VOLKSWAGEN UP! I-MOTION

2015 - VOLKSWAGEN UP! I-MOTION

VOLKSWAGEN UP! I-MOTION imagens e fotos de carros

A Volkswagen apresenta o up! equipado com transmissão I-Motion, primeiro modelo do Brasil com motor 1.0l a oferecer câmbio automatizado. O up! I-Motion também se torna o veículo mais acessível do País equipado com câmbio de operação automática.

A transmissão é oferecida a partir da versão move up!, que com o recurso tem preço sugerido de R$ 30.990. Com a chegada desse câmbio, combinada à oferta de carroceria de duas portas (disponível para as versões take up! e move up!), a linha do up! vem a atender de forma ainda mais completa as necessidades do consumidor.

Totalmente novo, o câmbio I-Motion que equipa o up! é denominado SQ100 e foi desenvolvido com os objetivos de proporcionar maior conforto, precisão de respostas, eficiência (inclusive colaborando para a redução no consumo de combustível), baixo peso e manter o elevado padrão de manutenção e durabilidade Volkswagen.
 
Novo câmbio I-Motion

Com peso de aproximadamente 30 kg e capacidade de torque de 120 Nm, o novo câmbio SQ100 é um dos mais leves e compactos automatizados já construídos.

Um dos aspectos que diferenciam o câmbio SQ100 é a utilização de atuadores eletromecânicos para a operação de acolamento e desacoplamento da embreagem e a troca de marchas. Isso ajuda a reduzir o peso e o tamanho do conjunto.

Os atuadores são montados diretamente na caixa de câmbio e estão divididos basicamente em dois grupos: o mecanismo de mudança de marchas e a unidade que regula a abertura e o fechamento da embreagem.

O mecanismo de mudança é composto por dois motores elétricos independentes: um para a seleção e outro para a troca de marchas. Eles, respectivamente, acionam a árvore para seleção de marchas, na qual é localizado o dedo seletor – o responsável pela ativação da marcha selecionada.

Para reduzir o consumo de energia, esses motores elétricos só são energizados quando em utilização. Quando a marcha está selecionada, é interrompida a alimentação desses motores.
A unidade reguladora da embreagem é operada por outro motor elétrico. Com a aplicação de uma mola de compensação (que compensa a força contrária realizada pela mola do platô da embreagem), consegue-se a abertura e o fechamento controlado da embreagem com um motor elétrico relativamente pequeno e leve, garantindo a suavidade de operação e o conforto por meio de um sistema compacto e robusto.

O motor elétrico do regulador da embreagem também só recebe energia quando em funcionamento – com a embreagem fechada, sua alimentação é interrompida, reduzindo o consumo.

Graças ao uso de sensores de posição nos três motores elétricos e de um sensor suplementar separado que detecta a velocidade de rotação da árvore primária, o câmbio fica sob monitoramento constante pela unidade de controle da transmissão (TCU), permitindo ser comandado de forma rápida, dinâmica e precisa.

Por meio da nova alavanca sem cabos (“shift by wire”) no console o motorista seleciona “D”, “M”, “N”, “R. No modo automático “D”, a caixa seleciona os pontos de troca que melhor atendam critérios de economia de combustível, conforto e segurança.

O software de gerenciamento da transmissão foi feito em parceria com a Porsche, sendo que os mapas foram elaborados a partir dos dados de eficiência do motor e das vias urbanas, estando adaptadas às necessidades do consumidor brasileiro.

Se necessário, a qualquer momento, é possível trocar a marcha escolhida pela TCU manualmente, por meio da alavanca, movendo-a no sentido longitudinal (para a frente e para trás). Ou seja, apesar de estar rodando em modo automático, a TCU sempre dá prioridade ao desejo do motorista. Após algum tempo, dependendo das condições de rodagem, o sistema volta automaticamente a gerenciar em modo “D”.

Caso o motorista precise de mais esportividade, pode selecionar o modo “M” e trocar de marchas manualmente de forma definitiva. Nesse caso, a interferência da TCU ocorre somente em caso de segurança. 

A unidade de controle da transmissão (TCU) também permanece em conexão direta com os controles eletrônicos do motor e do freio, por meio de rede CAN. As trocas de marchas são feitas baseadas no modo de condução do motorista e na posição do pedal do acelerador.

Essa unidade de controle está posicionada separadamente da caixa de câmbio e protegida de água, calor e vibração.

As relações de marchas são específicas da caixa SQ100 e diferentes das do câmbio MQ200, que equipa a versão manual do up!. Foram implementados degraus menores entre as marchas iniciais, de forma a melhorar as trocas em baixas velocidades e aumentar ainda mais o conforto.

