VOLVO PV444

1944 - VOLVO PV444

VOLVO PV444 imagens e fotos de carros

VOLVO P444 COMPLETA 70 ANOS

No próximo dia 1º de setembro se completarão 70 anos de um dos modelos mais surpreendentes da história da Volvo: o PV444. No dia 1º de setembro de 1944, uma exposição deu início ao que se transformaria em algo muito importante para o desenvolvimento da Volvo. O local foi o recém-construído Royal Tennis Hall de Estocolmo.

O objetivo da exposição era mostrar o que a companhia de 18 anos de idade havia feito anteriormente, o que estavam produzindo no momento, e o que o público poderia esperar quando terminasse a guerra e paz voltasse a reinar.

A exposição mostrou a totalidade dos produtos do Grupo Volvo e os visitantes puderam conhecer os dois novos automóveis da empresa: O PV60 e o PV444. Eles foram chamados de "pombas da Volvo e da paz" pela revista Ratten, exclusiva para os clientes da Volvo.

O PV60 foi um desenho anterior à guerra e planejado para estrear em 1940, mas quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial, os planos foram descartados, pois a produção de veículos civis da Volvo praticamente parou.

A grande estrela da exposição no Royal Tennis Hall foi sem dúvida, o "pequeno Volvo", o PV444. Os visitantes se colocaram em diferentes lugares para apreciar os automóveis, e o que puderam ver foi um protótipo que nem sequer podia se movimentar.

Quando o PV444 foi mostrado em setembro de 1944, o trabalho no desenvolvimento do modelo já estava sendo realizado há dois anos. Por volta de 40 designers estavam trabalhando no desenvolvimento do novo veículo. Um modelo de madeira em grande escala foi construído e pintado na cor preta, enquanto que com a cor prata se marcava onde seriam as janelas. O modelo ficou pronto em março de 1944 e foi mostrado aos fundadores da Volvo, Assar Gabrielsson e Gustaf Larson. Após terem visto o protótipo rapidamente, os dois empresários tomaram uma decisão que afetaria o futuro da Volvo como fabricante de automóveis, o automóvel seria fabricado.

Durante a exposição e a partir de então, 2.300 unidades do PV444 foram vendidas. Mas os modelos não puderam ser entregues imediatamente. Durante os anos que se seguiram, mais protótipos foram submetidos a difíceis testes e somente em 3 de fevereiro de 1947 o primeiro veículo estava de acordo e então a produção teve início no mês seguinte.

O PV444 não foi somente o primeiro veículo pequeno fabricado pela Volvo. Também foi o primeiro modelo com uma carroceria monobloco. O motor de quatro cilindros foi um desenho completamente novo e foi o primeiro veículo de passageiros a contar com um motor com válvulas. O motor era um 1.4 litros e sua primeira versão era capaz de gerar 40 cv.

Entre os ilustres visitantes que estiveram na inauguração da exposição em 1º de setembro de 1944 estavam, o Primeiro Ministro Per Albin Hansson, o príncipe herdeiro Gustaf Adolf, os príncipes Carl y Eugen, e o príncipe Carl Johan, tio do rei Carl XVI Gustaf. Todos foram recebidos pelos fundadores da Volvo, Assar Gabrielsson e Gustaf Larson.

Quando a exposição em Estocolmo se encerrou após de dez dias, haviam passado por lá mais de 148.437 visitantes. As filas se estendiam pela Lidingövägen, fora do Tennis Hall. Todos os dias um PV444 era sorteado entre os visitantes da exposição. Todos os que tinham uma linha de telefone em Estocolmo haviam recebido uma entrada grátis. Muitos dos visitantes que visitaram a exposição pagaram uma coroa sueca pelo valor de entrada. Os valores das vendas dos ingressos foram doados integralmente para a Cruz Vermelha.

Quando os modelos PV60 e PV444 foram apresentados ao mercado as exportações da Volvo eram modestas. Mas foi com o PV444 que a Volvo estabeleceria seu mercado de exportação historicamente mais importante: os Estados Unidos. Em 15 de agosto de 1955, a primeira entrega de PV444s chegou a Los Angeles. No ano seguinte, a Volvo já ocupava a segunda posição entre as marcas importadas na Califórnia.

Originalmente, era previsto fabricar 8.000 PV444s, uma meta bastante audaciosa uma vez que a Volvo nunca havia fabricado anteriormente mais de 2.000 automóveis. Mas o "pequeno Volvo" surpreendeu. Quase 200.000 PV444s foram produzidos até 1958. Se somarmos a esse número o modelo PV544 modernizado, que foi produzido até outubro de 1965, o total chega a 440.000 veículos. Deste total, por volta de 160.000 foram exportados e 280.000 foram vendidos na Suécia.