuperSurf contava também com suspensão elevada 27 mm, em comparação às versões de linha. Para isso as molas dianteiras e amortecedores traseiros também foram elevados 18 mm. A adoção de pneus com maior perfil (195/55 R15) contribuiu com mais 9 mm, resultando em uma elevação total de 27mm.

O espaço livre do solo da Saveiro SuperSurf era de 192 mm, na condição vazia, e 155 mm, carregada. Essas medidas na Saveiro 1.6 de linha eram, respectivamente, 165 mm e 128 mm. No ano seguinte, a Saveiro SuperSurf é relançada em edição limitada a 4.200 unidades já com as inovações da linha 2003.

Em 2006, já na quarta geração da picape, a Volkswagen reeditou a Saveiro SuperSurf com o objetivo de ofertar uma série especial de apelo esportivo para o público jovem. Equipada com a motorização que inaugurou o mercado dos flexíveis no País, o 1.6 Total Flex da Saveiro SuperSurf produzia 97 cv, quando abastecida a gasolina, e 99 cv com etanol.

O acordo de patrocínio da Volkswagen ao Campeonato Brasileiro de Surf, que começou em 2002 e foi renovado para o circuito no decorrer dos anos, rendeu mais de 20 mil unidades comercializadas da Saveiro SuperSurf.

Na mesma “onda”, em 2007, a Volkswagen colocou no mercado a Saveiro Surf. Com duas opções de motorização (1.6 e 1.8), a série especial incorporava faróis de longo alcance com máscara negra, moldura nas caixas de roda, rodas de liga-leve de 15 polegadas na cor Cinza Tom e logotipia exclusiva nas laterais dos veículos.