Motor do Ano 2014

O up! chega ao mercado equipado com o motor 1.0l MPI de 3 cilindros Total Flex, da família EA211, produzido na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos. Moderno e econômico, o motor EA211 1.0l R3 foi eleito o “Motor do Ano 2014”, por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros. A premiação, uma das mais importantes da indústria automobilística brasileira, é organizada pela revista Autoesporte, da Editora Globo.

Trata-se do motor mais potente da categoria, com bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto, e quatro válvulas por cilindro. O motor dispõe de tecnologias como o sistema de partida a frio “e-flex”, que dispensa o tanque auxiliar (tanquinho).

Sua potência é de 82 cv quando abastecido com 100% de etanol e de 75 cv com 100% de gasolina no tanque. O torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação, quando abastecido com gasolina. Sendo que 85% do torque máximo já está disponível a partir de apenas 2.000 rpm, o que lhe confere grande agilidade no uso urbano e retomadas de velocidade seguras na estrada.

O motor EA211 1.0l está combinado à nova transmissão SQ100. As relações são longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustível e redução na emissão de CO2. Essa característica colabora para tornar o up! um dos veículos com menor consumo de combustível no Brasil, com classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO (referência janeiro/2014).

Seu tanque de combustível tem 50 litros de capacidade, o que lhe confere excelente autonomia.

Desempenho de classe superior

O desempenho do up! é digno de modelos de classes superiores. Com a transmissão I-Motion, o up! acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos com gasolina (E22) e em 12,8 segundos com etanol (E100). A velocidade máxima é de, respectivamente, 166 km/h e 168 km/h.

A posição de dirigir é favorecida pelo banco “one shape”, que acomoda perfeitamente o condutor. Há ainda ajustes de altura para o banco do motorista (milimétrico) e para a coluna de direção, o que reforça a boa ergonomia do modelo. O up! também conta com bom apoio para o pé esquerdo do motorista.

Com ótima empunhadura, seu volante tem formato inspirado no do Fusca, com a base reta – na versão high up! o volante possui apliques na cor preto brilhante. Nas versões black up!, red up! e white up! há apliques em chrome effect, com o nome do modelo.

Segurança com 5 estrelas

O up! é o primeiro automóvel de entrada feito no País a obter 5 estrelas na proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos. Dessa forma, o up! repete no Brasil  o excelente desempenho em segurança do modelo europeu, o que evidencia o alto nível de qualidade do modelo brasileiro.

O up! começa sua história no Brasil com uma importante conquista. O novo Volkswagen é o primeiro veículo de entrada feito no País a conquistar a melhor qualificação possível tanto na proteção para adultos quanto na para crianças – cinco e quatro estrelas, respectivamente – no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos

Essa conquista torna o up! não apenas o veículo mais seguro de sua categoria, mas um dos mais eficientes na proteção aos ocupantes, entre todos os automóveis à venda no País.
A segurança é reforçada pela oferta, de série em todas as versões, de freios ABS com EBD, dois airbags dianteiros, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de carga e fixação do tipo ISOFIX® / top tether para dispositivo de retenção infantil (cadeirinha).

Melhor reparabilidade

O up! conquistou índice 11 no CAR Group 2014, ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão. Isso torna o novo Volkswagen o melhor automóvel do Brasil – entre todos os participantes do estudo – no quesito reparabilidade.

O Car Group é realizado pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária). O índice CAR Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e ao custo de seu reparo. São realizados testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com off-set de 40% na dianteira esquerda contra uma barreira rígida a um ângulo de 10°. As mesmas condições são aplicadas para o impacto da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs).

Após cada impacto, é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo. É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group. O índice serve de referência para as seguradoras calcularem os preços dos seguros dos veículos.

Um up! para cada pessoa

O mede 3,60 metros de comprimento (ganho de 6,5 centímetros sobre o modelo europeu), 1,64 metro de largura (sem retrovisores) e 1,50 metro de altura (acréscimo de 2 centímetros). Seu entre-eixos tem 2,42 metros de comprimento. O peso total do modelo é de 893 kg, o que representa um grande avanço em seu segmento.

O modelo equipado com câmbio I-Motion está disponível em cinco versões: move up!, high up!, black up!, white up! e red up!.

A versão move up! passa a oferecer como opção a carroceria de duas portas. Assim como na versão de quatro portas, o design do up! foi repensado, para que o modelo pudesse atender às necessidades dos mais variados tipos de consumidor. O resultado foi um estilo ainda mais “limpo” e esportivo. Toda a lateral é nova, com maior área envidraçada, e, no interior, foram implementados recursos para melhorar a ergonomia.

