VOLVO XC90

2015 - VOLVO XC90

VOLVO XC90 imagens e fotos de carros

Não é exagero algum dizer que o XC90 é o modelo mais importante lançado pela Volvo nos últimos anos. Afinal, o próprio CEO da marca escandinava, Hakan Samuelsson, afirmou que não haverá uma "segunda chance" para a empresa. A partir daí não fica difícil imaginar a responsabilidade que o SUV chegará às ruas de todo o planeta.

Completamente diferente do modelo lançado em 2002, o novo XC90 tem linhas mais robustas e menos esguias. Os belos faróis são tomados por LEDs dispostos em forma de "T" horizontalizado. Chamados de "Martelo de Thor", os faróis estarão presentes em todos os futuros lançamentos da Volvo. A grade retangular cortada pela tradicional barra diagonal da Volvo traz um novo logotipo com a seta alinhada com a barra diagonal. A lateral é demarcada pela linha de cintura alta, embora não seja tão pronunciada quanto os "ombros" do XC60 - o SUV compacto, aliás, tem design bem mais ousado que o XC90. As lanternas envolvendo parte da coluna "C", uma marca registrada das peruas e SUVs da marca sueca, ganharam contornos mais suaves, "emoldurando" a tampa do porta-malas. Vale frisar que o XC90 é o primeiro modelo 100% projetado pela Volvo e já sob adminstração Geely - de tão importante, a marca resolveu até redesenhar seu logotipo para marcar esta nova fase.

O interior leva o conceito de minimalismo pregado pelos lançamentos recentes da marca ao extremo. Poucos botões ficam expostos na cabine, sendo que a maioria das funções é controlada por uma grande tela sensível ao toque posicionada no console central. Até sete pessoas viajam com conforto no XC90, que traz itens como ar-condicionado digital com quatro zonas de regulagem de temperatura, sistema de som da Bowers & Wilkins com 19 alto-falantes e central multimídia com GPS, reconhecimento de voz e integração com o aplicativo Apple CarPlay, que sincroniza todas as funções do iPhone com o veículo.

Como é de praxe nos modelos Volvo, o XC90 traz uma generosa lista de equipamentos de segurança. Dois deles são inéditos: sistema de frenagem automática em cruzamentos e sistema de proteção para saídas não intencionais da pista. Também fazem parte do cardápio itens como alerta de mudança de faixa involuntária, monitoramento de pontos cegos, leitura de placas de trânsito, câmera de visão noturna com identificação de pedestres, frenagem autônoma (o conhecido sistema City Safety) em baixas velocidades, entre outros itens.

O SUV estreia a nova família de motores de quatro cilindros Drive-E. Serão duas opções movidas a diesel: o D5 biturbo entrega 225 cv e torque máximo de 47 mkgf, prometendo consumo médio de 16,7 km/l. Já o motor D4 tem 190 cv e torque máximo de 40 mkgf, consumindo em média espantosos 24,0 km/l. Haverá também duas variações a gasolina: T6, com turbocompressor e supercharger para gerar 320 cv e torque máximo de 40 mkgf, e T5, com 254 cv e torque máximo de 35 mkgf. Uma versão híbrida do tipo plug-in chamada T8 também está nos planos, combinando um motor 2.0 a gasolina para tracionar o eixo dianteiro e um motor elétrico de 80 cv para movimentar as rodas de trás. A potência combinada é de 400 cv, podendo rodar até 40 quilômetros apenas com eletricidade.

O XC90 terá uma série de estreia chamada First Edition, limitada a 1927 unidades - em alusão ao ano de fundação da empresa. Todos os veículos serão vendidos exclusivamente pela internet, a partir do dia 3 de setembro, trazendo rodas de liga leve aro 21 com acabamento preto, revestimento dos bancos com couro do tipo Nappa e detalhes exclusivos no interior, além de logotipos alusivos à versão, que será vendida nos Estados Unidos por US$ 65.900. Já o preço da versão de entrada será de US$ 48.900. A produção do SUV começa no segundo semestre de 2014 na planta de Torslanda, em Gotemburgo, sendo que as primeiras unidades serão entregues a partir de maio.


