VOLKSWAGEN TIGUAN GTE CONCEPT

2015 - VOLKSWAGEN TIGUAN GTE CONCEPT

VOLKSWAGEN TIGUAN GTE CONCEPT imagens e fotos de carros

Depois do tão esperado lançamento da segunda geração do Tiguan, chega outra das novidades do fabricante de Wolfsburg. Trata-se do Volkswagen Tiguan GTE Concept, uma versão híbrida plug-in de pré-produção do bem sucedido SUV. Por enquanto é somente um protótipo, mas em um futuro é provável que se torne uma alternativa dentro da linha Tiguan, com uma estética diferente, própria dos modelos com o emblema GTE.

Utiliza um motor a gasolina TSI de 1.4 litros de 156 cv que é combinado com um motor elétrico de pequenas dimensões que fica alojado na transmissão DSG de dupla embreagem específica para híbridos. Ambos os motores entregam sua potência ao eixo dianteiro, um total de 218 cv. Graças a seu pacote de baterias de íons de lítio de 13 kWh, o Tiguan GTE Concept é capaz de percorrer 50 km em modo totalmente elétrico.

Esta autonomia pode não parecer muito, mas o protótipo tem uma solução para aumentar esse número. Graças à incorporação de painéis solares no teto, poderá se aproveitar a energia solar para recarregar as baterias do veículo. Em países como com uma boa radiação solar, a Volkswagen estima que por ano se possa percorrer por volta de 1.000 km graças a esta tecnologia.

O Tiguan GTE Concept tem um consumo de 52,6 km/l, um número considerável conseguido graças ao sistema híbrido, por outro lado as emissões de CO2 são de somente 42 g/km. Em relação aos modos de condução, é possível escolher entre o totalmente elétrico E-Mode e três de uso combinado dos motores que são o Híbrido, Recarga de baterias e GTE.

Cada modo de condução afeta a resposta do acelerador, transmissão e direção. O modo GTE é o mais esportivo e de melhor desempenho, graças à combinação do motor a gasolina e do elétrico a pleno rendimento. Neste modo consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos com uma velocidade máxima de 200 km/h. Por outro lado no E-Mode a velocidade é limitada a 130 km/h.

A Volkswagen ainda não deixou claro se haverá uma versão de produção do Volkswagen Tiguan GTE Concept, mas é algo provável que este híbrido plug-in seja somado à oferta de versões do SUV compacto durante o ano de 2016, depois do lançamento das versões com motores tradicionais.