Em relação ao modelo europeu, o up! de duas portas brasileiro é mais comprido (6,5 cm), o que possibilitou aumentar as janelas traseiras. Para isso, toda a coluna “C” (na parte de trás do carro) teve de ser retrabalhada.

As janelas maiores têm um propósito: ampliar o campo de visão dos passageiros, melhorando a visibilidade do banco de trás do carro (até mesmo uma criança pode olhar pela janela) e, consequentemente, aumentar a incidência de luz dentro do carro. Além desses benefícios, a janela maior passa a impressão de que o carro é ainda mais comprido.

A coluna “B” (no centro do carro, lodo depois das portas) não é aparente, tornando a visão lateral do up! duas portas mais “limpa”, com menos linhas. Esse recurso, na verdade, possibilitou que a área das portas seja uma das mais amplas da categoria, facilitando o acesso à cabine. Com as portas maiores, o vista lateral do up! duas portas tem apelo bem mais esportivo

Outro recurso inovador é o sistema de rebatimento dos assentos dianteiros “easy entry”. Tanto no banco do motorista como no do passageiro frontal, há duas hastes de comando para que o encosto recline: uma na direita e outra na esquerda. Ou seja, é possível rebater o banco do lado (ou com a mão) que for mais cômodo.

O habitáculo segue a mesma linha das versões quatro portas, com tecidos, cores e materiais distintos entre as configurações. Na take up!, os bancos trazem o tear “orion” cinza. Na move up!, o tear “phoenix” azul, com seção central azulada e faixas laterais em cinza, conferindo ao up! duas portas um acabamento bem superior aos dos modelos desse segmento.

Extensa lista de itens de série

É extensa a lista de equipamentos de série do up!, entre os quais destacam-se limpador, lavador e desembaçador do vigia traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retráteis e palhetas “aerowischer” – que têm funcionamento mais silencioso, melhor desempenho e durabilidade, mesmo em comparação às palhetas convencionais de maior eficiência.

A abertura da tampa do porta-malas é feita por meio da fechadura elétrica “push button”, uma exclusividade no segmento. Seu destravamento é feito pela porta do motorista. O miolo da chave gira em falso em caso de tentativa de arrombamento.

O up! oferece direção com assistência eletromecânica “easy drive” (opcional para a versão move up! e item de série nas versões high up!, black up!, red up! e white up!). Esse recurso tem como principal vantagem colaborar para economia de combustível – diferentemente dos sistemas de assistência hidráulica, a elétrica só funciona quando há demanda.

O volante do up! também merece destaque, com a base reta – o formato é inspirado no volante do Fusca. Na versão high up! o volante possui apliques na cor preto brilhante. Nas versões black up!, red up! e white up! há apliques em chrome effect, com o nome do modelo.

Entre os recursos oferecidos de série ou como opcionais para o modelo está o sensor de estacionamento “park pilot”. Esse sistema funciona por meio de três sensores instalados no para-choque traseiro. Quando equipado com sistema de som, o sistema permite visualização gráfica do veículo na tela do rádio.

Outro destaque do up! é o “infotrip” – computador de bordo com 10 funções. O modelo também oferece, de série em todas as versões, o ajuste de altura milimétrico do banco do motorista “sit & adjust”. Quando equipado com assistência eletromecânica para a direção, o up! traz também ajuste de altura da coluna de direção “sit & adjust plus”. Esses recursos reforçam a boa ergonomia do modelo, aspecto em que se destacam os bancos dianteiros “one shape”.

“s.a.v.e.” – porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço

O porta-malas do up! tem 285 litros de capacidade, uma evolução sobre o modelo europeu (221 litros). Com esse volume, o porta-malas do up! é um dos maiores da categoria. Quando o encosto do banco traseiro é totalmente rebatido, o compartimento pode carregar 976 litros de carga.

De série a partir do move up! é oferecido o “s.a.v.e.” – porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço. Trata-se de uma plataforma removível que altera o tamanho do compartimento e permite acomodar bagagens de tamanhos variados de forma simples, prática e inteligente.

Na posição superior, quando o banco traseiro é rebatido (operação que se completa em apenas alguns segundos), a posição do piso de carga superior cria uma superfície de carga quase nivelada, permitindo ainda que se aloquem pequenos objetos sob o piso nessa posição. O piso de carga na posição inferior é usado se os objetos especialmente grandes e volumosos precisam ser guardados no porta-malas.

move up!