VOLVO MOSTRA O INTERIOR DO NOVO XC90

A Volvo mostrou as primeiras imagens da nova geração do XC90, que deverá começar a ser produzido em Torslanda (Suécia) no início de 2015. A marca sueca não hesita em apontar o seu SUV top de linha como o modelo com o interior mais luxuoso já fabricado pela Volvo. No interior sobressai a substituição de muitos dos botões por uma tela tátil de grandes dimensões, além de aplicações em couro aveludado, madeira com acabamentos manuais e alumínio.

Dispondo de uma configuração para sete lugares, o primeiro modelo a ser fabricado com base na nova plataforma modular Scalable Product Architecture inclui detalhes que lembram uma joalheria, o punho da caixa de velocidades em cristal da Orrefors, botões do volume e Start & Stop em uma superfície com padrão diamante. Há ainda quatro saídas de climatização, sistema Apple CarPlay e tecnologia de reconhecimento de voz.

A terceira fila de bancos comporta passageiros de até 1,70 m de altura, sendo que cada ocupante dispõe de um espaço de objetos individual.

A nova geração do SUV será mostrada na íntegra em agosto.

NOVO XC90 DA VOLVO CAR SERÁ O SUV MAIS POTENTE E ECOLÓGICO DO MUNDO

O novo XC90 da Volvo irá oferecer uma combinação imbatível de potência e consciência ecológica quando for lançado mais à frente este ano. O sete lugares de tração integral oferece aos condutores até 400 cv de potência mas com emissões de dióxido de carbono de aproximadamente 60 g/km (ciclo de condução NEDC). Nunca antes um SUV ofereceu este nível de potência de uma forma tão ecológica.

"Não existem concessões quando se conduz um novo XC90", afirmou Peter Mertens, Vice-presidente sênior de Investigação e Desenvolvimento do Grupo Volvo Car. "No passado, podíamos ter potência ou emissões de CO2 reduzidas. Mas com o novo XC90 é possível ter as duas."

O novo XC90 oferece uma gama de opções de motor Drive-E, todas elas com uma fantástica combinação de performance e eficiência no consumo. A principal característica que distingue a gama Drive-E é o fato de serem todos motores de quatro cilindros.

"Com os nossos novos conjuntos propulsores Drive-E, criamos uma família de motores inteligentes a gasolina e diesel com curvas de potência que oferecem uma condução empolgante ao mesmo tempo que garantem uma economia no consumo imbatível à escala mundial", acrescentou Mertens. "Com sete pessoas no novo XC90, as emissões de dióxido de carbono por pessoa e quilometro são excepcionalmente baixas."

Tecnologia Bimotor 

A Volvo tornou possível a um motor de quatro cilindros garantir todo o prazer de condução associado a um motor de muito maior dimensão, fazendo-o de forma muito mais eficiente e ecológica.

No caso do novo XC90, o Bimotor topo de gama irá ostentar a designação T8 e será um automóvel elétrico "plug-in", um automóvel híbrido e um automóvel de alta performance num só.

A condução normal dá-se no modo híbrido standard. Neste caso é utilizado um motor Drive-E a gasolina sobrealimentado e turbocomprimido de dois litros e quatro cilindros que faz mover as rodas dianteiras e um motor elétrico de 80 cv (60 kW) que aciona as rodas traseiras.

O sobrealimentador dá resposta nos regimes mais baixos de potência para proporcionar a sensação de uma unidade de grande volume naturalmente aspirada, enquanto o turbocompressor atua quando se avoluma o fluxo de ar. O motor elétrico nas rodas traseiras assegura um binário imediato.

Mas ao mero toque num botão, o condutor pode comutar para um modo de condução de cidade apenas a eletricidade, silencioso e isento de emissões, em que disporá de uma autonomia de cerca de 40 quilômetros, e depois, quando necessário, reverter imediatamente para a capacidade combinada do motor a gasolina e motor elétrico, com um débito de cerca de 400 cv e 640 Nm de torque.

Gama completa de outras opções de motor 

A gama do Volvo XC90 inclui também o motor diesel biturbo D5 de 225 cv e 470 Nm, com o melhor consumo do seu segmento (cerca de 6,0 l/100 km), bem como o motor diesel turbo D4 de 190 cv, 400 Nm e um consumo de aproximadamente 5,0 l/100 km.

A gama oferece ainda duas opções de motor a gasolina: o motor turbo T6 com sobrealimentador e turbo, 320 cv e um binário máximo de 400 Nm e o T5 com 254 cv e 350 Nm.