Na versão move up! o up! com câmbio I-Motion traz rodas de 14 polegadas, com pneus “verdes” (que oferecem menor resistência ao rolamento), nas medidas 175/70 R14, espelhos retrovisores e maçanetas na cor do veículo e itens como antena no teto e faróis com máscara escurecida. Na cabine há detalhes como acabamento em “chrome effect” no painel, maçanetas com acabamento “siberian”. O porta-malas “s.a.v.e.” é item de série já a partir dessa versão.

Nessa versão o modelo conta também com o “infotrip” – computador de bordo com 10 funções; quadro de instrumentos com conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa.

high up!

A versão high up! é equipada com rodas de liga leve aro 15 polegadas e  pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 R15. Traz, além dos itens disponíveis no move up!, faróis e lanterna de neblina, bancos revestidos em tecido com faixa em couro sintético “native” e volante com apliques em preto brilhante. Há cinco opções de cores para o acabamento (“pad”) do paine, duas opções de ambientação interna (escura preto “titan” ou na clara cinza “dublin”) e duas luzes de leitura para motorista e passageiro.

O high up! também traz chave do tipo “canivete”, recurso exclusivo, que concentra o sistema de alarme com comando remoto “keyless”, direção com assistência eletromecânica “easy drive” e com regulagem de altura, trava elétrica das portas e vidros dianteiros elétricos – os comandos ficam localizados na porta do motorista – e sensor de estacionamento traseiro “park pilot”.

Os retrovisores externos têm ajuste elétrico e luzes indicadoras de direção integradas “side blinker” (esse recurso é opcional para a move up!).

black up!, red up! e white up!

As versões mais equipadas do up! são disponíveis nas três cores de seus nomes – preta, vermelha e branca, e se diferenciam externamente pelos retrovisores, frisos laterais e aro dos faróis de neblina em “chrome effect”, soleira das portas dianteiras com aplique em alumínio e pelas rodas de 15 polegadas com design exclusivo para a versão, com o fundo da parte central pintado conforme o nome da versão (preto, vermelho ou branco). Na versão white up! a roda é toda branca. Os pneus são de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 R15.

Na cabine, há revestimento de couro sintético “native” para as alavancas de transmissão, do freio de estacionamento e para o volante, que tem apliques em preto brilhante; os bancos são revestidos em tecido estilizado, com faixa em couro sintético “native” e costura diferenciada.

Os modelos nessas versões são equipados com ar-condicionado com filtro de poeira e pólen e trazem sistema de som com rádio AM/FM, CD-player, bluetooth, MP3 player e entradas USB e auxiliar, com quatro alto-falantes e dois tweeters.

Tecnologia inédita de infotainment

O up! oferece como opcional, a partir da versão move up!, o “maps & more” – sistema de infotainment e navegação. Esse recurso de tecnologia, o melhor da categoria, é oferecido pela primeira vez no mercado brasileiro pela Volkswagen.

Trata-se de um dispositivo com tela sensível ao toque (touchscreen) que funciona como extensão do rádio e do computador de bordo do veículo, oferecendo também conectividade multimídia e sistema de navegação (GPS), já com mapas brasileiros e com antena interna de GPS, dispensando conexão com aparelhos adicionais. Tudo por meio de operação intuitiva e simples de usar.

Instalado no centro do painel do up! e com tela de 5 polegadas, com o “maps & more” é possível visualizar as seis principais funções do “infotrip” de maneira gráfica: consumo instantâneo, consumo médio, distância percorrida, tempo de percurso, autonomia e velocidade média; como uma extensão do quadro de instrumentos, exibindo o conta-giros e o termômetro do motor; e para a função ECO, com representação gráfica de comportamento do condutor, para auxiliá-lo a dirigir de forma mais econômica.

O “maps & more” tem ainda as funções de rádio, media-player (controla CD player, entradas auxiliares e as listas de reprodução) e Bluetooth – com recursos de ligações em viva voz e transferência de agenda, sendo possível inclusive o pareamento de dois aparelhos simultaneamente. Outra função do “maps & more” é a exibição da imagem do sistema OPS (Optical Parking System) de auxílio ao estacionamento.

O “maps & more” pode ser removido quando não estiver em uso, podendo ser utilizado como lanterna (toda a sua tela se acende) ou mesmo bloco de notas portátil.



24/04/2014

UP! I-MOTION É O PRIMEIRO MODELO NO BRASIL COM MOTOR 1.0L A OFERECER CÂMBIO AUTOMATIZADO